PIRELLI: A LONGA TEMPORADA DE GT COMEÇA EM BATHURST. MAIS DE 70 CAMPEONATOS E 400 CORRIDAS EM CINCO CONTINENTES
Milão 2026-02-13
<4 minutes
- A partir deste ano, a prestigiada Carrera Cup North America se junta aos campeonatos organizados pela SRO e ao DTM, cuja parceria foi renovada até 2027
- Mais de 200 técnicos e engenheiros da P Lunga mobilizados em circuitos no mundo todo
- Braga: “Com a etapa de abertura do IGTC na Austrália, já teremos as primeiras indicações do que promete ser uma temporada exigente, que começou com a Winter Series na Europa”
Milão, 13 de fevereiro de 2026 – A temporada começou em janeiro com a Winter Series na Espanha e em Portugal e só terminará em novembro com o GP de Macau. Este é o cronograma do compromisso da Pirelli para 2026, com a empresa se confirmando mais uma vez como a fabricante de pneus mais amplamente envolvida no motorsport mundial, especialmente em campeonatos dedicados aos carros Gran Turismo.
Ao todo, o calendário compreende mais de 400 corridas em mais de 70 campeonatos que não são de Fórmula 1, realizados na Europa, América do Norte, América do Sul, Ásia e Oceania.
O compromisso deste ano nas categorias GT se expande ainda mais com o acréscimo de novos campeonatos, incluindo a prestigiada Carrera Cup North America. A temporada atingirá alguns de seus pontos altos nas 24 Horas de Spa e Nürburgring, nos oito eventos DTM, no GP de Macau e nos 1000 Quilômetros de Suzuka. Essas etapas emblemáticas, que se destacam pelo prestígio e pelo grande número de participantes, são complementadas por todos os campeonatos GT World Challenge na Europa, América, Ásia e Austrália, séries GT4 nacionais e internacionais, a GT2 European Series, o Ferrari Challenge, o McLaren Trophy e a Trans Am Series.
A longa e intensa temporada, que envolverá mais de 200 técnicos, engenheiros e equipe de apoio em cinco continentes, começa em Bathurst com a corrida de 12 horas. No fim de semana de 12 a 15 de fevereiro, 35 carros entrarão na pista — um recorde de participação para a etapa de abertura do Intercontinental GT Challenge.
Como de costume, a prova australiana se destaca como uma das mais exigentes de toda a temporada, devido à característica do circuito e a sua superfície abrasiva, ambas particularmente desafiadoras para os pneus.
CITAÇÃO DA PIRELLI
Matteo Braga, Gerente de Atividades de Circuito da Pirelli:
“Cada temporada traz novos desafios, e a que acaba de começar não é exceção: temos um novo campeonato de ponta na América do Norte ao lado da Porsche e um compromisso renovado com o DTM. Para lidar com um calendário tão cheio, muitas vezes em regiões geográficas distantes entre si, podemos contar com a experiência que cresce ano a ano e com uma equipe forte e altamente motivada — tanto na central quanto em nossas operações locais — que continua a melhorar rapidamente em termos de qualidade de pessoal e nível de serviço prestado às equipes.
Também podemos contar com relações de colaboração e parcerias consolidadas com federações, promotores, equipes, pilotos e fabricantes de automóveis, construídas ao longo do tempo, bem como com produtos que demonstraram versatilidade e confiabilidade em todos os circuitos e em todas as condições. Isso também se deve a uma base de desenvolvimento sólida para sistemas de Equilíbrio de Performance, como o da SRO, que garante corridas acirradas e espetaculares.”
PNEUS PARA BATHURST
Na pista australiana, como em todas as séries GT apoiadas pela Pirelli, os protagonistas serão os pneus slick P Zero DHG e, em caso de chuva, os pneus para pista molhada Cinturato WHA. Tanto os compostos slick quanto os para pista molhada confirmam a gama de produtos da temporada passada, durante a qual demonstraram níveis excepcionais de confiabilidade e adaptabilidade em todas as condições, em todos os circuitos e em todos os formatos de corrida.
Em particular, a linha P Zero DHG — disponível em várias medidas para se adequar a todas as classes GT — apresenta materiais inovadores que proporcionam maior consistência no equilíbrio do carro em longas distâncias. Sua estrutura, otimizada tanto no perfil quanto na construção, garante uma pegada mais homogênea no solo em todas as condições de asfalto e para todos os carros.