A GAMA DE COMPOSTOS PARA A TEMPORADA DE 2026 ESTÁ DEFINIDA
2025-11-24
<3 minute
A Pirelli definiu a gama de compostos para a temporada de 2026 da Fórmula 1. Após concluir uma análise depois da última sessão de testes na Cidade do México, a companhia italiana, com a aprovação da FIA, estabeleceu quais compostos serão homologados em 15 de dezembro, conforme estipulado nos regulamentos técnicos.
Quanto à construção dos pneus, esta foi finalizada em 1º de setembro, após uma avaliação cuidadosa do equilíbrio entre os eixos, tendo em conta a aerodinâmica ativa que será introduzida no próximo ano.
O desenvolvimento dos pneus foi realizado com base nos dados previstos fornecidos pelas equipes, utilizando simulações referentes às cargas e velocidades previstas para o final da temporada de 2026, buscando objetivos semelhantes aos deste ano.
Os modelos foram validados com base nos resultados dos testes de desenvolvimento realizados com carros-mula modificados para reproduzir as características da próxima geração de carros.
Esse foi um fator dificultador durante os testes, devido ao fato de que os pneus não puderam ser testados nos carros reais de 2026, que terão pneus de 18 polegadas ligeiramente mais estreitos do que os atuais.
A gama de pneus para pista seca será composta por cinco compostos, do mais duro, C1, até ao mais macio, C5, todos com posicionamento semelhante ao atual e uma abordagem à degradação térmica que visa permitir uma variedade de escolhas entre as muitas características diferentes encontradas nos circuitos do calendário do campeonato mundial.
Foi dada atenção especial às diferenças de performance entre os compostos em termos de tempo por volta, de modo a garantir uma diferença ampla e consistente entre eles, para oferecer mais opções estratégicas.
A decisão de não validar o sexto composto, o C6, que é o mais macio e está dentro da gama para a temporada atual, foi tomada justamente porque era impossível atender a esse requisito de delta. Os testes mais recentes mostraram que a diferença de tempo entre os protótipos C5 e C6 era muito pequena em comparação com os outros, sem oferecer nenhuma vantagem significativa de performance.
Antes da homologação final, a gama será utilizada em um teste coletivo de um dia, em 9 de dezembro, em Abu Dhabi. As equipes receberão jogos de compostos do C2 ao C5, bem como pneus intermediários para condições de pista molhada. Os pneus C1 e Full Wets, embora incluídos na gama de 2026, não serão fornecidos em Yas Marina.
Os testes serão realizados por pilotos de corrida atuais em um carro mula, enquanto no mesmo dia jovens pilotos também entrarão na pista ao volante dos carros de 2025, equipados com os pneus atuais.