homepagepress releasespiastri com uma pole recorde em spa

PIASTRI COM UMA POLE RECORDE EM SPA

2025-07-25

<6 minutes

Oscar Piastri vai largar na pole position com sua McLaren para a Corrida Sprint de amanhã. O australiano foi o mais rápido na fase final da Classificação Sprint com tempo de 1min40s510, que é um novo recorde para este traçado da pista de Spa-Francorchamps. O segundo colocado Max Verstappen (1min40s987, Red Bull) e o terceiro colocado Lando Norris (1min41s128, McLaren) também superaram o recorde anterior de 1min41s252, que garantiu a pole para Lewis Hamilton em 2020. Completando as duas primeiras filas estará Charles Leclerc na Ferrari, quarto mais rápido com 1min41s278.


Esta é a terceira vez que Piastri é o mais veloz na Classificação Sprint, enquanto é a sexta pole nesta disciplina para a McLaren, o mesmo número que a Red Bull, todas elas cortesia de Verstappen.


Vale observar que oito equipes estão entre as dez primeiras, sendo que as únicas com ambos os pilotos são McLaren e Haas, enquanto Aston Martin e Mercedes são as únicas que não aparecem. Além disso, os dois pilotos que conquistaram as duas poles Sprint anteriores deste ano largarão da penúltima e última filas do grid, sendo Hamilton o mais rápido em Xangai e Antonelli o mais veloz em Miami.


O DIA NA PISTA


Na única sessão de treinos livres, por se tratar de um fim de semana Sprint, apenas a Red Bull e a Haas não utilizaram os pneus Duros, optando por um conjunto de Médios antes de trocar para os Macios, como de costume. Quanto ao restante do pelotão, os pilotos da Mercedes e da Racing Bulls não utilizaram o composto mais macio em momento algum, alternando entre o Duro e o Médio.


Conforme o regulamento, na Classificação Sprint, o Médio foi utilizado para o SQ1 e SQ2, com o Macio entrando em ação no SQ3.


SIMONE BERRA – ENGENHEIRO CHEFE DA PIRELLI

“Com as condições de hoje no TL1, ou seja, temperaturas de pista entre 30 e 35°C, o C1 performou melhor do que o esperado, especialmente nos carros capazes de desenvolver um alto nível de downforce aerodinâmico, fazendo com que os pneus funcionassem bem e deslizassem pouco.

A diferença para o Médio é obviamente muito grande, já que decidimos não trazer três compostos consecutivos, pulando do C1 como Duro para o C3 como Médio. No SQ3, vimos uma diferença de cerca de quatro décimos entre o C3 e o C4, próxima de nossas simulações antes do evento. Na verdade, o tempo da pole foi muito mais rápido do que as nossas simulações, que se baseiam na média das que recebemos das equipes. Foi cerca de um segundo mais rápido e ainda estamos na sexta-feira!

O fato de quatro pilotos ainda terem dois conjuntos de Duros cada um pode significar que alguns deles poderão utilizar um amanhã na Sprint, já que os regulamentos determinam que todos eles devem ter um conjunto, além de um jogo de Médios, para a corrida de domingo. Na única hora de treinos livres do cronograma, todas as equipes, com exceção da Haas e da Sauber, trouxeram atualizações para Spa. Isso significa que houve muito pouco tempo para as equipes analisarem o desempenho dos pneus em um período longo. Saberemos mais amanhã, após a Sprint, onde é bem possível que todos os três compostos apareçam. Talvez aqueles que não têm nada a perder por estarem largando no fundo do grid possam usar as 15 voltas para verificar o comportamento dos compostos que não sejam o Médio, que é a escolha mais óbvia para a corrida curta, pensando no GP de domingo. A menos que o clima jogue todos os planos pela janela!”

header-practice-be25-enheader-practice-be25-en
sprintpolequalifieroscarpiastriofaustraliaandmclarenispresentedwiththepirellisprintpolequalifyingawardbymarioisoladirectorofpirellif1sprintpolequalifieroscarpiastriofaustraliaandmclarenispresentedwiththepirellisprintpolequalifyingawardbymarioisoladirectorofpirellif1
13-be25-practice3-en13-be25-practice3-en
Contato
Para obter mais informações, entre em contato com: Pirelli Communications and Media Relations em assessoria.imprensa@pirelli.com com seu pedido!