Comunicados de imprensa

Encontre nossas comunicações classificadas por ano, mês e palavras-chave.

Últimas notícias

Todas as comunicações

Novembro 2025

press release

COMPOSTOS MAIS DUROS PARA O FINAL DE SEMANA DE SPRINT EM SÃO PAULO

Duas semanas após a etapa anterior, a Fórmula 1 retorna ao continente americano para o GP de São Paulo. O fim de semana brasileiro apresenta a penúltima Sprint, antes da última da temporada, no Catar. 

O Brasil tem uma forte ligação com o esporte, com uma rica herança automobilística, além de ser o berço de vários grandes campeões que deixaram uma marca inesquecível na história da Fórmula 1. 

O circuito de Interlagos, com uma interessante combinação de diferentes tipos de retas e curvas, geralmente proporciona um grande espetáculo e disputas acirradas, com chuvas repentinas muitas vezes adicionando incerteza ao resultado final. 

Nesta semana, o Boné de Pódio da Pirelli é verde e amarelo, em referência às cores da bandeira nacional. A edição especial que os pilotos utilizarão no pódio é produzida pela Pirelli Design com contribuição criativa do designer Denis Dekovic e pode ser adquirida no site de e-commerce dedicado: https://store.pirelli.com.  

Os compostos 

A seleção de compostos deste ano para o GP de São Paulo remete a 2023, com o C2, C3 e C4 como Duro, Médio e Macio, portanto, um passo mais duro do que o trio usado no ano passado. 

No ano passado, os pneus para pista seca não foram necessários para a corrida, mas quando utilizados na sexta-feira e no sábado de manhã, apresentaram altos níveis de desgaste, além da granulação, especialmente no eixo traseiro. O circuito havia sido totalmente recapeado, resultando em uma superfície muito lisa, menos abrasiva do que nos anos anteriores, embora ainda com muitas ondulações ao longo da pista. 

Se as condições forem semelhantes, com as inevitáveis variações decorrentes do envelhecimento do asfalto, a decisão de trazer compostos mais duros poderá estender a vida útil de performance dos pneus, que já são mais resistentes à degradação do que os da gama de 2024. Isso pode permitir que o composto Macio entre em cena, já que no ano passado ele foi utilizado apenas na classificação da Sprint.  

Em 2024 

No ano passado, a classificação e a corrida aconteceram no domingo. Com a previsão de mau tempo, o Diretor de Prova decidiu realizar a classificação às 7h30, além de adiantar o horário de largada do GP para as 12h30. Pneus para pista seca não foram utilizados em nenhum momento do dia. 

Todos os pilotos largaram com pneus Intermediários e, na metade da corrida, a prova foi interrompida com bandeira vermelha devido ao aumento da chuva. Nesse momento, apenas cinco pilotos haviam colocado pneus de Chuva Extrema. Após a relargada, todos os pilotos completaram a prova com Intermediários, sendo que apenas quatro deles utilizaram um jogo novo. Se a corrida tivesse sido em pista seca, os dados do dia anterior indicavam que uma estratégia de duas paradas seria a opção mais realista em termos de tempo total de prova e gestão dos pneus, considerando o nível de desgaste observado nas sessões de sexta-feira e sábado.  

A pista  

O circuito, nomeado em homenagem ao piloto brasileiro José Carlos Pace, tem 4,309 quilômetros de extensão. Foi construído entre 1938 e 1940 e se inspirou fortemente em três autódromos clássicos: Brooklands, na Inglaterra, Roosevelt Raceway, nos Estados Unidos, e Montlhéry, na França.

O traçado de Interlagos é interessante, com características que lembram um circuito oval no sentido anti-horário, que os pilotos percorrem 71 vezes durante a corrida. Ele conta com 15 curvas com forças laterais e longitudinais relativamente equilibradas, o que significa que os pneus não sofrem esforços excessivos, já que as cargas são distribuídas de forma praticamente igual entre os eixos dianteiro e traseiro. 

A combinação de várias retas com trechos mais travados proporciona diversas oportunidades de ultrapassagem, embora também aumente o risco de Safety Cars e incidentes. 

Nesta época do ano, o clima e as temperaturas podem variar bastante, com risco frequente de chuvas e inevitável utilização de pneus para pista molhada. 

Outra característica marcante de Interlagos é o asfalto irregular e ondulado, resultado do fato de o autódromo ter sido construído sobre um terreno relativamente instável, mais um desafio para pilotos e equipes no que diz respeito ao acerto dos carros e à gestão dos pneus. 

Palavra-chave: cores 

O Carnaval brasileiro é conhecido em todo o mundo pelas cores vibrantes de sua ambientação e das fantasias dos participantes, representando o espírito festivo e a identidade cultural do país. Foi justamente no Rio de Janeiro, berço do famoso carnaval, que a Pirelli introduziu pela primeira vez as faixas coloridas nas laterais dos pneus, um elemento que se tornaria uma marca registrada da empresa italiana na Fórmula 1. 

Na primeira etapa da temporada de 1986 da F1, realizada no circuito de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, a equipe Benetton, pertencente à marca de roupas homônima, reconhecida por seu uso inovador de cores, apresentou uma grande novidade: pneus Pirelli com as laterais totalmente coloridas. Os B186, pilotados por Gerhard Berger e Teo Fabi, utilizarma esses pneus no primeiro trecho da corrida, para surpresa geral. Até aquele momento, os pneus permaneciam quase exclusivamente pretos. 

Quando a Pirelli retornou à Fórmula 1 em 2011 como fornecedora exclusiva de pneus, ela introduziu marcas coloridas ao lado do logotipo, facilitando a identificação dos compostos. Essa ideia atingiu seu auge em 2018, quando havia nada menos que sete cores diferentes para distinguir os vários tipos de pneus — uma gama apelidada de “arco-íris”. No entanto, essa experiência durou apenas até o final daquela temporada, sendo substituída pelo sistema atual de três cores: branco, amarelo e vermelho. 

Área de Estatísticas 

Até o momento, o Brasil sediou 51 GPs do Campeonato Mundial de Fórmula 1, sendo 47 nomeados em homenagem ao país e os últimos quatro à cidade de São Paulo. O circuito de Interlagos recebeu 41 corridas, começando com o evento inaugural em 1973. Em 1978 e de 1981 a 1989, a prova foi realizada no circuito de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. 

Nas corridas disputadas no autódromo José Carlos Pace, o piloto mais bem-sucedido é Michael Schumacher, com quatro vitórias e dez pódios. Caso Max Verstappen ou Lewis Hamilton vençam neste ano, igualarão o recorde do campeão alemão no traçado paulista. 

Entre as equipes, a Scuderia Ferrari lidera com nove vitórias, apenas uma a mais que a McLaren. Interlagos também foi o palco da primeira vitória de George Russell na Fórmula 1, em 2022. 

November 3rd, 2025

<6 minutes

Outubro 2025

press release

PIRELLI É DESTAQUE E VENCE OS PRÊMIOS FOLHA TOP OF MIND E ESTADÃO MARCAS MAIS

COMPANHIA ITALIANA CONFIRMA SUA FORÇA COM O PÚBLICO BRASILEIRO E CONQUISTA NOVAMENTE AS CATEGORIAS PNEU E MASCULINO São Paulo, 30 de outubro de 2025 – A Pirelli reafirma sua posição de liderança e prestígio entre os consumidores e as consumidoras ao conquistar, mais uma vez, duas das premiações mais importantes do país: o Folha Top of Mind 2025 e o Estadão Marcas Mais 2025. A companhia italiana foi reconhecida nas categorias Pneu, em ambas as premiações, e Masculino, no Top of Mind, consolidando sua presença constante na memória e na preferência dos brasileiros. No Folha Top of Mind 2025, a Pirelli venceu com 38% na categoria Top Pneu e 51% na categoria Top Masculino, mantendo uma invencibilidade de 23 anos consecutivos no segmento de atuação e chegando a 39 conquistas no total. Já no Estadão Marcas Mais 2025, a empresa celebra seu sexto troféu consecutivo desde a criação da categoria Pneu, em 2020. “Essas conquistas representam o reconhecimento de um trabalho contínuo, guiado por quase 100 anos de presença da Pirelli no Brasil. Ser lembrada e preferida pelo país é reflexo do nosso compromisso com qualidade, inovação e sustentabilidade, valores que fazem parte do nosso DNA”, afirma Cesar Alarcon, CEO da Pirelli para a América Latina. O executivo relembra que o investimento constante no país é parte essencial dessa trajetória: “Nos últimos anos, seguimos investindo fortemente em nosso polo industrial de Campinas (SP) e em iniciativas que impulsionam a indústria nacional e o atendimento ao cliente, sem nunca esquecer da sustentabilidade. Esse é um compromisso que reforça a confiança da Pirelli no Brasil”, completa Alarcon. Para Diego Arias, Diretor de Marketing da Pirelli para a América Latina, as vitórias são fruto direto da estratégia da marca de unir tradição e modernidade: “A Pirelli é uma jovem empresa de mais de 150 anos globalmente, mas que se mantém à frente do seu tempo. Tecnologias como o Seal Inside™, o pneu que fecha furos sozinho e que é produzido no Brasil para a segurança dos brasileiros, além de serviços como o Tyrelife™, que oferece proteção estendida ao consumidor, demonstram a robustez da   inovação para melhorar a experiência do cliente”, explica. Arias também destaca o papel da presença global da marca como um diferencial que reforça seu prestígio local: “A Pirelli está nas pistas dos principais campeonatos de automobilismo do mundo e, ao mesmo tempo, produz pneus no Brasil para os principais campeonatos da América Latina. Essa combinação de performance, confiança e proximidade é o que nos mantém no topo das lembranças do público”, conclui. Com os resultados deste ano, a Pirelli alcança, somados, 45 premiações no Folha Top of Mind e no Estadão Marcas Mais, reafirmando seu protagonismo e a força de uma marca que há décadas faz parte da história e da mobilidade dos brasileiros.

São Paulo, October 31st, 2025

<2 minutes

press release

PIRELLI APRESENTA O NOVO CARRIER PARA VEÍCULOS UTILITÁRIOS NO FÓRUM ILOS 2025

PNEU TEVE BANDA DE RODAGEM REDESENHADA PARA REDUZIR A RESISTÊNCIA AO ROLAMENTO, AUMENTAR A ÁREA DE CONTATO COM O SOLO E MELHORAR O ESCOAMENTO DE ÁGUA

São Paulo, 29 de outubro de 2025 – A Pirelli apresenta, durante o Fórum Internacional Supply Chain Expo Logística 2025, o novo pneu Pirelli Carrier, desenvolvido especialmente para veículos utilitários. Organizado pela ILOS, o evento acontece nos dias 29 e 30 de outubro no Golden Hall do WTC Events Center, em São Paulo, SP. Produzido com compostos de última geração, o Pirelli Carrier representa um avanço em relação ao seu antecessor, o Pirelli Chrono. O modelo teve o custo por quilômetro rodado otimizado em 30%, proporcionando maior economia de combustível, além de oferecer mais segurança, conforto e desempenho em diferentes condições climáticas. A nova banda de rodagem foi totalmente redesenhada para reduzir a resistência ao rolamento, tornando o veículo mais econômico e eficiente. Com maior área de contato com o solo, o novo desenho garante melhor desempenho em piso seco, enquanto os sulcos longitudinais otimizados favorecem o escoamento de água, reduzindo o risco de aquaplanagem. Robusto e confiável, o Carrier foi projetado para oferecer durabilidade e performance superior nas condições das ruas e estradas brasileiras. “Os veículos utilitários são essenciais para o funcionamento das grandes cidades no Brasil e no mundo. Desenvolver um produto durável, confortável, seguro, eficiente em qualquer condição e com boa relação de custo por quilômetro rodado é o principal objetivo da Pirelli nesse segmento. O novo Pirelli Carrier reúne todos esses atributos em um único pneu”, disse Diego Arias, Diretor de Marketing da Pirelli para a América Latina. O Pirelli Carrier está disponível em nove medidas distintas, pensadas para os mais diferentes índices de carga: 195/65 R16; 195/70R 15; 195/75 R16; 195 R15; 205/70 R15; 205/75 R16; 215/75 R16; 225/70 R15 e 225/75 R16.  

São Paulo, October 29th, 2025

<3 minutes

press release

PIRELLI PREMIA OS MELHORES FORNECEDORES POR INOVAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO DIGITAL, SUSTENTABILIDADE, QUALIDADE, EXCELÊNCIA E NÍVEL DE SERVIÇO

DE APROXIMADAMENTE 13.000 FORNECEDORES EM TODO O MUNDO, OS 7 QUE SE DESTACARAM NO ÚLTIMO ANO POR CONTRIBUIR PARA O ALCANCE DOS OBJETIVOS DA PIRELLI SÃO:

ZF (Inovação em Processos), Kuraray (Inovação em Materiais), ServiceNow (Transformação Digital), Zincol Ossidi S.p.A. (Sustentabilidade), Ergon (Qualidade), Helon Polytex (Excelência) e Kuehne+Nagel Romania (Nível de Serviço).

Milão, 24 de outubro de 2025 – Inovação, digitalização e foco na sustentabilidade e na qualidade das matérias-primas e dos serviços foram os temas centrais do Pirelli Supplier Day 2025, o evento anual dedicado aos seus fornecedores globais. A edição deste ano contou com 85 “fornecedores estratégicos”: uma seleção de parceiros da Pirelli de 21 países que contribuíram significativamente para o sucesso da empresa no alcance de suas metas. Entre eles, os 7 fornecedores que mais se destacaram no último ano foram reconhecidos com o Supplier Award. O evento aconteceu ontem na sede da Pirelli em Milão, com a participação do Vice-Presidente Executivo Marco Tronchetti Provera, do CEO Andrea Casaluci e do Head of Value Chain Luca Galantina. 

“A liderança da Pirelli no segmento de alta gama se baseia em sua capacidade de inovar e na busca pela excelência. Esse é um resultado que podemos alcançar e manter graças a uma rede de fornecedores de alta qualidade e tecnologia de ponta, com os quais compartilhamos valores e objetivos. Juntos, conseguimos estar à frente de um mercado em rápida transformação, atingindo nossas metas em termos de inovação tecnológica e sustentabilidade e fortalecendo nossa competitividade”, comentou Marco Tronchetti Provera, Vice-Presidente Executivo da Pirelli. 

A INOVAÇÃO COMO ALAVANCA COMPETITIVA 

Um dos principais critérios na seleção dos vencedores foi a capacidade de inovar, um pilar central da estratégia da Pirelli. Um exemplo disso é o novo P Zero, agora em sua quinta geração, projetado com o uso de técnicas de desenvolvimento virtual e inteligência artificial. O mesmo vale para o P Zero E, que recentemente venceu o Prêmio ADI International Compasso d’Oro, um dos reconhecimentos internacionais mais prestigiosos no campo do design industrial. No desenvolvimento de materiais, foi introduzido o Virtual Compounder, uma ferramenta desenvolvida pela Pirelli e baseada em inteligência artificial generativa, que acelera a identificação das melhores combinações de materiais para novos compostos, maximizando a eficiência do processo do laboratório à fábrica e reduzindo a necessidade de protótipos físicos. A inteligência artificial também foi integrada aos processos industriais para otimizar o planejamento, detectar em tempo real desenvolvimentos que possam impactar a qualidade do produto final e melhorar a segurança e a eficiência nas fábricas. 

O CUIDADO AMBIENTAL É A CHAVE PARA NOVOS PRODUTOS E PROCESSOS 

O Supplier Day 2025 também foi uma oportunidade para reafirmar o compromisso da Pirelli com a sustentabilidade, demonstrado recentemente pelo lançamento do primeiro pneu para o mercado global feito com mais de 70% de materiais de origem biológica e reciclados, incluindo borracha natural certificada FSC™ (Forest Stewardship Council™) [1], desenvolvido em uma versão específica para a JLR (Jaguar Land Rover). Todas as fábricas também estão trabalhando para aumentar a eficiência, reduzindo o consumo de energia por unidade produzida por meio da eletrificação dos processos produtivos, além de diminuir as emissões absolutas de CO₂ ao utilizar eletricidade proveniente de fontes renováveis em 100% dos sites do grupo ou vapor obtido de fontes renováveis. 

Estas são as empresas vencedoras da edição de 2025 do Pirelli Supplier Awards, por categoria: 

• O Prêmio de Inovação em Processos foi concedido à ZF, fornecedora de máquinas de teste internas, pelo seu alto nível de precisão, confiabilidade e inovações que aceleraram as sinergias entre os testes internos, externos e virtuais;  • Na categoria Materiais, o título de Inovação em Materiais foi conquistado pela KURARAY, fornecedora de polímeros líquidos e parceira no desenvolvimento de soluções de alto desempenho utilizando abordagens de ponta;  • O Prêmio de Transformação Digital foi para a SERVICENOW, provedora de soluções inovadoras que estão contribuindo para a digitalização dos processos de TI;   • O Prêmio de Sustentabilidade foi concedido à ZINCOL OSSIDI S.P.A., fornecedora de produtos químicos comprometida em apoiar o uso de materiais 100% reciclados com menor pegada de carbono;  • O Prêmio de Qualidade foi atribuído à ERGON, fornecedora de óleos de processo, pela alta qualidade de seus materiais;  • O Prêmio de Excelência foi para a HELON POLYTEX, fornecedora de reforços têxteis, pelo seu excelente e completo (360°) contributo em iniciativas e projetos essenciais para o sucesso do negócio;  • O Prêmio de Nível de Serviço foi concedido à KUEHNE + NAGEL ROMANIA pelo bem-sucedido início das operações no centro de distribuição da Pirelli em Slatina (RO). 

[1] FSC™ é uma organização internacional, não governamental, independente e sem fins lucrativos, criada em 1993 para promover o manejo responsável das florestas.  Número de licença: FSC™ N003618.  A borracha natural representa aproximadamente 25% do peso total do pneu (35837, medida 285/45R22 XL P-ZERO (LR) ncs). 

Milão, October 24th, 2025

<4 minutes

Contato
Para obter mais informações, entre em contato com: assessoria.imprensa@pirelli.com