Comunicados de imprensa

Encontre nossas comunicações classificadas por ano, mês e palavras-chave.

Últimas notícias

COMPROMISSO NO SÁBADO, NO GP DO AZERBAIJÃO

September 21st, 2026

DESAFIO OVAL PARA A PIRELLI COM A NASCAR BRASIL EM CURVELO

Curvelo, September 15th, 2026

ANTONELLI LIDERA DIA DE ABERTURA EM MADRI COM PNEUS MACIOS

September 11th, 2026

Todas as comunicações

Setembro 2026

press release

COMPROMISSO NO SÁBADO, NO GP DO AZERBAIJÃO

A próxima série de três corridas em três semanas consecutivas terá início em Baku, capital do Azerbaijão e sede de um dos circuitos de rua mais rápidos e particulares do calendário. A pista tem 6,003 quilômetros de extensão e conta com 20 curvas, algumas delas em ângulo reto, com trechos altamente técnicos pelo centro histórico e longas retas onde os carros atingem velocidades muito altas.

Algumas das ruas da cidade que compõem o circuito passaram por recapeamento, afetando trechos das curvas 2, 3 e 4. O novo asfalto, restrito a áreas específicas, não deve influenciar o comportamento dos pneus, que, como costuma acontecer em circuitos de rua, será inicialmente afetado por níveis de aderência bastante baixos. Espera-se, em contrapartida, que a evolução da pista ao longo do fim de semana seja significativa, graças ao acúmulo progressivo de borracha na superfície.

Para esta prova, a Pirelli selecionou a gama mais macia de compostos: C3 como Duro, C4 como Médio e C5 como Macio. No ano passado, a seleção foi um nível mais macia e incluiu o C6 como Macio. No entanto, esse composto não foi utilizado na corrida, já que os pilotos preferiram prolongar seus stints e manter maior flexibilidade estratégica, contando com o C5 e o C4. Este ano, o calendário do fim de semana de corrida foi antecipado em um dia, com as duas primeiras sessões de treinos ocorrendo na quinta-feira, a classificação na sexta-feira e a corrida no sábado às 15h00, horário local.

O asfalto, que é relativamente liso e não muito abrasivo, deve resultar em níveis muito baixos de desgaste e degradação, tornando uma corrida com apenas uma parada o cenário mais provável. O C5 pode se mostrar capaz de suportar stints particularmente longos, como visto recentemente em Monza, um circuito com algumas características semelhantes a Baku. Por outro lado, o composto duro pode ser preterido por muitas equipes durante a corrida.

Pode ocorrer algum desgaste, principalmente durante as primeiras sessões, quando os níveis de aderência ainda são baixos, mas não se espera que isso seja um fator decisivo em termos de performance.

Apesar de ser um circuito de rua, Baku impõe cargas significativas aos pneus devido à reta principal extremamente longa e às várias zonas de aceleração em baixa velocidade. Trata-se de um traçado típico de “anda e para”, no qual a estabilidade na frenagem e a capacidade de maximizar a tração na saída das curvas são cruciais. A eficiência aerodinâmica também é particularmente importante, e um carro com baixo arrasto poderia ter uma vantagem clara.

Um dos aspectos mais interessantes relacionados aos pneus será o gerenciamento da temperatura. O trecho muito longo em alta velocidade que liga a última curva à primeira favorece o resfriamento dos pneus, auxiliado pelos avanços no design das rodas. Esse fenômeno pode aumentar o risco de travamento durante frenagens bruscas, especialmente no eixo dianteiro.

A temperatura ambiente também pode ajudar a controlar o superaquecimento dos pneus. Apesar do clima geralmente quente, os prédios ao redor do circuito criam diversas áreas sombreadas, limitando qualquer aumento na temperatura da pista.

EM 2025

Na largada do GP do Azerbaijão, 11 pilotos optaram pelos pneus C5 (Médios) e nove pelos C4 (Duros). Todos os pilotos completaram a corrida com uma única parada nos boxes, e o pneu C6 (Macio) não foi utilizado no domingo. Esteban Ocon, após ser forçado a entrar nos boxes na primeira volta para substituir uma asa dianteira danificada, colocou os pneus Médios e completou toda a distância da corrida com esse conjunto.

ESTATÍSTICAS

Este GP do Azerbaijão será a décima edição disputada nas ruas de Baku. Oito edições foram realizadas sob o título de GP do Azerbaijão e uma, em 2016, como GP da Europa. Sergio Pérez e Max Verstappen são os únicos pilotos que venceram mais de uma vez em Baku, com duas vitórias cada um. A Red Bull é a equipe mais bem-sucedida no circuito, com cinco vitórias. Charles Leclerc detém o recorde de maior número de pole positions, tendo largado na frente do grid em quatro ocasiões.

September 21st, 2026

<5 minutes

press release

DESAFIO OVAL PARA A PIRELLI COM A NASCAR BRASIL EM CURVELO

Categoria chega à sétima etapa da temporada no Circuito dos Cristais, onde os pneus serão submetidos a condições específicas

Curvelo, 15 de setembro de 2026 – A temporada 2026 da NASCAR Brasil entra em sua reta final com um desafio diferente para pilotos e equipes: a disputa da sétima etapa do campeonato, no próximo dia 19 de setembro, será realizada no traçado oval do Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG). Será a terceira vez que a categoria competirá no circuito mineiro, em todas elas calçada pelos pneus Pirelli.

O traçado oval apresenta características bastante distintas em relação aos circuitos mistos tradicionalmente utilizados pela NASCAR Brasil. Com 1.250 metros de extensão e sentido anti-horário, o Circuito dos Cristais exige dos pneus um elevado nível de resistência e consistência, especialmente pelo trabalho mais intenso sobre o lado direito do carro ao longo das voltas. Para a Pirelli, a etapa representa mais uma oportunidade de colocar à prova seus pneus em uma das configurações mais particulares do automobilismo nacional.

A Pirelli leva para Minas Gerais os pneus desenvolvidos especificamente para a categoria nacional. Construídos no composto TH4, os pneus são produzidos na fábrica da Pirelli em Campinas (SP) e foram implantados nesta temporada.

Camila Maluf – diretora Comercial de Motorsport da Pirelli Latam

“Curvelo é o único circuito realmente oval que temos no calendário brasileiro e, diante disso, temos características únicas nesse tipo de traçado. Em uma pista oval, o pneu é submetido a um trabalho mais constante, principalmente nas curvas, e o lado direito do carro acaba sendo mais exigido. Por isso, é fundamental trabalhar com um pneu que ofereça resistência e consistência ao longo de toda a prova, mantendo o nível de desempenho mesmo com a evolução da pista”.

Programação de pista:

18 de setembro – Sexta-feira

12h30 às 13h15: Treino Extra

15h45 às 17h05: Treino Livre 1

19 de setembro – Sábado

10h10 às 11h30: Treino Livre 2

15h15 às 15h45: Classificatório

20 de setembro – Domingo

08h30: Warmup

09h00: Largada Corrida 1

14h10: Largada Corrida 2

Curvelo, September 15th, 2026

<4 minutes

press release

ANTONELLI LIDERA DIA DE ABERTURA EM MADRI COM PNEUS MACIOS

ANTONELLI LIDERA DIA DE ABERTURA EM MADRI COM PNEUS MACIOS

O líder do campeonato, Kimi Antonelli, terminou o dia de abertura no novo circuito de Madring no topo da tabela de tempos. O jovem italiano estabeleceu a referência com uma volta de 1min33s662, registrada com o composto macio C4 durante o segundo treino livre, a única sessão do dia interrompida por uma bandeira vermelha.

Charles Leclerc ficou em segundo lugar, 0s113 atrás de Antonelli, à frente de seu companheiro de equipe Lewis Hamilton, que marcou 1min33s811 e escapou por pouco de bater nas barreiras na saída da Curva 17. Os três primeiros colocados iniciaram a sessão com um jogo novo de pneus médios antes de trocarem para o composto macio, com o qual registraram suas voltas mais rápidas.

Arvid Lindblad, o quarto mais rápido, também foi responsável pela interrupção da sessão após bater nas barreiras na Curva 13. George Russell, quinto colocado no TL2, havia dominado a sessão de abertura com o tempo de 1min34s077. A primeira hora de atividade na pista registrou inúmeros tempos de volta deletados por infrações aos limites de pista, mas nenhuma interrupção. Antonelli, que foi o segundo no TL1, marcou a volta mais rápida do dia com pneus médios durante a última hora de treino, registrando 1min33s926.

O composto médio foi o pneu mais utilizado na sexta-feira, representando 58% de todas as voltas completadas. Oliver Bearman percorreu a maior distância com o composto C3, completando 23 voltas com um único jogo, enquanto Leclerc detém a melhor marca com o C4, após completar 17 voltas com um jogo. O pneu duro foi utilizado apenas por Gabriel Bortoleto no TL1 e por Nico Hülkenberg no TL2; o piloto alemão também registrou o tempo mais rápido com o composto C2, com uma volta de 1min35s746.

As temperaturas permaneceram elevadas ao longo do dia, com a temperatura da pista atingindo um pico de 51°C no início do segundo treino livre, enquanto a temperatura do ar chegou a 32°C.

SIMONE BERRA – ENGENHEIRO CHEFE DA PIRELLI

“O dia de hoje foi particularmente importante, pois permitiu que nós e as equipes coletássemos os primeiros dados de condições reais de pista em um circuito totalmente novo. Infelizmente, a bandeira vermelha na metade do segundo treino livre reduziu tanto a quantidade quanto a duração das simulações de corrida, limitando o volume de informações disponíveis sob a perspectiva da prova. Observamos a formação de graining nos pneus dianteiro esquerdo e traseiro esquerdo, em alguns casos, de forma bastante acentuada, o que contribuiu para acelerar o desgaste nos carros mais propensos a deslizar. Já começam a surgir diferenças entre as equipes no que diz respeito à capacidade de gerenciar os pneus de forma mais eficaz ao longo de um stint.

“As condições da pista estavam muito boas desde o início, com níveis de aderência entre os mais altos vistos até agora nesta temporada. A combinação de alta aderência e uma superfície de pista muito lisa favoreceu o surgimento do graining, embora isso deva diminuir ligeiramente à medida que o circuito evolui, uma tendência que já foi perceptível ao longo do dia. O pneu duro representa a opção mais importante para a corrida, dados os níveis de degradação acima do esperado inicialmente e as altas temperaturas previstas para os próximos dias. A diferença de desempenho entre os compostos médio e macio mostrou-se menor do que o previsto, com uma média de cerca de meio segundo. Pensando na sessão de classificação de amanhã, será crucial maximizar a primeira volta rápida para evitar o início da degradação térmica, ao mesmo tempo em que se gerencia cuidadosamente o tráfego, fator que pode ser decisivo neste circuito.”

FÓRMULA 2

Com o tempo de 1min44s331, Dino Beganovic garantiu a pole position na sexta-feira. Beganovic superou Alex Dunne, que ficou em segundo lugar com uma volta de 1min44s561, enquanto a terceira posição ficou com Rafael Camara, com 1min44s853. A Corrida Sprint está marcada para sábado. Na Corrida Principal de domingo, Beganovic largará da pole position.

FÓRMULA 3

Taiko Cato e Tuukka Taponen dividiram as pole positions nas duas sessões realizadas hoje em Madring. O piloto da ART Grand Prix largará da frente do grid na Corrida Principal 1, enquanto o piloto da MP Motorsport alinhará em primeiro lugar no grid para a Corrida Principal 2.

September 11th, 2026

<6 minutes

press release

O MADRING FAZ SUA ESTREIA NO CAMPEONATO MUNDIAL COM O DESAFIO DA "MONUMENTAL"

Um novo circuito entra para o calendário da Fórmula 1. No próximo fim de semana será realizado o primeiro Grande Prêmio no Madring, o circuito construído na capital espanhola que combina uma seção de rua que passa entre os edifícios da área de exposições com uma segunda seção permanente. O circuito tem 5,416 km de extensão e conta com 22 curvas, incluindo a “Monumental”, uma curva de 550 metros caracterizada por uma inclinação de 24%.

Os compostos selecionados para este evento são o C2 como Duro, o C3 como Médio e o C4 como Macio. A linha de largada/chegada e a Curva 1 estão separadas por apenas 200 metros. O primeiro setor é muito rápido e leva a uma segunda seção que apresenta várias curvas de média e baixa velocidade, incluindo a Curva 12 inclinada. A parte final da volta também inclui várias curvas de 90 graus semelhantes às que os pilotos encontram em Baku.

O trabalho da Pirelli para identificar as forças às quais os pneus seriam submetidos no Madring começou há três anos, quando os projetistas forneceram as primeiras informações sobre o traçado final. Utilizando ferramentas de simulação, foram identificadas as trajetórias que os carros seguiriam ao redor do circuito e, consequentemente, foram calculadas as cargas às quais os pneus seriam expostos.

Depois que o circuito foi concluído, um grupo de engenheiros da Pirelli visitou o local para medir a macro e a microrrugosidade do asfalto, refinar as simulações e produzir um documento de briefing técnico que foi compartilhado com as equipes para apoiar a preparação para este novo evento.

Do ponto de vista energético, o circuito de Madri está entre os cinco mais exigentes do calendário, com forças laterais comparáveis em intensidade às registradas em Barcelona e Silverstone. A “Monumental” é a curva que gera a maior carga vertical da temporada, não apenas por causa de sua inclinação, mas também por causa de seu comprimento.

Sua configuração também apresentará um desafio significativo em termos de aderência dos pneus. Os pilotos poderão adotar diferentes abordagens ao contorná-la, dependendo de quanto desejarem priorizar a oportunidade de atacar na curva seguinte.

O asfalto é muito liso e, portanto, oferece um nível relativamente baixo de aderência. Por esse motivo, ele foi tratado com jatos de água de alta pressão, como já é feito em outros circuitos, incluindo Singapura, para remover poeira e resíduos oleosos normalmente associados a superfícies recém-asfaltadas.

Outra característica distintiva do circuito é sua variação de elevação. O ponto mais alto está localizado na Curva 7, aproximadamente 700 metros acima do nível do mar. O trecho que leva até ela, começando na Curva 6, apresenta uma inclinação de 8% e um ganho de elevação de 10 metros. O ponto mais baixo do circuito fica na Curva 2, com uma diferença de altura de 26 metros em relação à Curva 7.

Na ausência de testes no novo circuito antes do fim de semana da corrida, as equipes esperarão até a primeira sessão de treinos livres antes de definir seu programa para os dias seguintes e sua estratégia de uso dos pneus para a corrida. Caso a degradação dos compostos mais macios se mostre significativa, elas poderão decidir preservar jogos de pneus Duro para a prova de domingo.

Quanto às temperaturas, durante a mesma semana do ano passado, as máximas do ambiente chegaram a 29°C. Dada a altitude em que o circuito está localizado, não são esperadas condições particularmente quentes.

ESTATÍSTICAS

A Fórmula 1 já correu anteriormente na região de Madri. Entre 1968 e 1981, nove edições do Grande Prêmio da Espanha foram realizadas no circuito de Jarama, localizado a 30 quilômetros da capital. O piloto com mais vitórias no circuito de San Sebastián de los Reyes é Mario Andretti (2), enquanto a Lotus lidera a lista de construtores com quatro vitórias. Olhando, por sua vez, para o Grande Prêmio da Espanha como um todo, que foi realizado 55 vezes em cinco circuitos diferentes, os pilotos mais bem-sucedidos são Michael Schumacher e Lewis Hamilton, com seis vitórias cada, enquanto a Ferrari lidera a classificação de construtores com 12 vitórias.

BONÉ DE PÓDIO EDIÇÃO ESPECIAL

O boné de pódio de Madri apresenta uma coroa completamente branca. O boné especial, criado pelo designer Denis Dekovic para a Pirelli Design, apresenta as sete estrelas da Ursa Maior sob a aba, um dos símbolos mais reconhecíveis da capital espanhola. O boné já está disponível para compra na plataforma de comércio eletrônico da Pirelli: store.pirelli.com.

September 8th, 2026

<4 minutes

Contato
Para obter mais informações, entre em contato com: assessoria.imprensa@pirelli.com