As férias de julho estão chegando. Antes de pegar a estrada e aproveitar com a família ou amigos lembre-se que a segurança sempre está em primeiro lugar. Na revisão do automóvel fique atento aos pneus, pois eles são os únicos pontos de contato entre o veículo e o solo. Pensando nisso, a Pirelli separou algumas medidas que todos devem tomar antes de viajar.

Para pegar estrada com segurança, deve-se passar numa oficina mecânica de confiança para ver a condição geral de seu veículo. Após, é o momento de ver como está a capacidade frenagem, dirigibilidade e a estabilidade em curvas. Olhe bem e observe como está o estado geral dos pneus. Há um indicador que você precisa ficar bem atento: o TWI. Ele revela o desgaste e se estiver no mesmo nível da banda de rodagem, ou até bem próximo, é hora de efetuar a troca do conjunto de pneus, sempre tomando o cuidado de comprar um modelo nas mesmas medidas e dimensões originais do veículo.

Para localizar o TWI, existem vários pontos – que são sinalizados na lateral do pneu, que indica o quão está desgastado, perdendo a sua capacidade de drenar água, além de, por ter menos borracha, ficar mais suscetível a ter furos e avarias. Se tiver dúvida em como saber se seu pneu está em condições de pegar uma viagem, consulte uma revenda Pirelli onde profissionais capacitados irão avaliar seus pneus e indicar o que deverá fazer em sequência.

Para garantir a máxima vida útil do produto, é fundamental seguir algumas linhas de recomendações. Assim, seu pneu irá durar mais e prover mais segurança para você e sua família. É fundamental fazer o alinhamento e balanceamento a cada 10.000 km, no máximo. Mas se tiver vibrações na direção, assim como tendências direcionais adversas do veículo, deve-se procurar uma revenda Pirelli para análise do caso.

Mas essa quilometragem pode ser reduzida se o veículo é usado intensamente em condições mais severas.  A Pirelli indica que este período entre uma revisão e outra seja reduzido para até 5.000 km. Cuidado quando acabar passando por cima de buracos ou outros obstáculos, já que os pneus podem ser danificados no impacto, assim como rodas e a suspensão.

Outro item bem importante a se observar é a calibragem de pneus. Deve-se seguir as orientações do fabricante, indicadas no manual do proprietário do veículo. É recomendado fazer essa verificação uma vez por semana, sempre com os pneus frios, e não se esqueça do estepe. Também deve-se ficar atento às alterações necessárias na calibragem para quando o veículo estiver muito carregado (situação comum em viagens com a família e com muitas malas no bagageiro).

Por último, mas não menos importante, a Pirelli indica que o proprietário do veículo faça rodízio a cada 10.000 km, para assegurar um desgaste por igual nos quatro pneus. Fazer essa troca é de extrema importância, pois os pneus localizados no eixo de tração tendem a se desgastar mais rapidamente do que os outros.

Já caso o proprietário opte por fazer a substituição de apenas dois pneus, a Pirelli indica que os dois pneus novos sejam colocados no eixo traseiro do veículo, independentemente do tipo de tração do mesmo. Isso se deve pelo motivo de que uma recuperação do controle da direção, em caso de perda de aderência da traseira do veículo, requer maior habilidade do motorista para redirecionar o veículo ao trajeto correto.

Seguindo essas orientações de calibração, e com todo o conjunto alinhado e balanceado, seu veículo irá consumir menos combustível, terá melhor dirigibilidade e aderência e a oportunidade de aproveitar com segurança e tranquilidade as férias em família.

Boa Viagem!