Grande Prêmio da China deste ano será em uma ocasião importante, uma vez que a Fórmula 1 comemora 1.000 corridas, estando a Pirelli presente em 364 delas. A escolha do pneu duro será o C2, para médio o C3 e para o macio o C4: o que corresponde ao meio da gama dos cinco compostos da Pirelli. Eles são bem adaptados às diferentes exigências do enorme Circuito Internacional de Xangai, que é bem conhecido por produzir algumas das corridas mais interessantes e onde a estratégia de pneus é fundamental.

CARACTERÍSTICAS DA PISTA

•  A larga pista é famosa por suas longas retas e curvas: as retas podem resfriar os pneus dianteiros, causando um risco de travamento dos pneus da frente.
•  O tempo é sempre um grande ponto de interrogação: temperaturas baixas são comuns, o que aumenta a possibilidade de granulação – especialmente nos treinos livres.
•  Houve uma grande variedade de estratégias diferentes na China no ano passado: Daniel Ricciardo venceu para a Red Bull com duas paradas, embora a corrida tenha sido afetada por um safety car.
•  A pista tem superfície de abrasividade média e é bastante exigente para os pneus, especialmente o dianteiro-esquerdo, que trabalha muito.
•  Forças laterais (curvas) são bastante equilibradas com as forças longitudinais (aceleração e frenagem) na China. As curvas 1 e 13 são as mais exigentes.

MARIO ISOLA – GERENTE MUNDIAL DE MOTORSPORT DA PIRELLI

“No ano passado a China foi o primeiro Grande Prêmio onde houve um salto nas nomeações de pneus, contribuindo para uma corrida emocionante com ênfase na estratégia. Nossos pneus duros, médios e macios, C2, C3 e C4, desta vez, são equivalentes aos compostos médios, macios e ultra macios que tivemos na China, no ano passado. Esperamos que essa escolha resulte no mesmo tipo de ação de entretenimento e uma boa combinação de estratégias. Xangai é uma pista bastante completa que contém um pouco de tudo, fazendo um teste completo de desempenho de carros e pneus. Com muitas oportunidades de ultrapassagem e as comemorações do 1.000º Grande Prêmio, este deve ser um final de semana memorável”.

OUTRAS NOTÍCIAS DE PIRELLI

•  Todos os pilotos das três melhores equipes fizeram seleção de pneus diferente de seus companheiros de equipe na China, confirmando a ampla gama de estratégias possíveis.
•  As equipes da F1 completaram o primeiro teste na temporada do ano na sequência do Grande Prêmio do Bahrein, com George Russell sendo o mais rápido para a Mercedes, Mick Schumacher fazendo sua estreia na categoria e com Fernando Alonso voltando ao cockpit.
•  O programa F1 Pirelli Hot Laps recomeça na China após uma temporada de estreia bem-sucedida em 2018 – com dois novos fabricantes.
•  A categoria sediará um Festival de F1 antes do Grande Prêmio da China nas ruas de Xangai.
•  O novo pneu de rali de asfalto P Zero RA da Pirelli venceu na sua estreia na famosa Tour de Corse, na Córsega, com o piloto italiano Fabio Andolfi conquistando a vitória no WRC2 em um Skoda Fabia.

PNEUS SELECIONADOS ATÉ O MOMENTO