PNCS SIGNIFICA QUE, EFETIVAMENTE, SOMENTE SE ESCUTA O RUÍDO DE TRÊS PNEUS EM UM CARRO: TECNOLOGIA É SOLICITADA PELOS FABRICANTES DE MODELOS PREMIUM E PRESTIGE

A demanda duplicou: as homologações de pneus Pirelli equipados com a inovadora tecnologia PNCS somavam 78 até o fim de 2017. Um ano depois, o número aumentou em 100%, totalizando agora mais de 150. Este sistema criado pela Pirelli está à venda desde 2013 e é cada vez mais solicitado pelas montadoras mais conhecidas do mundo, especialmente as dos setores premium e prestige, para oferecer maior conforto aos motoristas e passageiros.

COMO FUNCIONA A TECNOLOGIA PNCS

PNCS significa Pirelli Noise Canceling System (Sistema de Cancelamento de Ruído da Pirelli). Esta tecnologia é projetada para reduzir o ruído percebido no interior do carro, oriundo do contato entre a superfície da estrada e o próprio pneu. Graças ao PNCS da Pirelli, este ruído pode ser reduzido em até 25%, que é como se o carro estivesse viajando em apenas três rodas.

Isso é possível graças ao uso de um material específico para captar o som colocado dentro do pneu, que absorve vibrações no ar que seriam transmitidas para o interior do veículo e que criariam um ruído de fundo irritante. Esta ‘esponja’ é feita de espuma de células abertas que maximizam a superfície de trabalho do material, intensificando o amortecimento das vibrações, reduzindo o ruído.

Pneus equipados com esta tecnologia podem ser reconhecidos por marcações especiais na parede lateral, que são representadas por um alto-falante com ondas sonoras com uma barra através deles, ao lado do símbolo PNCS. Os proprietários de veículos equipados com tecnologia PNCS são aconselhados a sempre comprarem pneus devidamente marcados e feitos especificamente para seus carros, com a finalidade de continuar desfrutando das vantagens desta relaxante tecnologia. Também é importante cuidar dos pneus corretamente: manter as pressões corretas, conforme recomendado pelo fabricante, também ajuda a conter o ruído da estrada.

Maurizio Boiocchi, Vice-Presidente Executivo de Tecnologia e Inovação da Pirelli, disse: “Juntamente com o desenvolvimento de pneus, a Pirelli trabalha todos os dias em tecnologias projetadas para melhorar a vida de todos os motoristas: Run Flat e Seal Inside minimizam os riscos associados à furos e o PNCS melhora o conforto nas viagens. Estas especialidades são muito procuradas por montadoras do segmento premium e prestige, ajudando a garantir os mais altos padrões de qualidade. As contribuições da Pirelli podem ser vistas em quase 3.100 homologações, das quais mais de 770 estão ligadas a estas especialidades – e mais de 720 são pneus marcados que identificam o fabricante do veículo. A presença de tecnologias como o PNCS em nossos produtos demonstra aos motoristas a importância de escolher pneus especificamente desenvolvidos para seus carros, quando se trata de trocas de pneus. Esta é a única maneira em que os motoristas podem obter o melhor de seus veículos, que continuarão a se beneficiar das características incorporadas pelos engenheiros responsáveis ​no projeto original”.