Uma edição limitada e exclusiva de três pneus para scooter chamou a atenção dos visitantes que prestigiaram a Semana de Design de Milão, realizada na Itália, no início de abril. Fruto de parceria feita com um dos mais renomados designers britânicos, a “Pirelli by Tom Dixon” chamou a atenção, principalmente, pelo belíssimo desenho das bandas de rodagem.

A colaboração entre Pirelli e Tom Dixon, que resultou nessa verdadeira obra-prima, nasceu quase por acidente, no ano passado, na sede da Empresa em Milão, durante visita do designer ao Pirelli Hangarbicocca, Criada em 2004, a instituição, sem fins lucrativos, transformou uma antiga fábrica em uma local voltado para valorização da arte contemporânea. Na oportunidade, Dixon também conheceu a Fundação Pirelli, onde estão arquivados documentos sobre a história da Empresa desde sua fundação, em 1872; e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, onde ele pôde observar diversos processos de concepção de produto, inclusive o corte dos sulcos de um pneu sendo feito à mão.

Impressionado e fascinado com o que viu, o artista expressou o desejo de contribuir de alguma forma com o trabalho realizado pela Pirelli, no que foi prontamente atendido.  A Empresa deu a ele total liberdade para que criasse desenhos diferenciados para pneus de scooter. No segmento duas rodas, inclusive, há um crescente interesse dos motociclistas no que diz respeito ao design dos pneus, fator que em alguns mercados está se tornando elemento-chave na escolha do produto, tanto quanto qualidade e desempenho.