Ele é finlandês, tem 16 anos e já ostenta o título de campeão nacional de rally da Letônia. No início deste ano, passou a integrar a equipe da Peugeot-Pirelli que disputa o campeonato italiano de rally, ao lado do campeão Paolo Andreucci. Considerado um dos mais promissores jovens talentos da modalidade, Kalle Rovanpera já é velho conhecido da Pirelli.

O jovem campeão tem uma trajetória de competições que já incluía o uso de pneus Pirelli em competições predominantemente off-road. Neste ano, a parceria continua e o objetivo agora é obter experiência também no asfalto, utilizando os últimos lançamentos da empresa. “Desde o início, a Pirelli tem sido uma presença importante na minha carreira”, afirma Kalle.

O piloto não poupa elogios quando fala de sua nova fase. “Meu colega de equipe é o piloto mais bem-sucedido no campeonato italiano e a equipe tem um histórico como nenhuma outra. Graças ao apoio dos engenheiros da Pirelli, já aprendi muito sobre como tirar o melhor proveito dos pneus P Zero”, acrescenta.

A Pirelli tem uma longa história de apoio a jovens pilotos de rallies, feito por meio de iniciativas como o Pirelli Star Driver e o WRC Academy. Programas como esses ajudaram a impulsionar a carreira de talentos como Craig Breen, Elfyn Evans, Hayden Paddon e Ott Tanak, rumo à principal competição do gênero, o Campeonato Mundial de Rally.