A Pirelli entrará em campo ao lado de Javier Zanetti e outros grandes campeões que fizeram a história do futebol, como por exemplo o brasileiro Cafu, que foi o capitão da Seleção na conquista do pentacampeonato em 2002. A partida é uma iniciativa beneficente chamada de “O Jogo de Zanetti e Amigos para a Expo Milano 2015”, que será disputado no Estádio Meazza, do Milan, no dia 4 de maio de 2015.  O jogo no gramado de San Siro marcará o pontapé inicial para a Exposição Universal, que começa no dia 1º de maio, e tem na Pirelli uma das maiores parceiras desta ação e, ao lado da Alfa Romeo – outra importante parceira –, uma das patrocinadoras do evento. Estão confirmados para o jogo craques como os argentinos Hernan Crespo, Diego Colotto e Walter Samuel; o colombiano Ivan Cordoba; o chileno Ivan Zamorano; e os italianos Paolo Maldini, Roberto Baggio e Christian Vieri.

O apoio para “O Jogo de Zanetti e Amigos para a Expo Milano 2015” reafirma o compromisso da Pirelli com a promoção e divulgação do esporte como instrumento de integração e diálogo entre diferentes culturas e gerações, bem como reforça ainda mais a relação entre a Pirelli e a Expo. Em 2014, a Pirelli apoiou a “Partida Interreligiosa para a Paz”, promovida pela Fundação Javier Zanetti e pela Scholas Occurrentes, se posicionando como uma empresa que é embaixadora dos valores da diversidade, do multiculturalismo e do diálogo. Valores estes que são fundamentais para a Pirelli em todo o mundo.

Sendo uma das protagonistas da Expo Milano 2015, a Pirelli, em linha com a sua missão internacional, também contribui para este grande evento de repercussão internacional que, por vários meses, transformará a cidade de Milão no centro do mundo, em um encontro de diferentes culturas e estilos de vida. Por esta razão, a Pirelli já apoia o “Albero della Vita” (em tradução livre, “A Árvore da Vida”), que é o ícone da exposição e representa um símbolo da criatividade e da qualidade industrial que caracteriza a Itália dentro da exposição. Além disso, a Expo Milano 2015 já apoiou também a Pirelli, por meio do patrocínio da exposição “Forma e Desejo”, dedicada ao Pirelli CAL 2015, que terminou em março e foi organizada e produzida pela AGMM Giunti e pelo Palazzo Reale, local que sediou a exposição em seus próprios quartos.

O compromisso da Pirelli com “O Jogo de Zanetti e Amigos para a Expo Milano 2015” reforça o compromisso da Pirelli com a criação de uma sociedade solidária e ética, sobretudo entre os jovens, por meio de atividades esportivas. A paixão da empresa por esse tipo de iniciativa é antiga. Começou em 1895, com patrocínio de ciclismo; depois, em 1913, a Pirelli entrou no mundo do motociclismo (onde permaneceu até 1956, para voltar no fim da década de 1990); e se consagrou a partir de 2004, quando a marca se tornou patrocinadora exclusiva do Campeonato Mundial de Superbike.

No automobilismo, o envolvimento da Pirelli começou em 1907, quando os seus pneus calçaram um “Itala”, carro que participou da prova Pequim-Pars. Ali, se iniciou uma grande aventura da fabricante italiana de pneus no mundo das quatro rodas, pois ela também foi protagonista na famosa competição Mille Miglia, um dos maiores ralis do mundo. Nos dias atuais, a Pirelli é, desde a temporada de 2011, a fornecedora exclusiva de todas as equipes do Campeonato Mundial de Fórmula 1.

Além do mundo dos motores, um dos mais famosos relacionamentos que a Pirelli tem com o esporte é no mundo do futebol. Essa ligação começou em 1877, quando a produção de artigos de borracha para práticas esportivas começou e, em 1922, evolui para uma patente no tratamento da borracha usada na fabricação de bolas de futebol. Em 1926, Piero Pirelli – o filho do fundador da empresa – promoveu a construção do estádio de San Siro, ainda um dos locais mais simbólicos de Milão e que, hoje, recebe “O Jogo de Zanetti e Amigos para a Expo Milano 2015”. Mas foi em 1995 que a relação da Pirelli com o futebol tornou-se ainda mais próxima, quando a história da empresa se entrelaçou com a da Internazionale de Milão, um dos mais importantes e bem sucedisos clubes de futebol da história. Neste relacionamento, a Pirelli também se posiciona como apoiadora do projeto “Inter Campus”, nascido na Itália e, posteriormente, exportado também para outros países do mundo, com o objetivo de ajudar as crianças carentes, colocando-as em atividades escolares e esportivas.

O compromisso da Pirelli para a sociedade não se limita ao esporte, mas assume muitas formas de envolvimento social: desde a sua fundação, em 1872, a Pirelli tem profundo envolvimento com o progresso cívico em todas as comunidades onde possui operações industriais ao redor do mundo, apoiando social, ambiental, cultural e esportivamente iniciativas, tanto no contexto da saúde quanto da educação e do aperfeiçoamento de pessoas.