Dois segundos de diferença entre os dois tipos de pneus

Previsão de tempestade para amanhã

Os treinos livres desta sexta-feira se destacaram pela grande diferença entre o primeiro e o segundo. A sessão de abertura, TL1, começou às 14h (horário local) e ocorreu sob uma temperatura ambiente de 35ºC e temperatura da pista acima dos 50ºC. Já o segundo treino livre, TL2, começou às 18h e ocorreu com o céu já escuro, temperatura ambiente abaixo de 30ºC e a da pista na faixa de 32ºC.

Tanto o treino classificatório quanto a corrida serão disputados a partir das 18h, o que significa que o TL2 foi realizado em condições bem mais semelhantes às que serão vistas no sábado e no domingo. Nesta sessão, o P Zero Branco médio e o P Zero Amarelo macio, escolhidos para esta etapa, apresentaram exatamente a degradação térmica esperada, mesmo considerando que este asfalto é o mais abrasivo de toda a temporada e que as temperaturas estivessem acima dos 29ºC.

No Bahrein, é normal um aumento da degradação dos pneus conforme se alteram as condições de pista, e à medida que o vento sopra areia sobre o asfalto. Hoje, a diferença de performance entre os compostos esteve na casa dos 2s, o que permite uma série de estratégias para a corrida. No entanto, essa diferença poderá baixar ainda, conforme a pista for se emborrachando cada vez mais, principalmente, a cada evento suporte disputado ao longo do fim de semana.

O que realmente pode mudar tudo nesta corrida é a possibilidade de uma tempestade, que foi assinalada pelos serviços meteorológicos para amanhã. Se ela realmente ocorrer, acabará com a aderência do asfalto, como aconteceu, no fim de 2010, durante os testes de inverno daquele ano, no Bahrein. As ações de pista naquela época tiveram de ser suspensas, até que a tempestade se dispersasse.

Os pilotos da Mercedes conquistaram o primeiro e o segundo lugares no TL2, com Nico Rosberg à frente de Lewis Hamilton, mas os pilotos da Ferrari dominaram o TL1, com Kimi Raikkonen sendo melhor do que Sebastian Vettel. As análises iniciais de simulações de corrida sugerem uma disputa muito próxima entre as duas equipes.

Paul Hembery: “O padrão de degradação dos pneus de hoje foi exatamente aquele que esperávamos, principalmente no segundo treino livre, que foi a sessão mais significativa do dia. Pela perspectiva dos pneus, o primeiro treino livre não nos trouxe muitas informações significativas, até porque a temperatura estava 20ºC maior. E enquanto o padrão na coleta de dados é ligeiramente diferente das outras corridas – por causa dessa diferença de temperaturas entre os dois treinos –, percebemos que o pneu macio será a peça-chave desta prova. Afinal, ele tem sido 2s mais rápido do que o composto médio. No entanto, temos ouvido muita gente no pitlane falando sobre uma possível tempestade nos treinos de amanhã, o que, certamente, não é bom para ninguém – principalmente em relação aos pneus. Mas vamos ver o que o classificatório nos reserva amanhã”.

Treino Livre 1 Treino Livre 2
1. Raikkonen 1min37s827 Médio novo 1. Rosberg 1min34s647 Macio novo
2. Vettel 1min38s029 Médio novo 2. Hamilton 1min34s762 Macio novo
3. Bottas 1min38s390 Médio usado 3. Raikkonen 1min35s174 Macio novo


Estatísticas de hoje dos pneus

Médios Macios Intermediários Chuva
Kms percorridos * 3206 1836 0 0
Kits usados no total ** 59 20 0 0
Maior número de voltas ** 25 22 0 0

* Os números acima referem-se ao total de quilômetros percorridos durantes os Treinos Livres 1 e 2 hoje, somados todos os pilotos.

Fato do dia Pirelli:

O Bahrain é um arquipélago de 33 ilhas. A maior delas, onde o circuito está localizado, possui 55 quilômetros de extensão e 18 de largura, enquanto as áreas de Sitra e Al Muharraq são ilhas realmente separadas.

Os pneus definidos até agora para a temporada 2015

P Zero Vermelho P Zero Amarelo P Zero Branco P Zero Laranja
Austrália Macio Médio
Malásia Médio Duro
China Macio Médio
Bahrein Macio Médio