OS CRITÉRIOS FORAM INOVAÇÃO, SUSTENTABILIDADE, QUALIDADE E SERVIÇO

OS GASTOS DA PIRELLI COM SUPRIMENTOS E SERVIÇOS FOI DE CERCA DE QUATRO BILHÕES DE EUROS AO LONGO DE 2014

Itália, Alemanha, Inglaterra, Indonésia, China e Japão. De leste a oeste, um grupo de empresas dedicadas a inovação, sustentabilidade e serviço. Esses são os países de onde vêm os nove vencedores do Pirelli Supplier Award 2015, a tradicional maneira que a companhia italiana tem de reconhecer a qualidade de seus melhores fornecedores.

A quarto ano da cerimônia do Supplier Award, realizada na histórica sede da Pirelli em Milão, foi toda sobre inovação. Esse foi um dos principais critérios que levaram o departamento de compras da Pirelli a premiar as empresas Hogg Robinson Group, Promoidea Spa, Fincons Spa, Kirana Megatara, HF MIXING GROUP, Hamburg Sued, JSR Corporation, Cordenka Gmbh, e Shandong Yanggu Huatai Chemical.

Todas essas companhias possuem backgrounds bem diferentes, indo de agências de viagens e eventos até consultorias de TI e logística, bem como produtores de borracha sintética e natural.

Mas a inovação não foi a única base com que os fornecedores foram julgados. Outros fatores importantes como sustentabilidade, qualidade e nível de serviço também foram relevantes. A Pirelli dá uma atenção especial a colaboração com seus fornecedores, que são considerados parceiros de negócios vitais no coração da estratégia corporativa da companhia, que está cada vez mais focada no setor premium.

Luigi Staccoli, Chief Purchasing Officer da Pirelli: “As diversas nacionalidades de nossos fornecedores reforçam como a Pirelli realmente é uma empresa global. Os ganhadores dos nossos prêmios vêm de todas as partes do mundo, mas estão unidos em suas habilidades de oferecer qualidade e inovação por meio de seus produtos e serviços em um mercado internacional muito competitivo. Bem como fornecedores de matérias primas, também premiamos empresas especializadas em logística e software. Isso demonstra como todas essas habilidades diversas, integradas com nossas próprias capacidades, se somam para o sucesso geral da Pirelli, graças a contribuições inovadoras de know-how e experiência. Para a cerimônia de 2015, também demos um prêmio especial de sustentabilidade para a Kirana Megatara, que demonstrou como gerenciar responsavelmente toda a cadeia de valor. Como já é tradição, estamos levando nossos melhores fornecedores para a pista de testes de Vizzola, para dar a elas a chance de testar e colocar em ação os pneus que seus profissionalismos ajudaram a construir.”

A divisão de compras da Pirelli é formada por 177 especialistas espalhados ao redor do mundo, sendo que 40 deles trabalham na sede, em Milão. A cada ano, esse departamento vital seleciona e gerencia 12 mil fornecedores, baseando seus critérios de seleção em fatores que incluem segurança, habilidade de inovar, qualidade dos materiais, sustentabilidade e eficiência na cadeia der fornecimento. Esse rigoroso processo não examina apenas as próprias empresas, mas também os fornecedores dos fornecedores.

SUPPLIER AWARD 2015

HRG (Hogg Robinson Group) Viagens e eventos Itália
Promoidea Spa Motorsport San Marino
Fincons Spa ICT Itália
Kirana Megatara Borracha natural Indonésia
HF MIXING GROUP Equipamentos Alemanha
Hamburg Sued Logística Alemanha
JSR Corporation Matéria prima Japão
Cordenka Gmbh Matéria prima Alemanha
Shandong Yanggu Huatai Chemical Matéria prima China