Estimular a inclusão e o respeito às diferenças é o objetivo central do Ciao!. O programa, criado pela Pirelli para a contratação de pessoas com deficiência (PCD), visa aumentar a empregabilidade e, principalmente, inseri-los na equipe da fabricante de pneus que, hoje, conta com mais de 38 mil pessoas no mundo, sendo 12 mil nas unidades brasileiras.

O Ciao! será implantado em todas as fábricas da Pirelli no Brasil. O programa iniciou este ano com a criação de uma turma-piloto na unidade de Santo André, que conta com a participação de 15 jovens aprendizes da região oriundos da parceria com a APAE e SENAI, visando a capacitação de jovens aprendizes. Os PCDs serão capacitados como assistentes administrativos pelo SENAI, em um curso com duração de um ano. No segundo semestre deste ano, as cidades Gravataí (RS) e Campinas (SP) integram o programa e, em 2015, Feira de Santana (BA).

Todas as turmas de aprendizes passam um estágio prático na companhia, nas áreas administrativas e das unidades, como engenharia, recursos humanos e qualidade. No final do programa, os jovens estarão aptos a ocupar cargos de auxiliares, como, por exemplo, suporte à informática e organização de documentos e de arquivos.

Para garantir a integração das pessoas com deficiência (PCDs) e, ainda, promover uma convivência natural entre os pares, a área de Recursos Humanos e demais setores que receberão os participantes do Ciao! passarão por treinamentos e palestras. “A participação e o envolvimento de todos é fundamental para o resultado final do programa. Temos certeza do sucesso e importância deste programa para a companhia e para a sociedade”, conclui Giusepe Giorgi, diretor de recursos humanos da Pirelli na América do Sul.

“Uma curiosidade é que o nome ‘Ciao’, tradução de ‘Oi’ para italiano, foi inspirado nas iniciais dos conceitos que norteiam o programa, que são Convivência, Inclusão, Autonomia e Oportunidades”, comenta Giorgi.

Ciao! em evolução

 

O programa não para por ai: as próximas etapas estão em fase de estudo, cuja elaboração tem como objetivo aumentar ainda mais a inclusão de pessoas com deficiência, sem limite de idade. Neste momento, a Pirelli está mapeando postos de trabalho que possam aumentar e se encaixar neste programa inclusão.