A Pirelli é a mais nova patrocinadora do Instituto Inhotim, em Brumadinho, no Estado de Minas Gerais, um dos mais relevantes acervos de arte contemporânea do mundo e uma coleção botânica que reúne espécies raras e de todos os continentes. Por meio da lei de incentivo à cultura, a fabricante de pneus patrocinará a manutenção pelo período de mais de um ano, além de outros projetos de cunho cultural e ambiental, destinando R$ 2 milhões.

No âmbito cultural, a Pirelli apresentará o “Inhotim em Cena 2014”, que contempla uma agenda cultural com apresentações de grupos e artistas de expressão nacional ao longo do ano. O projeto desenvolve e fortalece a atuação do instituto no cenário da música e das artes cênicas, além de sua presença nas artes contemporâneas. São três grandes shows de música instrumental, duas intervenções artísticas, mini festival de música contemporânea, composto por quatro concertos, e mostra de artes cênicas, com cinco apresentações.

No campo da educação ambiental, a parceria se faz por meio do projeto “Jovens Agentes Ambientais Brasil”, na cidade paulista de São José do Rio Preto, ao promover a inclusão socioambiental e a formação de jovens da rede pública em cidadãos conscientes e agentes multiplicadores em prol do meio ambiente. Com o apoio da Pirelli, os jovens trabalharão a temática da seringueira e do ciclo da borracha, sob os aspectos social, ambiental e econômico da sustentabilidade.

Serão atendidos 50 estudantes do ensino médio, divididos em duas turmas. Cada turma participará de 21 encontros na comunidade onde se inserem e em Inhotim, além de poderem interagir e buscar informações adicionais em plataforma virtual específica do projeto.

“Somos grandes apoiadores do cenário cultural e social das comunidades em que estamos inseridos. Ao conhecer as maravilhas do Instituto Inhotim, não pensamos duas vezes e buscamos a melhor maneira de fomentar e manter este verdadeiro patrimônio nacional, no ano em que celebramos 85 anos de presença no Brasil”, afirma Paolo Dal Pino, presidente da Pirelli para a América Latina. O patrocínio tem início em abril de 2014 e vai até o fim de junho de 2015.

“O patrocínio da Pirelli será fundamental para consolidar o Inhotim em Cena 2014 na agenda cultural do estado. Além disso, será uma oportunidade de ampliar as fronteiras geográficas dos nossos projetos educativos ao nos propor a atuação em São José do Rio Preto. Esperamos que seja uma parceria duradoura”, avalia o diretor executivo do Inhotim, Antonio Grassi.

Além desta parceria, a Pirelli apoia há mais de 20 anos a coleção de fotografias FotoBienal Masp, o Museu de Arte Moderna de São Paulo, a Semana de Cinema Italiano, entre outros projetos.