. A tecnologia sob medida da Pirelli é destaque do 84º Salão de Genebra, em que os carros mais aguardados estreiam montados em pneus P Zero e Cinturato projetados especialmente para cada modelo.

Para demonstrar as características e o desempenho, cada carro se beneficia do pneu desenhado sob medida pelos especialistas da Pirelli em estreita colaboração com os engenheiros de cada montadora – como Ferrari California T, Lamborghini Huracàn e McLaren 650, assim como os modelos mais recentes da Audi, BMW, Jaguar e Mercedes.

Esses pneus, testados e homologados pelo mesmo time que projeta os veículos nas montadoras, são caracterizados por uma marcação específica na lateral do pneu que funciona como o selo de legitimidade do pneu, facilitando a identificação no momento da reposição. Esse conceito tem o suporte de todas as montadoras premium, que buscam constantemente pneus com tecnologia avançada para trabalhar com os sistemas de controle de tração e de conforto, associados aos seus modelos top de linha.

Incluindo os carros equipados com pneus Pirelli no Geneva Motor Show, o pneu P Zero obteve 380 homologações desde 2007, significando que em apenas sete anos os engenheiros da Pirelli projetaram e desenvolveram 380 versões diferentes do P Zero: um pneu elaborado sob medida para atender os requisitos de todos os modelos do segmento premium e prestígio.

O outro pneu com um número recorde de homologações na Pirelli é o Cinturato P7: 170 em seus cinco anos de vida.

Cada homologação é perfeitamente adaptada às necessidades individuais de cada modelo, o que significa que não se deve pensar no P Zero ou no Cinturato meramente como equipamento original, mas sim como uma família de pneus da qual são derivadas versões especiais, especialmente desenvolvidas para os carros que equipam.

Entre os modelos mais recentes que utilizam os pneus Pirelli no Salão de Genebra estão o Audi TT, o Cabriolet S1 e S3, a última geração de BMW X5, o Mercedes C Class e S600 assim como o Jaguar F Type, XFR e XJR.

Do segmento prestígio, todos os carros mais desejados do Salão estão montados com Pirelli: a Ferrari California T, o Lamborghini Huracàn e a McLaren 650S.

MAIS DE 380 PNEUS P ZERO SOB MEDIDA

As características base do P Zero são sua extraordinária aderência tanto em retas como em curvas, alto padrão de segurança graças às distâncias de frenagem em piso molhado ou seco, dirigibilidade e conforto. O P Zero usa nano-compostos especiais na banda de rodagem e no talão, garantindo uma condução confortável e desempenho esportivo. O projeto de banda de rodagem garante máxima aderência em superfícies úmidas graças a três ranhuras longitudinais largas, o que também otimiza o conforto acústico, além do perfil assimétrico que garante o desgaste consistente.

A estrutura do P Zero controla qualquer deformação do perfil mesmo em altas velocidades (até 370 quilômetros por hora).

Atualmente, o P Zero está disponível nas larguras de /50 a /25, para rodas de 17 a 21 polegadas.

CINTURATO P7: REFERÊNCIA PARA O SETOR PREMIUM

O Cinturato P7, o primeiro pneu ecológico de alto desempenho elaborado pela Pirelli para carros com motores de média a alta potência, segue em contínua em estreita colaboração com as montadoras líderes no mundo. Em apenas um curto espaço de tempo, o produto atingiu a liderança do segmento e foi aprovado em diversos testes internacionais. Mais especificamente, o Cinturato P7 garante um baixo impacto ambiental graças ao sistema de nano-materiais e polímeros especiais nos compostos, que resulta em redução de peso quando comparado a qualquer pneu de referência em sua categoria.

Além disso, o Cinturato P7 reduz em 20% a resistência ao rolamento diminuindo, assim, as emissões de CO2, e oferece uma redução de 4,2% no consumo de combustível. O projeto de padrão de banda de rodagem assimétrico, que oferece máxima segurança mesmo em superfícies molhadas e em curvas, reduz em 30% o ruído quando comparado com qualquer pneu de sua categoria. O projeto sofisticado faz com que a banda de rodagem do Cinturato P7 tenha um desgaste uniforme, garantindo que o desempenho permaneça consistente ao longo de todo o ciclo de vida do pneu.

UM PNEU P ZERO SOB MEDIDA PARA O ‘FURACÃO’ LAMBORGHINI

A Pirelli desenvolveu pneus P Zero sob medida para o novo Huracàn da Lamborghini. O super-carro mais recente vindo de Sant’Agata utiliza pneus P Zero desenvolvidos sob medida como equipamento original, nas medidas 245/30ZR20 na frente e 305/30ZR20 na traseira.

Essa abordagem personalizada significa que os pneus Pirelli podem responder perfeitamente ao desempenho alucinante oferecido pelo Huracàn, que pode acelerar de 0 a 100 quilômetros por hora em apenas 3,2 segundos, atingindo uma velocidade máxima de mais de 325.

O desenvolvimento desses pneus P Zero especiais, distinguido por um L na lateral para denotar a marca a qual pertence, usou uma série de tecnologias de simulação vinda da Fórmula 1. Isso significa que o número de protótipos do pneu “real” durante a fase de pesquisa foi reduzido em 50%.

Além disso, graças ao uso de compostos diretamente derivados de modelos esportivos, a rodagem e aderência aumentaram em 7% quando comparados ao P Zero da geração anterior: outra prova do processo contínuo e constante da evolução dessa ilustre família de pneus Pirelli.

Em particular, os engenheiros da Pirelli trabalharam conjuntamente com seus parceiros na Lamborghini para otimizar o perfil dos pneus, o que propicia uma maior área de contato em curvas e melhor distribuição de pressão na superfície da estrada, garantindo estabilidade melhorada em todas as condições de uso.

O projeto assimétrico, destacado por um cotovelo externo com blocos de banda de rodagem largos, permite estabilidade ótima na condução esportiva, reduzindo as distâncias de frenagem em 5% graças ao uso de novos compostos. A parte interna, com mais ranhuras, foi projetada para ajudar a colocar mais força de aderência ao pavimento em termos de tração. Essa evolução reduz o deslizamento e garante uma aderência perfeita entre o pneu e a superfície, melhorando a segurança: principal objetivo da Pirelli em cada evolução.

FERRARI E PIRELLI: PNEUS P ZERO DAS PISTAS DE CORRIDA PARA A ESTRADA

A indústria automotiva como um todo tem sempre se inspirado no mundo da Fórmula 1. Em nenhum lugar isso é mais verdadeiro do que no caso da Ferrari: incluindo os pneus que o modelo mais recente da fábrica de Maranello está usando. A Ferrari California T, um dos carros mais ansiosamente aguardados do Salão de Genebra, é equipado com pneus P Zero Pirelli como equipamento original.

O California ostenta o ‘T’ em seu nome graças ao seu motor turbo, que, no espírito das normas da Fórmula 1, reduz o consumo de combustível em 15%. A Pirelli também se baseou em sua experiência como fornecedora de pneu exclusiva para os veículos esportivos para o desenvolvimento de um pneu sob medida para o carro que utiliza o know-how da Fórmula 1, com uma faixa de operação e utilização mais ampla.

Os novos pneus, distinguidos pela marca ‘F01’ em suas laterais, estão disponíveis em 19 e 20 polegadas.

Ao desenvolver esses pneus P Zero exclusivos, os engenheiros da Pirelli se concentraram particularmente nos componentes para reduzir a geração de calor e em materiais internos para distribuir melhor todas as forças variadas. O resultado desse trabalho foi uma resistência de rodagem reduzida na ordem de 10 ou 15%.

Outra prioridade foi a estrutura do pneu, projetada desde o início para se adaptar o melhor possível aos avanços técnicos do California, especialmente aos novos amortecedores, mas sem comprometer o conforto e a experiência esportiva que é a essência da Ferrari. A interação perfeita entre o novo sistema de condução e os pneus ajuda a obter uma condução mais reativa, particularmente na estrada, em que o design do P Zero contribui para uma distância de frenagem de não mais que 34 metros.

ESTRADAS ITALIANAS RECEBEM O NOVO MCLAREN 650S: PNEUS P ZERO PIRELLI

A parceria técnica entre a Pirelli e McLaren atingiu outra importante etapa com o novo McLaren 650S. O lançamento da McLaren Automotive estreia mundialmente na 84ª edição do Salão de Genebra, e será equipado somente com pneus Pirelli.

O McLaren 650S será equipado com pneus P Zero Corsa, na medida 235/35R19 na dianteira e 305/30R20 na traseira. Assim como o 12C e o 12C Spider, o trabalho de desenvolvimento realizado para esse carro resultou em uma evolução personalizada completamente inovadora do P Zero Corsa Assimétrico, distinto por ‘MC1’, especialmente desenvolvido para atender as características do 650S, utilizando a última tecnologia em termos de materiais e de processos.

O perfil assimétrico dos pneus dianteiros otimiza a aerodinâmica e o desempenho do McLaren 650S. Graças ao novo projeto da lateral, o coeficiente de arrasto dos pneus melhorou em cinco por cento. Isso se traduz em redução de consumo de combustível, sem comprometer a dirigibilidade e rodagem em superfícies úmidas que caracteriza os pneus direcionais da Pirelli.

O trabalho de desenvolvimento no perfil dos pneus frontais também resultou em um aumento na rigidez da própria banda de rodagem por volta de 13 por cento, aprimorando o desempenho em volta do pneu.

O P Zero, que proporciona conforto para o dia-a-dia, pode ser montado sem custo, enquanto a Pirelli desenvolveu o pneu de inverno Sottozero 3 para a McLaren 650S.

PIRELLI SE ALIA À MERCEDES PARA O DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA DE MOBILIDADE AMPLIADA

A Pirelli equipa todos os modelos Mercedes de última geração: o Classe A, o CLA, o novo Classe C, o Classe S flagship e também a SUV ML. Esses pneus, especialmente desenvolvidos para os modelos, podem ser identificados com a marca MOExtended em sua lateral.

Essa nova tecnologia, desenvolvida em conjunto pelos engenheiros da Mercedes e da Pirelli, combinam as vantagens da mobilidade ampliada com as marcações de nível de conforto que são sinônimo da montadora alemã, contribuindo também para a economia de energia.