A Pirelli ganhou o cobiçado prêmio Volkswagen Group Award 2013, com o qual a montadora premia seus melhores fornecedores internacionais. A empresa italiana foi apontada como “campeã mundial” pela Volkswagen por ser uma parceira confiável, forte e comprometida a apoiar o grupo O Grupo Volkswagen também classificou a Pirelli como uma empresa de “forte compromisso, competitividade e capacidade de inovação, com o desenvolvimento da tecnologia auto-selante destacando o know-how técnico da empresa e a capacidade de enfrentar os desafios futuros”.

O prêmio foi dado à Pirelli em cerimônia realizada em Dresden, na Alemanha, pelo Presidente do Conselho de Administração da Volkswagen AG, Martin Winterkorn e o Francisco Javier Garcia Sanz, membro do conselho da Volkswagen AG .

Esse reconhecimento é o resultado de uma parceria de vários anos, em que a Pirelli fornece seis milhões de pneus de alta performance por ano para o Grupo Volkswagen, além de trabalhar em soluções sob medida para modelos de série, que também se tornaram uma referência no o mercado de reposição.

A Pirelli tem atualmente mais de 200 homologações para o Grupo Volkswagen, em medidas que variam de 15 a 21 polegadas. Outras 250 homologações estão atualmente em desenvolvimento, muitas das quais irão entrar em produção nos próximos anos.

A lista de modelos de luxo equipados pela Pirelli é longa, alguns exemplos são os Porsche Carrera, Boxster, Cayenne e Panamera, bem como os Lamborghini Aventador e Gallardo, os Bentley Continental GT e Flying Spur, bem como os Audi A3, A4, A5, A6, A7, A8, Q3, Q7, RS5, RS6 e TT, além dos Volkswagen Tiguan, Touareg, Phaeton e Golf.

A parceria entre os dois grupos não se limita apenas ao mercado europeu, se estendendo a outros territórios, como a América Latina, México e China.  A Pirelli e Grupo Volkswagen também estão envolvidos no desenvolvimento de negócios conjuntos na Rússia e nos Estados Unidos.