Após um total de cerca de 7 milhões de quilômetros de testes em rodovias alemãs, suecas, italianas e brasileiras, rodados por 176 pneus equipados com Cyber™Fleet instalados em 28 veículos diferentes, ocorreu o lançamento brasileiro do sistema da Pirelli que permite o monitoramento automático da pressão e temperatura do pneu em tempo real.

Conduzidos com sucesso nos últimos meses com o auxílio de frotas brasileiras e alemãs, os testes destacaram a redução nos custos de operação, graças ao menor consumo de combustível e à maior vida útil dos pneus, em aproximadamente mil euros nos veículos utilizados nas rodovias europeias e um valor similar para um veículo brasileiro.

O sistema está pronto para o mercado latino-americano e estará disponível na Europa no começo de 2013. Nesse período, o Cyber™ Fleet demonstrou mais uma vez seu papel essencial no gerenciamento de frotas, permitindo redução real nos custos de operação dos veículos. Na realidade, graças ao seu monitoramento da pressão e temperatura do pneu em tempo real, o Cyber™ Fleet proporciona menor consumo de combustível, redução das emissões de CO2 e aumento da segurança nas estradas.

Como na Europa, os números do Brasil confirmam esse fato, pois nesse caso, todos os pneus utilizados estavam abaixo da pressão de enchimento. Não podemos deixar de enfatizar que a não observância da pressão recomendada pelo fabricante, circulando com pneus com excesso ou falta de pressão, resultará em maior resistência de rodagem, bem como desgaste irregular, dificuldade de controle do veículo e maiores distâncias de frenagem, com um efeito adverso no consumo de combustível, vida útil do pneu e segurança na estrada.

Como uma confirmação adicional do sucesso alcançado no Brasil, o país já conta com 30 frotas equipadas com o novo dispositivo da Pirelli.