Um novo circuito para as equipes da Fórmula 1

A Pirelli fornecerá um jogo extra de pneus duros para cada piloto no GP dos Estados Unidos, que será realizado neste fim de semana. A medida foi tomada porque o circuito de Austin será usado pela primeira vez por pilotos e equipes da categoria.

Para a penúltima etapa da temporada, a fabricante italiana escolheu os compostos PZero Branco (médio) e PZero Prata (duro) e disponibilizará um jogo a mais do segundo tipo durante os treinos livres, para ajudar as equipes a conhecer a nova pista.

“Escolhemos os compostos médio e duro porque pensamos que será uma pista bem exigente, baseado nas amostras de asfalto e nos dados de simulação que acumulamos”, disse Paul Hembery, diretor de Motorsports da Pirelli. Se os estudos iniciais da fornecedora de pneus forem confirmados, o traçado de 5.515 metros deve proporcionar uma degradação agressiva da borracha.

“Naturalmente, optamos por uma decisão um pouco mais conservadora, para cobrir todas as possibilidades em um circuito totalmente novo. Mas a escolha para Abu Dhabi também havia sido conservadora e, mesmo assim, vimos uma das corridas mais emocionantes do ano”, ponderou.

Apesar dos novos desafios do Circuito das Américas, Hembery acredita que a Pirelli não deverá encontrar imprevistos ao longo do fim de semana. “Lidar com o desconhecido é uma situação com a qual estamos acostumados. A maioria das pistas era desconhecida nossa no ano passado”, completou.

Os pneus definidos pela Pirelli em 2012:

P Zero Vermelho P Zero Amarelo P Zero Branco P Zero Prata
Austrália (18/3) Macio Médio
Malásia (25/3) Médio Duro
China (15/4) Macio Médio
Bahrein (22/4) Macio Médio
Espanha (13/5) Macio Duro
Mônaco (27/5) Supermacio Macio
Canadá (10/6) Supermacio Macio
Europa (Valencia) (24/6) Macio Médio
Inglaterra (8/7) Macio Duro
Alemanha (22/7) Macio Médio
Hungria (29/7) Macio Médio
Bélgica (2/9) Médio Duro
Itália (9/9) Médio Duro
Cingapura (23/9) Supermacio Macio
Japão (7/10) Macio Duro
Coréia do Sul (14/10) Supermacio Macio
Índia (28/10) Macio Duro
Abu Dhabi (4/11) Macio Médio
EUA (18/11) Médio Duro
Brasil (25/11) Médio Duro