Os novos pneus de 17 polegadas Pirelli Diablo™ Superbike passaram nos testes e serão utilizados no Campeonato a partir da próxima temporada.

No início de julho de 2012, as seguintes equipes participaram dos testes no circuito espanhol Motorland Aragón: Aprilia Racing
Team, Althea Racing, Honda World Superbike Team, Fixi Crescent Suzuki, BMW Motorrad Motorsport, BMW Motorrad Italia Goldbet, Kawasaki Racing Team e Pata Racing Team.

Em duas sessões de 2 horas e 20 minutos cada, os pilotos testaram o Diablo™ Superbike de 17 polegadas em três diferentes soluções para a frente e duas soluções para a traseira, todos eram do composto intermediário SC1, mas eram diferentes em termos de estrutura, materiais de construção e perfis.

Na maioria dos casos, os pilotos melhoraram consideravelmente o tempo da volta em conseguindo até 1,5 segundos enquanto outros bateram com o desempenho alcançado pelos pneus de 16,5 polegadas.

Graças ao feedback recebido durante os testes, a Pirelli finalizou a solução que recebeu o maior número de elogios dos pilotos. Sendo então desenvolvida na melhor solução será o pneu do ano seguinte de referência SC1, além de toda a gama de compostos que estarão disponíveis para clientes, a partir de 2013.

A Pirelli acredita que é o momento certo para introduzir o pneu de 17″ Superbike, tendo em vista que os fabricantes de motocicletas e o mercado estão prontos para a mudança; algumas motos super esport no mercado já usam pneus de grande porte e motociclistas estão prontos para usar os pneus de 17 polegadas de alto desempenho.

O Campeonato Mundial de Superbike é um teste valioso e também um campo de treinamento permitindo a Pirelli estudar e desenvolver melhores pneus de 17″, junto com outros produtos da mais alta qualidade, desenvolvidos e aperfeiçoados com a ajuda de campeões da Superbike.