São Paulo, 03 de julho de 2012 – Neste fim de semana, a GP2 e a GP3, categorias de base para a Fórmula 1, chegam à Silverstone junto com a Fórmula 1 para disputar a etapa inglesa das categorias, que marca o inicio das novas regulamentações de pneus para a GP2, onde cada piloto receberá cinco jogos dos pneus slick da Pirelli, e não mais quatro jogos como era feito anteriormente.

Até agora, as regras permitiam que cada piloto da GP2 recebesse apenas três conjuntos do composto indicado como o mais duro e um conjunto do composto mais macio para o fim de semana. A partir de Silverstone, eles terão um conjunto extra do composto mais macio e, portanto, podem testar o pneu durante os treinos livres ao invés de salvá-lo para a qualificação. Este último movimento também abre mais uma oportunidade para diferentes estratégias de corrida, seguindo o objetivo da Pirelli na categoria, que é preparar os pilotos para os desafios que irão enfrentar quando ingressarem na Fórmula 1.

Em Silverstone, cada carro da GP2 utilizará os pneus P Zero médios e macios. Para a GP3, serão disponibilizados os pneus P Zero duros, com apenas um composto disponível para cada fim de semana de corrida.

Os carros de GP3 tem uma força aerodinâmica muito menor, assim dependem muito mais de aderência mecânica através da suspensão. Isso significa que os carros devem utilizar um pneu mais duro devido à abrasividade e a quantidade de borracha que fica a pista de Silverstone.

Um carro de GP2, por outro lado, tem uma aerodinâmica mais avançada e, por isso, podem largar com um composto mais macio. Consequentemente, os pneus médios e macios são a escolha ideal para o circuito britânico que exige manter-se em alta velocidade.

Para Mario Isola, gerente de motorsports da Pirelli, diz que os regulamentos mais recentes da GP2 permitirão aos pilotos ganhar mais experiência com os pneus e aprender a melhor forma de usá-los. “Vai ser interessante ver se pilotos e equipes conseguirão aproveitar os novos regulamentos para conseguirem resultados direto dos boxes. As condições meteorológicas em Silverstone são muito variáveis, que claramente poderia afetar o comportamento dos pneus de uma sessão para a próxima.”

Na sexta-feira, 6 de julho, os pilotos da GP3 irão participar de uma sessão de treinos em Silverstone enquanto os pilotos da GP2 farão uma sessão única de treinos e de qualificação. No sábado, 7 de julho, a GP3 concluirá a sua sessão de qualificação na parte da manhã, seguido da primeira corrida da GP2 (29 voltas) e à tarde tem a primeira corrida da GP3 (14 voltas). No domingo, 8 de julho, a segunda corrida da GP3 ocorre de manhã (14 voltas), depois tem a segunda corrida da GP2 (21 voltas).