A nova linha PN16 da Pirelli foi projetada para minicarregadeiras, veículos muito versáteis, utilizados em diversas aplicações, principalmente em centros urbanos. Trata-se de um pneu mais robusto e tem como principal diferencial o design bidirecional da banda de rodagem, que possibilita ótima capacidade de tração em ambos os sentidos.

O PN16 representa uma evolução dos pneus para este tipo de veículo, que, devido ao seu pequeno porte e versatilidade, é amplamente utilizado em obras civis e serviços de manutenção nos centros urbanos. A banda de rodagem foi projetada com um desenho bidirecional, pois a situação mais comum nestes tipos de aplicações é a constante movimentação do veículo para frente e para trás. Nesta circunstância, o inovador desenho do PN16 auxilia nas manobras, mantendo a capacidade de tração inclusive em marcha à ré.

Para garantir a durabilidade, a Pirelli projetou uma camada de borracha reforçada com 11 mm de espessura entre o fundo dos sulcos e a carcaça, além de flancos mais robustos, aumentando a resistência contra impactos e cortes laterais. Soma-se a essa característica o formato arredondado dos ombros, que proporciona mais resistência ao arraste lateral. O talão, que apresenta geometria dimensionada para o melhor acoplamento do pneu ao aro, também é reforçado para suportar esforços laterais, por meio de um friso maior e mais espesso.

Inicialmente são duas as medidas disponíveis tanto para o mercado de reposição quanto o mercado de Equipamento Original: 12-16.5 10PR e 10-16.5 10PR.

“A equipe de engenharia da Pirelli foi a campo inicialmente para ouvir as opiniões dos usuários desse segmento e projetou um produto realmente inovador. Após dois anos de trabalho de pesquisa e desenvolvimento estamos lançando no mercado uma excelente solução para esta aplicação”, diz Flávio Bettiol Junior, diretor da Unidade de Negócios Caminhão e Agro da Pirelli.