PIRELLI CRIA O “FORMULA 1 TEAM”, EQUIPE TOTALMENTE DEDICADA AO DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO DE PNEUS PARA O FORNECIMENTO DA MAIOR COMPETIÇÃO AUTOMOBILÍSTICA DO MUNDO

OS PNEUS SERÃO DESENVOLVIDOS NO CENTRO DE PESQUISA DA EMPRESA EM MILÃO E PRODUZIDOS NA FÁBRICA DE IZMIT, NA TURQUIA, ONDE OS OUTROS PNEUS DE COMPETIÇÃO DA PIRELLI SÃO ATUALMENTE PRODUZIDOS

O PROJETO DA FORMULA 1 NÃO TEM IMPACTO NA ESTRATÉGIA
FINANCEIRA JÁ EXISTENTE DA EMPRESA

O presidente mundial do Grupo Pirelli, Marco Tronchetti Provera, e o
CEO mundial da Pirelli Pneus, Francesco Gori, apresentaram para a imprensa os planos da companhia para o fornecimento de pneus para a Fórmula 1 no período de três anos, entre 2011-2013.

Dentre os planos da empresa está a criação de uma equipe exclusiva para o desenvolvimento e produção de pneus para a Fórmula 1. Este time é formado por engenheiros e pesquisadores que acumularam experiência em campeonatos automobilísticos do mais alto nível: dedicados à criação de produtos campeões para ralis, Superbike, Rolex Sports Car Series da América do Norte e corridas GT, assim como para várias outras categorias. Desta forma, garante-se que as demais áreas da empresa permanecerão dedicadas aos outros negócios andamento.

A fim de cumprir os requisitos das equipes de Fórmula 1 em termos de confiança, segurança e performance, os engenheiros da Pirelli já estão trabalhando na simulação de modelos e compostos de pneus mais adequados às condições rigorosas de uma corrida de Grand Prix.

A equipe da Fórmula 1 será formada por um grupo internacional de pessoas com base em Milão, sede do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli Pneus. Esta área é tradicionalmente o coração do desenvolvimento da tecnologia de ponta da Pirelli e é formada por 1.000 engenheiros pesquisadores, que trabalham em cinco centros de desenvolvimento em todo o mundo. A Pirelli Pneus destina todos os anos entre 3 e 4% de seu faturamento a esta área, o maior investimento para a pesquisa entre as fabricantes de pneus. Os esportes a motor se beneficiaram por muitos anos das inovações introduzidas pelo departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli nos pneus de alta performance.

Os pneus da Fórmula 1 serão produzidos na fábrica da Pirelli em Izmit, na Turquia, em uma área que é totalmente dedicada a pneus da competição.

Conforme estabelecido pela FIA (Fédération Internationale de l’Automobile), o contrato de fornecimento de pneus para a Fórmula 1 inclui o desenvolvimento de seis tipos diferentes de pneus para todo a temporada. Quatro destes serão slick – com compostos diferentes para atender a várias superfícies de asfalto seco – um pneu será para chuva pesada e, finalmente, um pneu será intermediário, para condições de umidade e chuva leve.

Em cooperação com as equipes, a Pirelli também está pronta para desenvolver tecnicamente os pneus do futuro, especialmente no que diz respeito aos aros.

O atual cenário econômico trouxe uma abordagem de colaboração com as equipes no tocante à produção e custos logísticos do fornecimento de pneus para a Fórmula 1. A Pirelli também vai investir em atividades de Comunicação para reforçar os valores tecnológicos e de produção associados com a Fórmula 1, utilizando recursos já reservados para este propósito. A Fórmula 1 se tornará uma importante vitrine para o crescimento comercial e industrial da marca Pirelli, sem impactar na estratégia financeira da companhia.

Nos próximos anos, a previsão é de que a Fórmula 1 atraia cerca de dois bilhões de telespectadores por temporada, com uma cobertura de mídia importante inclusive nos mercados emergentes. A estratégia de desenvolvimento de negócios e crescimento da Pirelli, concentrada nestas regiões, se beneficiará com a visibilidade mundial associada à Fórmula 1, que ajudará a promover a marca e maximizar o retorno sobre o investimento em marketing.

Mais informações, bem como fotografias e vídeos, estão disponíveis no website

http://www.pirelli.com/web/media/press_area/default.page