A Pirelli irá fornecer pneus para 69% dos carros que vão se alinhar no grid da primeira rodada dupla da temporada 2010 do Itaipava GT Brasil, nos dias 20 e 21 de março, no Autódromo de Interlagos – José Carlos Pace, em São Paulo (SP).

Ao todo 20 dos 29 carros (GTBR3 e GTBR4 juntas) optaram por utilizar o equipamento de competição da Pirelli, a linha PZero, desenvolvida para as mais importantes competições automobilísticas do mundo e que ao longo dos anos acompanhou a evolução tecnológica dos bólidos de corrida.

“Nossos pneus apresentaram ótima performance no campeonato de 2009, porém, nesta temporada temos a chegada de novos modelos, o que representa um desafio renovado. Nosso equipamento está em constante evolução, por isso, estes pilotos e chefes de equipe escolheram o PZero. Esperamos retribuir este voto de confiança conquistando muitas vitórias juntos”, diz Fábio Magliano, gerente de produtos Car e Motorsports da Pirelli.

O Itaipava GT Brasil é a maior competição do tipo Gran Turismo do País e reúne automóveis das marcas mais desejadas do mundo, como Ferrari, Lamborghini, Porsche, Dodge e Maserati. Este ano, pela primeira vez, modelos de duas categorias diferentes irão largar juntos: a GTBR3 reúne os carros de sonho de diferentes montadoras e a GTBR4 os bólidos do antigo Trofeo Maserati, disputado até o ano passado.

Na GTBR3 serão dez carros equipados com pneus Pirelli: uma Ferrari F430 GT3, dois Porsche 911 GT3 S, dois Ford GT e cinco Lamborghini Gallardo LP560.
Na GTBR4, dez Maserati Trofeo vão correr com pneus Pirelli.

PIRELLI NO ITAIPAVA GTBR3
Piloto Carro
Cláudio Dahruj / Rafael Daniel Lamborghini 08
Marcelo Hahn / Allan Khodair Lamborghini 16
Chico Longo / Daniel Serra Lamborghini 19
Bruno Garfinkel / Ricardo Mauricio Lamborghini 33
Chico Serra / João Adibe Lamborghini 77
Lico Kaesemodel / Leonardo Burti Ford GT 05
Valdeno Brito / Matheus Stumpf Ford GT 07
Beto Monteiro / Julio Campos Porsche 02
Betinho Gresse / Roberto Posses Porsche 04
Marcos Gomes / Thiago Viana Ferrari 80

PIRELLI NO ITAIPAVA GTBR4
Piloto Carro
Walter Rossete Maserati Trofeo 21
Alexandre Morsa Maserati Trofeo 27
Roberto Laganá Maserati Trofeo 37
Renan Guerra Maserati Trofeo 55
Sergio Laganá/Alan Hellmeister Maserati Trofeo 57
Cristiano Federico / Leonardo Medrado Maserati Trofeo 72
Henrique Assunção / Carlos Kray Maserati Trofeo 75
Carlos Burza / André Posses Maserati Trofeo 81
Marçal Mello/ Willian Freire Maserati Trofeo 82
Adriano Griecco / Samuel Neto Maserati Trofeo 83

O equipamento
Os pneus Pirelli PZero de competição que serão utilizados na Itaipava GT Brasil são os mesmos utilizados em campeonatos automobilísticos no mundo todo, como o Grand AM nos EUA.

Os pneus PZero slick maximizam a superfície de contato com o solo e apresentam ótima performance em condições de piso seco. Já a versão para pista molhada possui sulcos projetados para otimizar a drenagem de água, proporcionando melhor aderência e desempenho mesmo sob chuva forte. No Itaipava GT Brasil, diferentes medidas serão utilizadas pelos diversos modelos que optaram por Pirelli.

Pirelli: tradição nos esportes a motor
A Pirelli está presente há mais de 100 anos nas competições a motor. A primeira vitória da Pirelli no automobilismo veio no Rally Paris-Pequim de 1907, quando a marca forneceu equipamento para o Itala 45 HP e iniciou uma tradição de sucesso esportivo nas pistas e fora delas, tanto sobre duas quanto quatro rodas. Hoje a marca fornece pneus especialmente projetados para competições nacionais e internacionais (on road e off road), além de patrocinar campeonatos, equipes e pilotos.

Na América Latina, o apoio aos campeonatos teve início há mais de 100 anos com as Mil Milhas Brasileiras, em Interlagos, na capital paulista. Atualmente, a Pirelli patrocina competições em toda a região, apoiando inúmeros campeonatos como fornecedora exclusiva de pneus, como o Rally Argentino, Top Race V6 (também na Argentina), o Campeonato Sul-americano de Rally de Velocidade e a Fórmula 3 Sul-americana.

No âmbito global, a companhia é a única fornecedora do Campeonato Mundial de Rally (WRC, na sigla em inglês) que tem duas etapas na região, uma no México e outra na Argentina.

No Brasil, a marca patrocina eventos como Racing Festival (que reúne Formula Future Fiat, Trofeo Línea e 600 Super Sport), Superliga de Motocross, Superbike Series, a Mitsubishi Cup e as Mil Milhas Brasileiras em Interlagos. Em algumas competições fornece equipamento apenas para determinados pilotos e equipes, como acontece tradicionalmente no Rally Internacional dos Sertões e, mais recentemente, no Rally Dakar, que passou a ser disputado na América do Sul.