NOVA ETIQUETA INMETRO
PARA PNEUS

A Portaria 544/2012 do Inmetro determina que todos os pneus comercializados a partir de outubro de 2016 devem conter a etiqueta de avaliação de conformidade. O objetivo é melhorar a segurança e a eficiência econômica e ambiental do transporte sobre rodas através da utilização de pneus que possam economizar combustível (em relação à resistência ao rolamento), de pneus seguros (em relação à frenagem no molhado) e com baixos níveis de ruídos.

Esta norma possibilita que os consumidores façam escolhas mais conscientes quando adquirir um pneu, aproveitando desta nova informação que será adicionada aos já tradicionais critérios considerados durante o processo de compra.

A Pirelli foi pioneira na implementação da etiqueta no Brasil, com o lançamento do Cinturato P1 Plus em outubro de 2015, que foi o primeiro pneu do país a ser comercializado com a sinalização.

Como ler a etiquetaO FUTURO COMEÇA AQUI:

Menor consumo de combustível

Menor consumo de combustívelAssociado à resistência ao rolamento do pneu.

A resistência ao rolamento é uma força que age na direção oposta daquela que gira o pneu. Já que a contribuição do pneu ao consumo de combustível chega até 20% para um veículo de passeio, é importante ter baixos níveis de resistência ao rolamento. Vamos entender melhor como funciona: por causa do peso do veículo, o pneu se deforma na área de contato com a superfície do solo, dissipando energia em forma de calor. Quanto maior esta deformação, maior será a resistência ao rolamento e, como consequência, maior será o consumo de combustível e a emissão de CO2. Na etiqueta do Inmetro para pneus a resistência ao rolamento é apresentada em ranking que varia de A (mais eficiente) até o G (menor eficiência). A DIFERENÇA ENTRE UM PNEU CLASSIFICADO «B» E UM CLASSIFICADO «C» PODE REPRESENTAR UMA ECONOMIA NO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL DE APROXIMADAMENTE 2,5%.

faça um teste

Frenagem no molhado

A Segurança

A capacidade de frear em pisos molhados é uma das características mais importantes de um pneu. Uma excelente aderência no molhado significa que a distância necessária para frear será menor na chuva.
Existem outros importantes fatores considerados essenciais para a segurança, mas a aderência no molhado foi a escolhia como indicador mais significativo na comparação de pneus diferentes. A DIFERENÇA ENTRE UMA CLASSIFICAÇÃO E A OUTRA REPRESENTA APROXIMADAMENTE 2,6 METROS NO ESPAÇO DE FRENAGEM, A UMA VELOCIDADE DE 80KM/H

Faça o teste

Nível de ruído

Nível de ruído externo(medido em decibéis)

O ruído do trânsito é um importante problema ambiental causado por diversos fatores como: intensidade do trânsito, tipo de veículo, estilo de direção e interação pneu-solo. O valor indicado na etiqueta não é aquele interno que o motorista percebe enquanto dirige, mas o externo, que contribui para a poluição sonora.
VEÍCULOS DE PASSEIO/SUV 3 ONDAS PRETAS acima de 72 decibéis – mais ruído
2 ONDAS PRETAS entre 69 e 72 decibéis 1 ONDA PRETA menor ou igual a 69 decibéis – menos ruído