pneus

Pirelli lança logotipo para pneus mais sustentáveis

Os pneus Pirelli com pelo menos 50% de materiais sustentáveis na composição serão identificados por um logotipo especial. O primeiro a adotá-lo será o novo P Zero E

Home road carros pneus Pirelli lança logotipo para pneus mais sustentáveis

Em sua busca por uma sustentabilidade ambiental cada vez maior, a Pirelli criou um logotipo para identificar pneus que contenham pelo menos 50% de materiais naturais e reciclados. Com este novo logo, representado por duas setas em círculo, os clientes poderão reconhecer facilmente os pneus mais sustentáveis. Isto irá destacar o compromisso da Pirelli com o meio ambiente, que sempre anda de mãos dadas com o alto nível de desempenho de segurança de cada um dos produtos da empresa.

A mais recente marcação da Pirelli foi usada pela primeira vez no P Zero E. Este pneu contém mais de 55% de materiais de origem biológica e reciclada*, conforme certificado pelo Bureau Veritas: líder mundial em verificar a conformidade e certificação nas normas de qualidade, meio ambiente, saúde, segurança e responsabilidade social (ISO14021).

P ZERO E: UM CAMPEÃO DA TECNOLOGIA E DA SUSTENTABILIDADE

Giovanni Tronchetti Provera, Head de Sustentabilidade e Mobilidade Futura da Pirelli, disse: “Durante vários anos, a Pirelli reduziu consideravelmente seu impacto ambiental: uma política confirmada por todos os principais índices de sustentabilidade, que reconheceram nosso compromisso e transparência tanto em termos de resultados como de ética. Por esta razão, por exemplo, indicamos a porcentagem de materiais sustentáveis dizendo “pelo menos” em vez de “até”. Continuaremos agora por este caminho, que os nossos parceiros fabricantes de automóveis também reconhecem e apreciam.”

METAS FUTURAS

O caminho da Pirelli rumo à redução do impacto ambiental inclui o uso cada vez maior de materiais sustentáveis. O objetivo inicial da empresa, originalmente definido para 2025, já foi alcançado dois anos antes graças ao P Zero E. O próximo passo, definido para linhas de produtos selecionadas até 2030, prevê o uso de pelo menos 60% de materiais de origem biológica e 12% reciclado, com menos de 30% de ingredientes derivados de fósseis.

QUAL A IMPORTÂNCIA DAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS?

Essas inovações deram início a um caminho virtuoso tanto quantitativamente – graças a porcentagens cada vez mais elevadas de materiais sustentáveis – como qualitativamente, por meio da certificação das cadeias de abastecimento de acordo com padrões acreditados internacionalmente.

Em 2021, por exemplo, a Pirelli foi a primeira a produzir um pneu certificado pelo FSC® (Forest Stewardship Council®) que utiliza borracha natural e rayon FSC®. A certificação confirma que as plantações são geridas de forma a preservar a diversidade biológica e a beneficiar a vida das comunidades e dos trabalhadores locais, garantindo, ao mesmo tempo, a sustentabilidade econômica.

O principal desafio no desenvolvimento do novo P Zero E foi combinar a necessidade de sustentabilidade com o elevado desempenho exigido de um pneu UHP. Este objetivo foi alcançado graças a esses novos materiais, que incluem:

Show more images

LIGNINA

A lignina vem da sucata da indústria de celulose e papel. A lignina contribui para a durabilidade dos pneus e para a redução da resistência ao rolamento.

SÍLICA DE CINZA DE CASCA DE ARROZ

A sílica da cinza da casca de arroz deriva da sucata do cultivo do arroz. A sílica é amplamente utilizada em compostos de piso para obter um alto nível de desempenho em condições molhadas. A sílica de cinza de casca de arroz é um bom substituto para a sílica de base fóssil em aplicações de banda de rodagem.

NEGRO DE FUMO

O negro de fumo deriva do óleo de pirólise de pneus em fim de vida. A pirólise é uma forma de evitar a eliminação de pneus em fim de vida em aterros. O negro de fumo é usado em compostos de borracha para otimizar a estabilidade, resistência e durabilidade dos pneus.

POLÍMEROS BIOCIRCULARES

Os polímeros biocirculares são feitos de monômeros derivados de óleos de cozinha usados ou óleo de pirólise de pneus. Eles são um substituto para polímeros de origem fóssil.

BORRACHA NATURAL

A borracha natural é obtida do látex da Hevea Brasiliensis, a seringueira. Este é um material 100% derivado de biomassa.

BIORRESINAS

As biorresinas são plastificantes derivados de biomassa vegetal, como sementes de plantas (girassol ou canola) ou resinas florestais. As biorresinas são ingredientes versáteis, proporcionando um melhor equilíbrio entre desempenho seco e úmido.

RAION

Raiom ou Rayon é um reforço têxtil de pneu, com fibras derivadas da celulose.

 

*Graças a uma combinação de separação física e abordagem de balanço de massa. Dependendo do tamanho do pneu, o conteúdo de base biológica e reciclado varia entre 29-31% e 25-27%, respectivamente. Os materiais de base biológica são borracha natural, reforços têxteis, bioquímicos, biorresinas e lignina, enquanto os materiais reciclados são reforços metálicos, produtos químicos e – por meio do balanço de massa - borracha sintética, sílica e negro de fumo. De acordo com ISO 14021