pneus

Etiqueta dos pneus – auxiliando a segurança viária

Através da etiqueta, o consumidor tem informações que ajudam em uma escolha mais assertiva no momento de troca do pneu

Home road carros pneus Etiqueta dos pneus – auxiliando a segurança viária

Obrigatório no Brasil desde abril de 2018, o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) de pneus tem sido um aliado essencial na promoção da segurança viária, oferecendo aos consumidores informações valiosas sobre os pneus. Além de guiar escolhas conscientes, essa etiqueta desempenha um papel crucial na redução de acidentes e na melhoria geral da segurança nas estradas.

Similar à etiqueta dos eletrodomésticos, a dos pneus mostra aspectos cruciais de desempenho, ajudando o consumidor a fazer a melhor escolha sempre que precisar efetuar a troca do produto. No entanto, ela não é a única fonte de informações que devemos seguir, já que há outras vozes por trás do pneu que não estão expressas ali. Todavia, ela serve como um balizador.

A etiqueta nos pneus apresenta dois itens, em notas que variam de A até G: a resistência ao rolamento e a aderência em pista molhada, e um índice que remete a um alto falante, que mostra três níveis de intensidade do ruído, seguido pelo valor, em decibel, que o pneu emite ao rodar.

Eficiência energética e sustentabilidade

A eficiência energética, indicada na etiqueta dos pneus com o símbolo de uma bomba de combustível, não apenas impacta o consumo do automóvel ou motocicleta, mas desempenha um papel significativo na segurança viária. Ao minimizar a resistência ao rolamento, o veículo requer menos esforço para se movimentar, traduzindo-se em uma menor demanda de combustível e, consequentemente, em emissões mais baixas de CO2, com isso, trazendo um impacto imediato que beneficia o meio ambiente.

Direção em tempo de chuvas mais segura

A classificação de aderência em piso molhado na etiqueta destaca-se como um dos fatores mais críticos para a segurança viária. Pneus com notas mais altas nesse quesito, ou seja, mais próximas a letra A, proporcionam uma capacidade de frenagem superior em condições de chuva, minimizando os riscos de aquaplanagem e acidentes. Ao escolher pneus com desempenho elevado nesse aspecto, os motoristas contribuem diretamente para a redução de colisões em estradas com o piso molhado.

Ruído reduzido

Ao fornecer informações detalhadas sobre o desempenho, a etiqueta que acompanha os pneus capacita os motoristas a fazerem escolhas informadas. Isso inclui considerar não apenas a eficiência energética ou segurança, mas o nível de ruído externo, proporcionando uma experiência de condução mais silenciosa e, portanto, menos estressante. Pneus com menor índice de decibéis são mais silenciosos, trazendo um maior bem-estar aos ocupantes, principalmente em situações de longas viagens.

A implementação da etiqueta nos pneus cumpriu uma obrigatoriedade, mas entregou – e continua entregando – um compromisso contínuo com a segurança viária. A busca pela excelência e inovação nesse campo é uma prioridade constante para a Pirelli, sempre assegurando que os consumidores tenham à disposição pneus que atendam aos mais altos padrões de segurança e desempenho.