race

Um logotipo da Pirelli com 80 metros de comprimento

Tal como no caso da famosa campanha publicitária da Centro Agency de 1978, o logo da Pirelli ‘de P longo’ foi fielmente recriado no circuito de Monza usando os carros GT3 que competem no Blancpain GT Series

Home race Um logotipo da Pirelli com 80 metros de comprimento
Um logotipo da Pirelli com 80 metros de comprimento

Em 1978, a Pirelli teve a inspiração de ilustrar sua campanha publicitária com ‘pneus com um P maiúsculo’ com uma imagem icônica que consistiu de cerca de 140 carros de diferentes marcas espalhados por uma pista de aeroporto para formar o distinto ‘P’ da Pirelli: um poderoso lembrete visual da versatilidade da linha de pneus.

Show more images

Exatos 40 anos depois, outro logo da Pirelli foi feito usando carros. Enquanto em 1978 os carros de rua foram o centro das atenções, este ano os coloridos e potentes carros da GT3 que competem no Blancpain GT Series foram os protagonistas.

O pano de fundo da imagem foi a reta principal de Monza: o famoso ‘Templo da Velocidade’ que está atrás apenas de Indianápolis em termos de circuitos históricos que ainda estão em uso. No total, havia 41 carros, 12 fabricantes representados e mais de 150 pessoas envolvidas com a foto, sem falar nos cerca de 22.000 cavalos – espalhados por mais de 80 metros de comprimento e 18 metros de altura. Tudo isto após um dia duro de trabalho na pista de corrida.

80 metre long Pirelli logo

Os carros GT3 em questão alcançam 280 km/h na reta de Monza; baseados em supercarros de marcas prestigiosas como Aston Martin, Audi, Bentley, BMW, Ferrari, Lamborghini, Lexus, McLaren, Mercedes-AMG, Nissan, Porsche e Jaguar. O que esses carros de corrida têm em comum é a Pirelli, pois a empresa italiana é a fornecedora exclusiva do Blancpain GT Series.

Com o primeiro dia de competições em Monza encerrado, sem um minuto a perder para conseguir a luz mágica logo antes do pôr do sol, todos os carros foram cientificamente arranjados na reta para formar um ‘P’ de Pirelli. Havia apenas 90 minutos para marcar as posições corretas no asfalto, levar os carros ao local e posicioná-los perfeitamente.

Como nenhum motor podia ser ligado após as 18h30 na pista, cada carro – pesando cerca de uma tonelada – teve que ser empurrado pelos mecânicos, pilotos e outros funcionários da pista. O deslumbrante resultado final é uma imagem que deve durar outros 40 anos.

Saiba mais
Relacionadas
Informação do produto
O melhor da tecnologia de ponta da Pirelli
Descubra o novo P Zero
Encontre
Selecione o produto sob medida para você
Encontre o melhor pneu para seu carro
race