race

McLaren Automotive: Celebrando 10 anos de hipercarros épicos

Recentemente a McLaren celebrou um marco importante em Portimão, Portugal, juntamente com 240 clientes e a Pirelli, parceira de longa data da montadora britânica

Home race McLaren Automotive: Celebrando 10 anos de hipercarros épicos

Dois números se destacam em 2021 para a McLaren Automotive: 10 e 100. Faz dez anos que a montadora foi lançada.

Quanto ao 100, é o número total de revendedoras que a McLaren tem pelo mundo, agora com a recente inauguração na China: um país que está cada vez mais focado na propriedade de supercarros.

Para celebrar esse marco, a companhia apresentou o Pure McLaren Portimão Festival na casa do Grande Prêmio português. Por três dias, amigos e fãs da marca puderam testar vários modelos que compõem a gama do emocionante Circuito Internacional de Algarve, que mostra perfeitamente a capacidade de cada chassi e motor da McLaren.

Show more images

Quanto mais, melhor

Esse momento significativo na história da McLaren foi celebrado por mais de 240 clientes ao volante de alguns supercarros icônicos da companhia britânica — é claro que havia também um elemento de competição com duas corridas de curta distância e uma minicorrida de resistência. Mohammed Al-Khalifa conquistou sua primeira vitória da temporada no confronto inaugural, enquanto Mia Flewitt triunfou na segunda corrida, vencendo Al-Khalifa por sete segundos. Na minicorrida de resistência — onde os pilotos foram emparelhados com algumas estrelas estabelecidas — Flewitt ganhou de novo, ficando à frente de Al-Khalifa e o britânico Oliver Webb. Algumas das competições mais raras que a McLaren realizou em mãos privadas foram também vistas em pistas portuguesas, incluindo a McLaren Senna GTR, P1 GTR e 720S GT3X. Esta foi baseada no 720S GT3, mas livre de todas as restrições que vêm com os regulamentos. O resultado é um verdadeiro carro de corrida sem limites, que pode expressar todo o potencial do V8 biturbo de 720 cavalos.

Onde tudo começou

A McLaren Automotive tem desfrutado de uma vertiginosa corrida ao topo do mercado de supercarros: a primeira revendedora foi inaugurada durante o verão de 2011, apresentando o então novo 12C (com o “c” indicando o chassi todo de carbono).

Essa também foi a primeira McLaren a ser turbinada. Ao longo da próxima década, a companhia continuou a crescer, alcançando quatro territórios em todo o mundo graças aos supercarros líderes de classe como o 720S e o pioneiro 675LT: o primeiro dos modernos “longtails”. Em seguida teve o P1 — o primeiro hipercarro híbrido do mundo — bem como os modelos ultra exclusivos (pertencentes à McLaren como o Ultimate Series) como o McLaren Senna, Speedtail e o mais recente Elva Roadster.

Pneus P Zero Exclusivos

Ao longo dessa constante trajetória ascendente, a parceria entre a McLaren e a Pirelli foi constante: uma consequência natural da experiência compartilhada na pista. Essa parceria começou desde o início, com o 12C e continuou com o P1, lançado em 2013.

Esse carro era movido por um motor híbrido, assim como era o caso na Fórmula 1, e precisava de um design específico de pneus para lidar com o pico de torque gerado pelo elemento de energia elétrica. A parceria entre a Pirelli e McLaren continuou com o desenvolvimento da linha 2015, marcada pela chegada dos novos modelos coupé e modelos conversíveis como o 570S, 540C e 570GT. Então vieram os ainda mais poderosos 720S, 675 LT e 675LT Spider.

Para todos esses carros, a Pirelli desenvolveu um pneu P Zero sob medida com o objetivo de melhorar o desempenho sem comprometer a segurança e o prazer de dirigir, a marca registrada da McLaren. Os pneus feitos para esses carros eram muito diferentes, voltados especificamente para maximizar a performance de cada modelo. Uma marca específica na lateral do pneu — “MC” — identifica as capas de pneus feitas especificamente para a McLaren.

McLaren Artura: A joia da coroa

Essa parceria continua com o novo Artura. O carro híbrido da série da própria McLaren é construído em torno de um leve e inovador monocoque de fibra de carbono desenvolvido e fabricado internamente, que economiza massa e integra totalmente a bateria. No geral, ele garante que o desempenho do supercarro que os clientes da McLaren esperam seja mantido sem nenhum comprometimento devido ao trem de força eletrificado.

O Artura possui 680 cavalos de potência no seu motor V6 twin-turbo acoplado a um motor elétrico. É um carro de última geração que usa os revolucionários pneus da Pirelli. O “Cyber Tyre”, da empresa italiana, contém sensores que coletam informações diretamente da estrada, que então são usadas pelo software do carro para aumentar a segurança.

Essa busca incessante pela perfeição técnica não significa que o Artura seja menos McLaren e as Operações Especiais da McLaren (MSO) garante que todo carro se torne uma expressão única do luxo moderno.

Cada cliente pode dar vida a sua versão, especificando um carro feito sob medida e trabalhando em estreita colaboração com uma dedicada equipe de designers, engenheiros e especialistas. Tudo isso é resultado da paixão e trabalho árduo: os mesmos ingredientes que a Pirelli coloca em seus pneus.