race

Uma parceria formada na troca

Pirelli e Stock Car firmam acordo para mais cinco anos de fornecimento exclusivo, com mesma medida de pneus estabelecida também para a categoria de acesso

Home race Uma parceria formada na troca

Acumulando nada menos do que 150 anos de existência, recém completados em 28 de janeiro deste ano, a Pirelli segue marcando época nas estradas e autódromos mundo afora. Entretanto, para chegar a esta importante marca, a empresa italiana não trabalhou sozinha. São incontáveis as parcerias que abrangem a dinâmica linha do tempo iniciada em 1872 por Giovanni Battista Pirelli. A Stock Car é uma presença fundamental nessa história.

Apoiadora desde o início da categoria, ainda nos anos 1970, a Pirelli tem na Stock Car uma de suas principais vitrines tecnológicas em todo o mundo. Afinal, para nós, a pista também é laboratório. Para se ter uma dimensão da importância dada pela Pirelli à Stock Car, todos os pneus são exclusivos da categoria e fabricados em lote único. Dessa forma, é garantido o equilíbrio técnico previsto para um campeonato que conta com um dos grids mais estrelados do automobilismo mundial.

Carro da Stock Series terá os mesmos pneus da categoria principal – Foto: Duda Bairros


A Stock Car Pro Series e sua categoria de acesso, a Stock Series, desde 2022 contam com os pneus P Zero, de pista seca, e Cinturato, para pista molhada, ambos na medida 305/660-18. Os produtos são fabricados na fábrica de Izmit, na Turquia, que também faz os pneus das principais categorias de GT do mundo, além de ser a planta backup para a Fórmula 1. Em fevereiro deste ano, a Pirelli e a Vicar, promotora da Stock Car, anunciaram que a parceria seguiria por mais cinco anos, até, ao menos, o final de 2026.

Esse acordo dá continuidade a um relacionamento não apenas histórico, mas também fundamental para a Stock Car”, disse Fernando Julianelli, CEO da Vicar. “É muito importante para um campeonato de nível técnico extremamente elevado como o nosso poder contar com um parceiro como a Pirelli, uma líder do setor não apenas em se tratando de mercado, mas também quando se fala em tecnologia. É um dos fatores que nos ajuda a manter nossos índices de competividade, com mais de 25 carros em menos de meio segundo”, concluiu.

Técnicos da Pirelli estão sempre presentes nas etapas da Stock Car – Foto: Rian Assis


É importante frisar que, à parte o fornecimento, a Pirelli também oferece um suporte técnico em todos as etapas da categoria pelo Brasil, com a presença de uma equipe de especialistas pronta para auxiliar as equipes com qualquer tipo de demanda relacionada aos pneus. Essa presença na pista é fundamental para o desenvolvimento e aprimoramento dos produtos. Hoje, o pneu que você usa no seu carro de passeio tem muito da tecnologia que um dia foi desenvolvida em pista. Uma parceria, afinal, se forma na troca.