race

Entre estágios, a busca pelo melhor caminho

Parceria da Pirelli com o Campeonato Mundial de Rali tem fornecimento de mais de 3 mil pneus em um único fim de semana de competição

Home race Entre estágios, a busca pelo melhor caminho

O automobilismo é comumente associado a um tipo de corrida, aquela que envolve uma disputa por posições na pista, como ocorre com a Fórmula 1, em provas ao redor do mundo, ou, no caso do Brasil, a Stock Car. Entretanto, um dos nichos mais celebrados pelo entusiasta do motorsport funciona de uma maneira um pouco diferente. O Campeonato Mundial de Rali (WRC, na sigla em inglês), inaugurado em 1973, tem como objetivo premiar o piloto, sempre acompanhado de um navegador, que se mantenha regularmente mais rápido do que os rivais ao longo de diferentes estágios. Isso, porém, só é possível com uma ajuda fundamental da Pirelli.

Desde a etapa inaugural do WRC em 2021, o Rali de Monte Carlo, a Pirelli é a fornecedora exclusiva da categoria principal do Mundial da Rali. Além disso, a fabricante italiana também equipa todos os carros das categorias de apoio, o WRC2 e o WRC3. Para se ter uma ideia do tamanho do envolvimento da Pirelli com o campeonato, na etapa disputada no Principado foram nada menos do que aproximadamente 3.200 pneus disponibilizados, sendo que 800 deles vão diretamente para a categoria principal. No caso de Monte Carlo, foram quatro os tipos de pneus escolhidos, divididos da seguinte maneira para cada um dos dez pilotos do WRC:

• 24 P Zero RA Supermacio
• 20 P Zero RA Macio
• 24 Sottozero STZ-B com pregos
• 12 Sottozero STZ-B sem pregos

Sem uma competição mano a mano com outros adversários na pista, o ponto focal do rali é descobrir como cada dupla de piloto e navegador entenderá melhor o trecho programado, superando uma diversidade de obstáculos até que cruze a linha de chegada de cada estágio. Às vezes, em um só estágio o competidor terá que passar por seções de asfalto seco, gelo e neve. Apenas com muita habilidade dos pilotos, sabedoria dos navegadores e equipamento de primeira linha é possível obter sucesso em um campeonato com tantas variáveis. O objetivo final, obviamente, é ser o mais rápido possível.

Ogier e Ingrassia, a dupla francesa multicampeã do WRC – Foto: Pirelli


Atualmente, o WRC é dominado por um nome: Sébastien Ogier. Aliado ao navegador Julien Ingrassia, o francês, que corre com um Toyota Yaris WRC, se consagrou campeão, recentemente, pela 8ª vez na carreira.  Entretanto, ela aparenta não se importar em igualar o recorde de nove títulos do compatriota Sébastien Loeb, visto que já sinalizou que não disputará a temporada completa do WRC em 2022. Agora, Ogier afirma ter como objetivo vencer provas de longa duração, mas essa é uma conversa para outra oportunidade...

Fato é que o rali é um palco perfeito para propiciar grandes histórias do esporte. Entre asfalto, lama e neve, muitos nomes despontaram em meio aos esforços quase hercúleos de se completar uma etapa do WRC. A Pirelli, afeita a um grande desafio, é parte muito presente nessa história. Próxima de completar 150 anos de existência, a empresa italiana tem no seu DNA uma resiliência que a impele a superar quaisquer que sejam os obstáculos à frente. Tal qual um piloto de rali junto ao seu navegador, a Pirelli avança ao lado do consumidor, superando estágios em meio a uma busca incessante pelo melhor caminho a ser trilhado.