race

Pirelli e WSBK – um laboratório em alta velocidade

Parceria entre a empresa italiana e o Campeonato Mundial de Superbike, a mais longeva no esporte a motor de alto rendimento, rende frutos também fora das pistas

Home race Pirelli e WSBK – um laboratório em alta velocidade

Com quase 150 anos de existência, a Pirelli em breve completará 20 destes anos ao lado do Campeonato Mundial de Superbike (WSBK, na sigla em inglês). Em 2021, foi anunciada a extensão do contrato da fabricante italiana com uma das mais prestigiadas competições de motovelocidade em todo o mundo. Até, pelo menos, o final de 2023, a Pirelli continuará fornecendo o DIABLO™️ Superbike Slick para todas as categorias do WSBK, se tornando o contrato mais duradouro de fornecimento único entre uma empresa de pneus e um campeonato topo de linha no esporte a motor.

Iniciada em 2004, a parceria sempre primou por dois aspectos fundamentais: a segurança dos pilotos e o equilíbrio competitivo. Como preza nas competições de alto nível em que participa, que vão da Stock Car à Fórmula 1, a Pirelli assegura que os pneus oferecerão segurança a seus competidores, assim como permitirão que todos estejam em igualdade de condições. No quesito disputa na pista, o Campeonato Mundial de Superbike tem seu equilíbrio comprovado através de uma verificação em sua tabela de classificação.

Com cinco etapas a serem disputadas na temporada de 2021 do WSBK, a tabela de classificação dos pilotos apresenta uma disputa ferrenha pelo título da categoria principal do campeonato. Vencedor das duas corridas da etapa da França, disputada em Magny-Cours no fim de semana de 4 e 5 de setembro, o turco Toprak Razgatlioğlu, da Yamaha, lidera o campeonato com 370 pontos. A segunda colocação é ocupada pelo britânico Jonathan Rea, da Kawasaki, que segue de perto o rival, somando 363 pontos na tabela de classificação.

Pirelli e WSBK – um laboratório em alta velocidade
Pirelli e WSBK – um laboratório em alta velocidade

Das pistas para as estradas, o Diablo Rosso IV em ação – Foto: Pirelli


Esse alto nível competitivo reflete diretamente na concepção dos produtos que irão para as motos de rua, afinal, para a Pirelli, não há melhor laboratório do que a pista. Para se ter uma ideia, desde 2004 foram nada menos do que 1 milhão de pneus utilizados no WSBK, com o desenvolvimento de 750 soluções. O trabalho de pesquisa e desenvolvimento realizado pela Pirelli junto aos pilotos também resultou na cobertura de mais de 2 milhões de quilômetros de corridas, em temperaturas que variaram dos 0°C aos 60°C.

Todo esse know-how acumulado nas pistas pelo mundo resulta em produtos de melhor qualidade para o consumidor motociclista. Nesse sentido, recentemente a Pirelli lançou no Brasil o novíssimo DIABLO ROSSO™ IV, que carrega em seu DNA muito da tecnologia desenvolvida para a linha DIABLO™ Superbike usada no WSBK. Assim, a empresa segue pensando firme no futuro, se utilizando do conhecimento somado por anos nas pistas de competição, para traduzi-lo em excelência também fora delas.