life

Pirelli na busca constante por produtos sustentáveis

Como o desempenho dos pneus pode contribuir para o meio ambiente? A Pirelli te explica por meio do desenvolvimento de seus produtos

Home life Pirelli na busca constante por produtos sustentáveis
Pirelli na busca constante por produtos sustentáveis

Há mais de 140 anos, Giovanni Battista Pirelli criou a famosa empresa de origem italiana, a Pirelli, que inicialmente desenvolvia pneus para bicicletas e, com o passar dos anos e inúmeras pesquisas, passou também a fabricar pneus para carros de passeio, moto, caminhões, ônibus e tratores. A então recém-nascida indústria dos pneus cresceu, cruzou fronteiras, desenvolveu inúmeros produtos, ditou tendências e concedeu experiência e aprendizagem para milhares de colaboradores, sempre buscando soluções inovadoras e o desenvolvimento de novas tecnologias.

Os produtos da Pirelli se tornaram tão icônicos que é impossível pensar em Fórmula 1 sem lembrar do P Zero, enquanto economia e durabilidade se tornaram sinônimos dos pneus Cinturato. Mas, com o avanço das tecnologias e a preocupação com o melhor gerenciamento dos recursos naturais na segunda metade do século XX, as transformações no mundo exigiram mais do que só um excelente desempenho dos pneus: entrava em pauta a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente. A Pirelli, então, em busca de soluções ecologicamente responsáveis, lançou novas tecnologias, produtos e serviços que tinham o objetivo de aumentar o rendimento quilométrico, reduzir a resistência ao rolamento e, portanto diminuindo da emissão de CO², além de diminuir a poluição sonora, gerando menos ruído, sem deixar de lado a performance e a segurança dos pneus Pirelli. 

Quanto mais os estudos da área de Pesquisa e Desenvolvimento avançavam a partir dos anos 2000, mais se notava a importância do desempenho dos pneus no ambiente. Chegou-se, então, à conclusão de que praticamente 20% do consumo total de combustível de um carro possam ser atribuídos diretamente a performance dos pneus. E consumir menos combustível, obviamente, significa vantagens tanto para o motorista quanto para o meio ambiente, com a emissão de menos poluente. 
A substituição de polímeros petroquímicos por matérias-primas alternativas e renováveis é um objetivo fundamental para a divisão de pesquisas da Pirelli, que tem sido líder em soluções de mobilidade sustentável há muitos anos. Em 2011, a fabricante foi pioneira sendo a primeira e única marca a lançar uma linha completa de pneus verdes na América do Sul, que alia sustentabilidade, performance e economia, nomeada de “Green Performance”. Os produtos da linha, Cinturato P1, Cinturato P7 e Scorpion Verde All Season, nascem com tecnologia de última geração aliados ao máximo desempenho. 

A linha “Green Performance” já se encontra no mercado e está homologada em vários veículos produzidos nacionalmente, auxiliando na redução da emissão de poluentes dos modelos zero quilômetro, além de estar disponível para compra nas principais revendas de pneus espalhadas pelo país.

Pirelli na busca constante por produtos sustentaveis 01
Pirelli na busca constante por produtos sustentaveis 02
Pirelli na busca constante por produtos sustentaveis 03

Principais características de sustentabilidade dos produtos Cinturato P1, Cinturato P7 e Scorpion Verde All Season: Redução do consumo de combustível; Menor emissão de CO² ; Alta quilometragem; e Redução de ruído.
Em conformidade com os “objetivos ecologicamente responsáveis” da empresa, um significativo investimento na pesquisa de novas estruturas levaram avanços no desempenho dos pneus. Na busca de fontes alternativas de borracha natural da seringueira, a companhia chegou ao possível uso de borracha Guaiúle (um projeto com Versalis, ENI Group), além do difundido uso de polímeros inovadores e funcionais, que garantiriam um produto mais sustentável e o aumento da segurança. 

Pirelli na busca constante por produtos sustentaveis 04

A guaiúle é uma planta, tipo arbusto, que cresce, normalmente, em climas áridos, mas que não serve para consumo humano, e pode ser cultivada com pouca água e sem pesticidas. 

Embora a Pirelli desenvolva novas tecnologias que contribuam para a redução do consumo de combustível e, portanto menor emissão de CO², os hábitos de condução dos motoristas são muito relevantes para o ambiente. Por isso, é importante seguir alguns conselhos práticos, como:

• As pressões dos pneus devem ser verificadas regularmente, especialmente antes de uma viagem longa;
• Quanto mais rápido você for maior a resistência aerodinâmica. Consequentemente o consumo de combustível aumentará;
• Mantenha um estilo de condução "suave", evitando acelerações bruscas ou frenagens repentinas;
• Evite sobrecarregar o carro e retire os objetos desnecessários do porta-malas;
• Quanto tempo passou desde que você verificou o alinhamento e o balanceamento das rodas? Uma verificação regular por um profissional especializado irá assegurar um funcionamento suave e equilibrado do carro: um fator importante na economia de combustível.

Saiba mais
Related Stories
Product info
Pirelli cutting edge tecnology at its best
Discover the new P Zero
Find & Buy
Select the product that fits for you
Find the best Tyre for your car
life