lifestyle

Como aproveitar ao máximo os seus finais de semana

Você precisa encontrar o equilíbrio certo entre descanso e lazer, mas, mais importante ainda, você precisa mudar sua mentalidade

Home life lifestyle Como aproveitar ao máximo os seus finais de semana

Em 2019, a Harvard Business Review publicou os resultados das pesquisas realizadas com mais de 400 trabalhadores estadunidenses. A metade deles foi convidada a imaginar o próximo fim de semana como um feriado de verdade, enquanto a outra metade foi convidada a tratá-lo como de costume. As pessoas que viram o fim de semana como um feriado se mostraram muito mais felizes, e não tanto pela diferença de atividades que pensaram em fazer, mas pela mentalidade que permitiu que eles aproveitassem ao máximo cada momento do fim de semana, ao contrário daqueles que o experimentaram como se fosse apenas mais um fim de semana.

Essa pesquisa é significativa na medida em que para aproveitar ao máximo o fim de semana, é preciso primeiro mudar sua abordagem sobre ele, tentando não deixar escapar os dias de descanso e vivê-los, em seu lugar, ativamente. Um primeiro passo poderia ser o planejamento. É claro que você não precisa criar uma agenda cheia, já que quer evitar transformar sua pausa em uma fonte de estresse, como durante a semana normal de trabalho. Pensar no que você quer fazer e organizar algo significa se preparar bem para o fim de semana e não perder atividades que podem exigir reservas, como passeios, jantares em um determinado restaurante ou atividades esportivas específicas.

A chave é encontrar o equilíbrio certo entre descanso e lazer. É certamente importante poder dormir um pouco mais no fim de semana, especialmente se você estiver um pouco sem dormir por conta da semana corrida.

Em Estocolmo, um estudo de longa duração do Karolinska Institutet acompanhou por 13 anos mais de 38.000 adultos, de 1997 a 2010. O estudo mostrou que para pessoas com menos de 65 anos de idade, a taxa de mortalidade foi 52% mais alta entre aqueles que dormiram pouco no fim de semana do que entre aqueles que descansaram pelo menos sete horas por noite nos sábados e domingos. Sete ou oito horas de sono são suficientes. Passar o fim de semana na cama pode levá-lo a acreditar que está descansado e que se recuperou pela semana cansativa, mas só se corre o risco de piorar seu humor, por causa da sensação de não ter conseguido fazer nada. 

Em vez disso, o fim de semana deve ser dedicado a atividades que façam você se sentir bem, tanto psicológica quanto fisicamente, começando por estar em presença com as pessoas que você ama. Você pode escolher talvez um dia para se dedicar a atividades menos cansativas, como ler um livro ou assistir a uma série de TV, e outro em que se exercitar, de preferência ao ar livre. Inúmeros estudos estão mostrando como os esportes ao ar livre são benéficos em todos os níveis. O contato com a natureza é uma panaceia. Um passeio de bicicleta, uma caminhada pelo campo, ou talvez algo mais aventureiro (como o rafting, por exemplo) tem o poder de baixar os níveis de estresse, melhorar as condições cardiovasculares e articulares e colocá-lo de bom humor, para fazer você se sentir recarregado e conectado com o mundo.

Uma última coisa que você não deve absolutamente fazer para não pôr em risco seu humor de fim de semana é pensar constantemente na segunda-feira. Concentre-se no momento e aproveite também sua noite de domingo. Sem exagerar, é claro, mas também sem se preocupar com a semana de trabalho que se aproxima. Haverá tempo para pensar sobre isso mais tarde.