lifestyle

Café é História! Mas também é cultura e estilo de vida

No Brasil, o café tem uma grande importância histórica, mas, além disso, proporciona também roteiros de viagens que revelam experiências únicas.

Home life lifestyle Café é História! Mas também é cultura e estilo de vida

Falar sobre o café é falar sobre História. As primeiras evidências de seu cultivo datam dos anos 500, na península arábica. Desde então, o grão tornou-se uma das iguarias mais importantes do mundo, principalmente pelo alto consumo de sua bebida e importância econômica para diversos países.

Mas além de História, o café também pode ser o responsável por proporcionar experiências e passeios únicos, que trazem ainda mais conhecimento sobre esta cultura. E o Brasil, que leva consigo muita carga histórica relacionada ao cultivo do café, é repleto de destinos muito peculiares para os apreciadores de História e da bebida.

O maior cafezal urbano do mundo está em São Paulo

Um destino que certamente causa muita curiosidade é o maior cafezal urbano do mundo, localizado na cidade de São Paulo. A capital paulista abriga uma lavoura localizada próxima ao parque do Ibirapuera com 10.000 m² e cerca de 2.000 pés de café. 

Fachada Instituto Biológico – Créditos: Instituto Biológico


O espaço faz parte da área do Instituto Biológico (IB), fundado em 1927, exatamente para atender às demandas do mercado de café paulista com pesquisas para auxiliar na saúde da lavoura e na rentabilidade dos produtores. Por isso, lá é possível conhecer muito da história do café, afinal o local é conhecido pelo seu caráter didático, histórico e cultural.

Em média, a lavoura do IB gera 1 tonelada de grãos por safra. Após seu beneficiamento (termo pelo qual é conhecida a retirada da casca e a separação dos grãos), o resultado é uma colheita de 500 quilos de café, que é doada para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.

O território brasileiro conta ainda com roteiros icônicos ligados ao café e, para quem quiser pôr o pé na estrada, os destinos mais famosos são:

- Fazenda Vila Rica – localizada em Itatiba, a 70km da cidade de São Paulo, o local traz muito da história do período do Ciclo do Café, com passeios pela lavoura e pela estrutura da produção da bebida. É destino inclusive para casais apaixonados, que escolhem seus jardins e belas paisagens como cenários para casamentos. 

- Cidade de Santos – A cidade de Santos é outro destino que traz uma série de opções de passeios que levarão os viajantes de volta à história cafeeira. Lá é possível visitar a Estação Valongo, por onde se escoava a produção de café da cidade, e conhecer a mais tradicional casa de torrefação e moagem do café fundada em 1912, o Rei do Café.

- Rota do Café Especial – Este é sem dúvida um dos passeios mais procurados por quem visita o Circuito das Águas do Sul de Minas Gerais e é apaixonado pelo café. O tour que dura por volta de 3 horas traz uma experiência única aos visitantes. A Fazenda Sertão, a 1.300 metros de altitude na Serra da Mantiqueira, é o ponto alto do passeio, onde é produzido um dos melhores cafés especiais do mundo. Sem falar, que ao final da visita é possível se deliciar com alguns quitutes locais, sempre acompanhados de um bom café.

Se você é daqueles apaixonados por café, então já pode fazer as malas e aproveitar.