lifestyle

Zendaya

Em um cenário cultural em rápida evolução, no qual a consciência social e a identidade individual são prioridades para celebridades e influenciadores, a atriz, cantora e modelo norte-americana Zendaya garantiu a sua reputação. Ela não é apenas uma das potências multitalentosas mais procuradas no altamente competitivo mercado de entretenimento, mas também uma inspiração e figura simbólica para a Geração Z.

A influência de Zendaya é imediatamente óbvia em sua escolha de papéis de atuação. Sua interpretação de personagens como MJ nos filmes do Homem-Aranha e Rue Bennett na série de televisão aclamada pela crítica, Euphoria, sublinha como a vencedora do Globo de Ouro, nascida na Califórnia, registrou personagens que exalam complexidade, independência e que fazem diferença no mundo.   

Estes papéis, marcados pela rebelião e autenticidade, refletem os valores fundamentais de uma geração que muitas vezes está desencantada com os modelos tradicionais e sedenta de representação genuína.

Assim como as questões sociais são centrais para o pensamento da Geração Z, Zendaya também fala abertamente sobre temas como igualdade racial, saúde mental e empoderamento feminino. Disposta a discutir assuntos que antes eram considerados tabu, ela atinge a demanda da Geração Z por abertura, inclusão e autenticidade.

Mas os sentimentos partilhados nas telas, nas entrevistas e nas publicações do Instagram não significam nada sem ação real. É por isso que sempre que Zendaya trabalha com marcas de roupas, ela insiste na inclusão no que diz respeito a tamanhos e modelos. É também por isso que ela incentiva um diálogo aberto com fãs sobre ansiedade e autoaceitação. 

Ela é alguém que realmente acredita no poder da arte e da defesa. Seus projetos não são mero entretenimento, são narrativas reflexivas. Como tal, Zendaya é uma embaixadora inspirada de uma geração e da sua cultura que evolui constantemente.

Confira a conversa que Pirelli.com teve com ela.

Você está realmente começando a pegar seu ritmo agora, não é? O que a motiva a ser uma atriz melhor?

ZENDAYA: Como artista, meu objetivo final é criar um impacto profundo por intermédio do meu trabalho. Eu me esforço para produzir uma arte que comova as pessoas, que toque seus corações de maneiras que elas talvez não esperassem.

Então meu trabalho é sempre uma progressão natural disso, em que não só posso conversar com as pessoas, mas também fazê-las pensar de maneiras diferentes.

Essa perspectiva influencia os tipos de papéis que você escolhe ou para os quais trabalha?

ZENDAYA: Sempre fui atraída por contar histórias e personagens diferentes – é uma paixão que está profundamente dentro de mim. Desde muito jovem, me vi cativada pela magia de tecer narrativas e habitar a vida de diversos indivíduos.

A capacidade de se transformar em outra pessoa e dar vida à sua história é extraordinária. É uma experiência intensa que me permite mergulhar nas profundezas das emoções humanas e explorar a complexidade da condição humana.

Você prefere um bom personagem ou um bom enredo?

ZENDAYA: Essa é uma boa pergunta! Acho que a verdade é que você só consegue se sentir realmente satisfeito quando termina um projeto e sabe que experimentou os dois. Quando você tem um sem o outro, é uma pena – uma oportunidade perdida.

Tudo tem que começar com a história, no entanto. Ao mergulharmos em uma narrativa bem elaborada, embarcamos em uma jornada compartilhada com os personagens, vivenciando seus triunfos e adversidades.

Todos temos uma história dentro de nós e todos conhecemos o poder de contar histórias – como algo mágico que pode transcender fronteiras e aproximar-nos como seres humanos. Tem o notável poder de diminuir distâncias, promovendo a empatia e a compreensão.

Com Euphoria, você sentiu que estava atingindo a sua geração e quem teve experiências semelhantes como público-alvo?

ZENDAYA: Eu definitivamente espero que sim, mas certamente existem alguns problemas e pontos de discussão em Euphoria que qualquer pessoa de uma certa idade ou familiaridade pode se identificar, para ser honesta. Não é uma jornada fácil para ninguém, mas estou muito feliz que exista essa obra e, claro, estou emocionada por estar envolvida nisso.

Existem alguns momentos sombrios e ideias sensíveis em Euphoria e a ideia por trás do projeto é ajudar o espectador a se identificar com eles, mesmo que essa mesma pessoa não queira enfrentá-los. Tal como acontece com muitas das coisas em que quero estar envolvida, o estilo do show não é apenas entretenimento, mas, esperançosamente, um estímulo para as pessoas que possam ter passado por algo semelhante.

Então você não se vê como uma atriz que apenas interpreta papéis que agradam a um determinado tipo de público?

ZENDAYA: Hoje em dia, não costumo me classificar tanto quando se trata da demografia dos meus filmes ou da maneira como quero falar com um determinado público.

Não gosto do meu talento para apenas um público ou uma faixa etária, porque contar histórias é onipresente – não importa se você é mulher ou homem, velho ou jovem. Acredito que a minha geração tem autenticidade e honestidade e sinto que isso é algo que as redes sociais nos deram tanto quanto qualquer outra coisa. Somos a geração que encontrou uma voz por meio da tecnologia, em que talvez no passado essa parte da sociedade tenha sido estigmatizada com a ideia de não saber o suficiente ou de saber muito pouco. Você só pode provar algo vendo o desenrolar da situação e acho que conseguimos isso.

Você acha que ser transparente ajuda?

ZENDAYA: Transparência nem sempre é honestidade, mas é um caminho mais claro para a honestidade do que acho que tínhamos no passado, quando era muito fácil esconder ou dissimular a verdade.

Sinto que, como sociedade, estamos mais configurados para esperar escrutínio, franqueza e responsabilização nas nossas ações, porque dificilmente se pode escapar agora. E acho que esta situação tem vantagens e desvantagens para a vida toda.

Você acha que o mundo precisa de um pouco mais de honestidade?

ZENDAYA: Estou feliz pelo menos por estar em uma indústria que valoriza o realismo – quero dizer, muito dos filmes e dramas são apenas uma representação da vida real.

Passei a acreditar firmemente na importância primordial da honestidade e da vulnerabilidade no meu ofício – é importante que reservemos um tempo para nos aprofundarmos na psique, na compreensão, no medo, no desejo e nas motivações.

Acho que os jovens de hoje são muito hábeis em falar sobre sentimentos e emoções. Sei pelos meus pais e outros mais velhos que fora do círculo familiar isso nunca aconteceu no passado.

Acredito que desbloquear a honestidade em relação à forma como nos sentimos em relação à vida e a nós mesmos e a expressão da vulnerabilidade são muito importantes. A forma como os jovens falam sobre saúde mental é inspiradora – temos uma geração que quase se orgulha de expressar as suas falhas.

É maravilhoso ver isto, mas também preocupante, quando nos damos conta de quantas pessoas são severamente afetadas pelos desafios da vida moderna; mas é assim que vivemos.

Você mencionou a mídia social e como ela afetou a forma como as pessoas falam e se expressam e suas vidas online. Você pode falar mais sobre isso?

ZENDAYA: A mídia social impulsiona tudo. Certamente, a forma como comercializamos filmes, televisão, música – é impressionante ver o quanto mudou ao longo dos anos.

E, no entanto, há uma grande parte de mim que adorava o caminho orgânico para o cinema quando comecei a me interessar pela indústria, no início do milênio.

Estamos num sistema em que sempre fomos impulsionados pelo poder do marketing, mas sinto agora que a representação nos meios de comunicação social não é apenas uma questão de entretenimento – ela detém imenso poder e significado na formação de normas, percepções e aspirações sociais.

Então a representação é muito importante para você pessoalmente?

ZENDAYA: Absolutamente. Quando alguém diz que a representação é incrivelmente poderosa, está reconhecendo o profundo impacto que ela pode ter nos indivíduos, especialmente nos jovens.

Ver-se refletido na tela pode ser uma experiência transformadora, instalando um sentimento de validação, pertencimento e autoestima.

Envia uma mensagem poderosa de que suas histórias são importantes e merecem ser contadas; que as suas experiências e identidades não são apenas contribuições válidas, mas também importantes para o tecido diversificado da sociedade.

Isso significa que, para indivíduos sub-representados, encontrar personagens e narrativas que espelhem as suas próprias pode ser fortalecedor e inspirador... está reforçando a ideia de que suas vozes são ouvidas e que sua existência é importante.

Fazer parte do movimento pela representação inclusiva significa usar a própria plataforma, seja como criador de conteúdo, influenciador ou defensor, para amplificar as vozes das comunidades marginalizadas.

Envolve procurar ativamente histórias que foram ignoradas ou rejeitadas e dar-lhes a atenção que merecem. Significa envolver-se ativamente em questões sociais importantes e usar essa influência para iniciar conversas e promover mudanças positivas.

E essa mudança pode ser tão poderosa…

ZENDAYA: Claro! Ao alavancar a visibilidade e a plataforma, as pessoas podem criar um efeito cascata, inspirando outras a juntarem-se na luta por maior representação e justiça social.

Como podem os meios de comunicação mais reconhecidos aprender com a forma como os influenciadores e os jovens se conectam... por exemplo, como consumem notícias e informações?

ZENDAYA: Eu diria que ao trabalharmos ativamente em prol de um cenário midiático mais inclusivo, podemos criar uma sociedade em que todos, independentemente da sua origem, se sintam vistos, valorizados e empoderados.

Temos isso em outras indústrias e, embora grande parte dos meios de comunicação seja politizada, é sempre melhor ter lugares de fala plurais e valores que reflitam a sociedade como um todo.