life

Os mais belos museus de automóveis vintage no Brasil

Seja você um colecionador, um entusiasta automotivo ou apenas um fã de carros, os museus de carros antigos vão alimentar sua imaginação

Home life Os mais belos museus de automóveis vintage no Brasil
Os mais belos museus de automóveis vintage no Brasil

Imaginado por artistas e criado por artesãos em uma época em que a forma prevaleceu sobre a função, os carros vintage voltam no tempo para tocar nossas vidas de uma infinidade de maneiras que não poderiam ter sido antecipadas por seus criadores até um século atrás.

Os mais belos museus de automóveis vintage no Brasil

Foram criados em um mundo analógico onde os designers usavam lápis e papel para chegar a formas elegantes e linhas fluidas que simplesmente não seriam possíveis no software de design usado na engenharia de carros modernos.

Por isso não tocam apenas as vidas dos milhões de colecionadores, mas também tocam a vida daqueles que são entusiastas automotivos, fãs de carros, de arte, design, cultura e história.

Coleção e restauração de carros antigos é um hobby praticado por pessoas de todo o mundo. No Brasil grande parte dos veículos antigos são peças de colecionadores, e os modelos extremamente preciosos para o automobilismo nacional e com preço altíssimo. 

Os carros vintage são um guia da história, eles têm algo para contar sobre o que realizaram em sua vida, a diversidade cultural por onde passaram e por que eles ainda têm tanta atração. As rachaduras no couro ou os arranhões na pintura são vistos por alguns como imperfeições, mas para os aficionados dos carros vintages, estes são um registro do passado, aumentando o caráter e relatando a vida do automóvel.

A história do Brasil e do automóvel estão entrelaçadas, fazendo com que os carros sejam uma lente perfeita para entreter e educar. E as exposições dos modelos antigos estão aí para celebrar a paixão do brasileiro com o automóvel e dar vida a nossa história. 

As melhores relíquias, na grande maioria das vezes, surgiram de coleções particulares e somente algumas estão abertas a visitas, gerando curiosidades e interesse aos aficionados.

Selecionamos os mais belos museus onde os apaixonados podem passar horas admirando os detalhes de cada modelo e dar um rápido pulo na história do automobilismo mundial.

1. Museu Eduardo André Matarazzo – Bebedouro, SP
O museu foi fundado pelo empresário paulista André Matarazzo, um dos precursores do automobilismo no Brasil, apaixonado por automóveis e restauração de carros antigos, que abriu sua coleção ao público em 1964, em São Paulo. Logo depois o acervo foi transferido para Bebedouro, cidade de sua esposa Eneida Matarazzo. A viagem de 385 km de distância da capital paulista vale a pena para conferir modelos como o Delahaye Double Phaeton 1912, a Maserati 3500 GT 1961 e o raríssimo Tucker Torpedo 48 Sedan. 

Aos poucos, sua coleção também incorporou aviões e máquinas militares, expostos em um ambiente externo. No total são aproximadamente 300 itens expostos entre automóveis antigos raros e populares, aviões, helicóptero, tratores, locomotivas, itens como tanque de guerra, carro-anfíbio, caminhões e motocicletas, divididos por nacionalidade em três pavilhões.

Após a morte do colecionador André Matarazzo, em 2002, o local passou a ser administrado por uma parceria da prefeitura da cidade e de filha de André, Patrícia Matarazzo, que em homenagem ao pai batizou o museu como “Museu Eduardo André Matarazzo”. As atividades do museu ficaram suspensas em diversas temporadas, por motivos de inundação ou mesmo de verba para a manutenção do espaço.

Hoje, a família Matarazzo não atua mais na gestão do museu, que ficou por conta a prefeitura da cidade e do Clube Esplendor do Carro Antigo, uma associação de colecionadores de carros antigos, e foi inaugurado como nome “Museu de Armas, Veículos e Máquinas Eduardo André Matarazzo”.

O museu está localizado na Avenida Sérgio Sessa Stamato, no centro de Bebedouro e funciona de terça a domingo, das 8h às 18h. 

2. Museu do Automóvel da Estrada Real – CIDADE, MG
A coleção particular criada por Rodrigo Cerqueira Moura desde 1976 foi aberta ao público em 2006. O museu é uma das atrações da charmosa Estrada Real de Minas, que fica em Bichinho, uma cidade bem próxima a Tiradentes, em Minas Gerais, e fica dentro do sítio do proprietário.

O encanto está no conjunto proposto pelo local: uma mistura de turismo na charmosa cidade colonial e depois admirar os belos carros antigos do museu.

São 2 galpões dedicados a 70 automóveis vintage. Conta com modelos raros como o Renault Fragate 1953, o Mercedes-Benz 1952 e um Jeep Willys 1951, além de tantos outros clássicos Rolls Royce, Austin Mini e DWV Vemag.

A restauração dos veículos é feita em uma oficina no próprio local, e todos os carros não servem apenas para exposição, uma vez que funcionam perfeitamente. Eles aceitam reservas para aluguel em diversos eventos por todo o Brasil.

O Museu fica no Sítio Pau D'angu - Estrada Real Tiradentes / Bichinho (a cerca de 5km de Tiradentes). Horário de funcionamento é de quarta a domingo, das 9h às 18h. Veja mais informações no site: www.museudoautomoveler.com.br 

3. Museu do Automóvel de Curitiba – Curitiba, PR
Os aficionados por automóveis têm um motivo a mais para conhecer o Parque Barigui, em Curitiba. Lá está localizado desde 1973 o Museu do Automóvel de Curitiba e possui cerca de 150 peças muito bem conservadas, exibidas em mostras alternadas dentre as 70 vagas de exposição, divididas em 2 galpões. 

Os carros pertencem aos associados do Clube de Automóveis e Antiguidades Mecânicas do Paraná, o CAAMP, que fundaram o museu como uma forma de dividir sua principal paixão.

Em um dos galpões fica a Sala dos Campeões, onde estão expostos objetos que remetem as competições automobilísticas, como troféus, capacetes, rodas, motor e claro modelos de carro de corrida como o Manta, um carro desenvolvido totalmente no Brasil, um carro de Formula Indi, pilotado por Mauricio Gugelmin em 2000 e o Formula 1 da McLaren M-23 que trouxe a vitória a Emerson Fittipaldi no mundial de 1974.

O outro galpão está repleto de modelos vintage, entre eles o Ford 1919, o Phaenton 812, um Nash Embassador Super, alguns Cadillacs, Chryslers, um Desoto 54 e várias outras marcas, todos originais e em condições de rodar. Um dos destaques é o FORD T Sport Runabout 1926.

O Museu do automóvel fica na Avenida Cândido Hartman, 2300, em Curitiba. Está aberto para visitantes de terça a sexta das 13h30 às 16h45; sábados, domingos e feriados das 10h às 12h e de 13h30 às 17h45. 

4. Museu Hollywood Dream Cars – Gramado, RS
Desde 1997 o Hollywood Dream Cars expõe carros antigos que marcaram a história de sucesso da indústria automobilística e do cinema nos anos dourados. Aqui você pode ver modelos de luxo dos anos 50 ricos em detalhes, como o Cadillac Rabo-de-Peixe usado por Elvis Presley, o Lincoln Continental Club Cupê 1946 usado por All Capone e o Ford Victoria conversível produzido em 1956, versão única no país, restaurados com perfeição.

Durante a visita é possível sentir a nostalgia dos anos dourados ao som de músicas clássicas de Elvis Presley. Uma experiência incrível! Estão reunidos carros das décadas de 1920, 1930, 1940, 1950 e 1960.

O Hollywood Dream Cars está localizado na Avenida das Hortênsias, 4151, entre as cidades de Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul no conhecido setor das hortênsias. Abre todos os dias da semana, das 8h às 18h. Encontre maiores informações ao entrar no site: www.hollywooddreamcars.com.br

Saiba mais
Related Stories
Product info
Pirelli cutting edge tecnology at its best
Discover the new P Zero
Find & Buy
Select the product that fits for you
Find the best Tyre for your car
life