life

O maior avião de passageiros do mundo

Voar no maior avião de passageiros do mundo é tão extraordinário como voar no seu próprio Jato particular

Home life O maior avião de passageiros do mundo
O maior avião de passageiros do mundo

Verdadeiros gigantes da aviação que desafiam as leis da física, mas transformam a sua experiência de voo e fazem o seu destino ficar mais perto. Como? Cabines maiores, mais espaço para as pernas e mais espaço para pequenos mimos como chuveiro, spa, suítes privadas e até um bar! Os níveis de umidade da cabine também são aumentados, o que torna os voos de longa distância mais prazerosos para suas vias aéreas. Sim, tudo isso é possível!

O maior avião de passageiros do mundo

As fabricantes de grandes aviões de passageiros vêm ao longo dos anos em uma competição para aprimorar seus projetos, seja ele um Boeing 777-300, um Airbus A340-600 ou mesmo o gigante Boeing 747-8. Mas o mais extraordinário de todos teve seu primeiro voo teste em 2005 e começou a ser comercializado em 2007: o Airbus A380.

Apelidado de Superjumbo, o Airbus A380 teve sua primeira aeronave entregue para a Singapore Airlines em outubro de 2007, quando realizou seu primeiro voo entre Singapura e Sydney. Mais de dez anos foram necessários no desenvolvimento do projeto, que custou mais de 13 bilhões de dólares. A Emirates Airlines foi a segunda companhia aérea a receber suas unidades A380, e sua estreia foi na rota Dubai - Nova Iorque, realizada em agosto de 2008. 

Do ponto de vista técnico, é verdadeiramente uma obra-prima do construtor. É difícil acreditar que um avião tão grande possa mesmo decolar. A aeronave mede 72,72 metros de comprimento com 79,75 metros de largura e 24,09 metros de altura, pelas dimensões ela não caberia nem dentro do estádio do Maracanã! 

É uma aeronave quatro motores que leva 560 toneladas, considerando a fuselagem e a capacidade de carga máxima, a uma altitude de 39 mil pés em velocidade cruzeiro (907 km/h), em menos de 15 minutos. A tripulação pode chegar a 35 pessoas, entre comissários, piloto e copiloto. Ele pode transportar até 853 passageiros com uma configuração de classe econômica única. Como comparação, a última versão do 747-8 da Boeing, só tem capacidade para até 605 passageiros em uma mesma configuração de classe econômica completa.

As principais partes estruturais do A380 são construídas na França, Alemanha, Espanha e Reino Unido e transportadas para a fábrica em Tolosa, na França, para finalizar a construção e montagem. O transporte é feito basicamente por mar, já que pelo grande tamanho dos componentes, os métodos tradicionais de transporte não seriam viáveis em todas as cidades de cada país.

Não há outra aeronave no mundo como essa e nem outras experiências de viagem que se assemelhem. O A380 é um ícone moderno que já concretizou mais de 400 mil voos comerciais, transportando mais de 170 milhões de passageiros. Isso representa quase 300 voos comerciais por dia, que decolam ou aterrissam ao redor do mundo a cada dois minutos.

Os passageiros ficam entusiasmados desde o embarque, não só porque é o maior jato do mundo, mas também o mais silencioso. Desde que aderiram ao modelo, as companhias aéreas superaram o número de clientes de Primeira Classe, oferecendo o luxo que é conhecido apenas em jatos particulares.

O A380 inclui dois andares de área livre, permitindo que as companhias aéreas configurem sua oferta de serviços como bar e salas de estar, assentos fixos, sala de negócios e até mesmo suítes privadas. Além disso, o ar da cabine da aeronave é reciclado a cada dois minutos, enquanto os sistemas avançados de iluminação proporcionam características diferentes ao ambiente conforme o momento do voo. É realmente uma maravilha da ciência e engenharia, fazendo excelente uso do seu espaço para oferecer as pessoas um luxo incomparável.

As companhias aéreas árabes são as maiores compradoras desse modelo. E a Emirates é a empresa que opera a maior frota de aeronaves Airbus A380. São 140 unidades pedidas, e até o momento 95 unidades já entregues.

Confira algumas das facilidades oferecidas pela Emirates, a bordo do maior avião de passageiros do mundo.

CLASSE EXECUTIVA
A Business Class está localizada no deck superior, juntamente com a Primeira Classe. Todos os 76 assentos convertem-se em uma cama plana de até 2 metros, apenas com o simples toque de um botão.

Está disponível um minibar e uma área de trabalho com fonte de alimentação para o laptop enquanto você desfruta de alguns bons filmes na grande tela a sua frente. Como passageiro da classe executiva você também tem acesso ao Emirates Sky Bar. É uma ótima maneira de socializar com outros viajantes ou amigos.

PRIMEIRA CLASSE
Até mesmo um experiente viajante de primeira classe será surpreendido. A Emirates oferece o conforto de 14 suítes individuais para seus passageiros VIPs, que também podem utilizar um spa! Você encontrará um banho de água quente a bordo, o relaxamento perfeito após um voo de 12 horas.

Sua própria suíte vem com tudo o que você precisa. Minibar, uma mesa de jantar para refeições em voo, kit de higiene, guarda-roupa pessoal, tomada elétrica, tela grande, persianas automáticas e, claro, wifi gratuito. Café, champanhe ou o que quer que seja de seu agrado serão servidos regularmente. O acesso ao lounge e ao bar também está incluído.

O A380 também é operado pelas companhias Qantas, Air France, Lufthansa, Korean Air, China Southern Airlines, Malaysia Airlines, Thai Airways International, British Airways, Asiana Airlines, Qatar Airways e Etihad Airways.

A concorrente árabe da Emirates, a Etihad, está construindo todo um apartamento em uma aeronave pela primeira vez no mundo. O pequeno hotel acima das nuvens tem uma sala de estar com sofá e TV, um quarto com cama de casal e banheiro com chuveiro. Um mordomo privado - treinado na escola do famoso hotel Savoy em Londres - estará disponível durante todo o voo. No início, irá operar a rotas de Abu Dhabi para Londres e deve seguir para Sydney e Nova York.

Pelo porte da aeronave, somente 230 aeroportos no mundo têm estrutura de pista para operar o A380. Durante as Olimpíadas do Rio de janeiro, em 2016, a delegação da França teve sua chegada ao Aeroporto Internacional Tom Jobim a bordo de um A380 da Air France. 

Mas é agora, em 2017, que as notícias trazem o Brasil dentro de um seleto grupo de destinos mundial do A380, com voos diários operados pela Emirates. Para receber o gigante, o Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos, passou por obras nas pistas de pouso, decolagem e taxiamento, modernizou o sistema de pouso por instrumentos, além de ter instalado um sistema de ponte dupla para embarque e desembarque da aeronave. Uma passagem de Primeira Classe nesse voo pode chegar a um preço de até R$57 mil ida e volta, saindo do Brasil.

Saiba mais
Relacionadas
Informação do produto
O melhor da tecnologia de ponta da Pirelli
Descubra o novo P Zero
Encontre
Selecione o produto sob medida para você
Encontre o melhor pneu para seu carro
life