life

No caminho para um futuro sustentável

A sustentabilidade está no centro da abordagem da Pirelli para os negócios e as comunidades com que tem contato

Home life No caminho para um futuro sustentável
No caminho para um futuro sustentável

O mundo está interconectado de maneiras preciosas: do ar que respiramos e da água que bebemos ao bem-estar de nossas crianças e nossa herança cultural.

Essa filosofia está no cerne da abordagem da Pirelli e se trata de um conceito que está se tornando cada vez mais aceito e adotado no mundo dos negócios.

As últimas duas décadas presenciaram um número crescente de empresas em todos os setores e lugares comunicando mais informações a respeito de seu desempenho nas esferas ambiental, social e de governança . Marcada por termos como responsabilidade social corporativa e sustentabilidade, existe uma visão de um novo tipo de empresa moderna – a “organização sustentável”.

Uma escolha fundamental
À medida que a Pirelli cresceu - de uma pequena fábrica em Milão, há cerca de 140 anos, para uma operação global de peso -, a empresa ganhou consciência da necessidade de promover o meio ambiente como um recurso fundamental. Esse ethos se estende a tudo que tocamos – dos recursos naturais ao bem-estar de nossos funcionários e das comunidades em que operamos.

“A sustentabilidade é uma escolha fundamental para a Pirelli”, declara o CEO e Vice Presidente Executivo Marco Tronchetti Provera. “Ela está plenamente integrada na visão do grupo e em suas estratégias de crescimento, em todas as áreas de negócio e em todas as decisões da administração, em toda parte do mundo”.

O vídeo da Pirelli, Simplesmente Verdade (Simply True), destaca os esforços da empresa em quatro áreas essenciais:

•    uso de água
•    energia renovável
•    assistência a crianças carentes
•    projetos culturais

E está sendo feito um progresso real.

A extração de água foi reduzida em 42% em relação aos níveis de 2009
A Pirelli monitora a pegada hídrica de toda a organização, assim como o faz para sua pegada de carbono. A empresa está cuidando para aprimorar a eficiência geral dos processos de produção, desde o projeto do maquinário à administração das instalações, bem como tirando proveito da potência de cada funcionário, a fim de reduzir o consumo de água.

Mais de 30 milhões m³ de água foram poupados nos últimos seis anos, o que equivale a 12 mil piscinas olímpicas.

A meta para 2020 é reduzir a extração de água em 58% em relação aos níveis de 2009.

Cerca de 38% da eletricidade utilizada pela Pirelli provém de fontes renováveis
Essas fontes incluem energias de biomassa, solar e eólica, que contribuem para reduzir as emissões de carbono.

A fábrica em Settimo Torinese, na Itália, utiliza energia de uma usina de cogeração produtora de eletricidade, vapor e água quente a partir de um motor endotérmico que funciona com óleo vegetal e uma turbina de gás natural. Com isso, são fornecidos cerca de 6MW do total de energia da instalação. A fábrica também obtém energia de um sistema fotovoltaico.

Atualmente, uma das instalações da Pirelli no Brasil conta com uma usina de biomassa para geração de vapor utilizando refugo de madeira fornecido localmente. Espera-se que a usina substitua os 52.500 MWh ao ano de energia proveniente de combustíveis fósseis, o que equivale a 10.500 toneladas ao ano de emissões de CO2 que deixam de ser produzidas.

A fábrica da Pirelli em Silao, no México, assinou um contrato para o fornecimento de eletricidade a partir de energia eólica. Tal medida garantirá 3MW de energia renovável, equivalente a mais de 30% do consumo de eletricidade da fábrica.

Nos últimos anos, a Pirelli prestou assistência a mais de 10 mil crianças em cinco continentes
Além dos programas de segurança nas estradas e do treinamento técnico, outro foco principal da Pirelli para os jovens está nas atividades esportivas e no senso de solidariedade criado por elas.

Como patrocinadora do time de futebol Inter de Milão, a Pirelli é parceira do projeto social global do clube, o Inter Campus. O projeto faz uso do futebol como ferramenta de ensino para meninas e meninos desprivilegiados na faixa dos seis a treze anos, desenvolvendo valores como trabalho em equipe, integração social e amizade. A Pirelli e o Inter criaram projetos do Inter Campus em Slatina, Romênia; Silao, México; Nova York, EUA; e Voronezh, Rússia.

Também patrocinamos o beisebol juvenil na Venezuela; o basquete, o vôlei e o ciclismo no Brasil; e o basquete na Espanha, para citar alguns.

Em 2015, assinamos o Pacto Europeu para a Juventude (que conta com o apoio da Comissão Europeia e que foi iniciado pela Rede Europeia de Negócios para Responsabilidade Social Corporativa da organização europeia CSR) em apoio ao desenvolvimento de jovens através do fomento de treinamento, estágios e ensino para aumentar suas chances de conseguirem emprego.

Já trabalhamos em 300 projetos culturais no mundo todo
Enquanto empresa, a Pirelli sempre abraçou o mundo da cultura. Temos orgulho de amparar eventos culturais nos países em que atuamos. A título de exemplo, recentemente apoiamos um concerto na Fundação de Cultura e Arte de Istambul e somos um dos patrocinadores do Museu de Arte Moderna de São Paulo.

Às vezes nossos projetos viram manchetes, como a restauração da estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro em 2014, após ter sido atingida por um raio. A obra foi vista como uma forma apropriada de marcar os 85 anos da Pirelli no Brasil.

Ser gentil com o mundo
Essas são apenas algumas das maneiras como estamos correspondendo às expectativas dos ideais de sustentabilidade em nosso trabalho. Existem muitos outros aspectos nos quais também nos envolvemos – desde nossa Política de Abastecimento Ecologicamente Correto (Green Sourcing Policy), concebida para estimular e incentivar a consciência ambiental em toda a nossa cadeia de abastecimento, até nossa carteira de produtos ecologicamente corretos, que compuseram 48% do total das receitas de pneus em 2015.

Todos esses exemplos representam o quanto a Pirelli está evoluindo para tornar a empresa mais eficiente, produtiva e voltada para o meio ambiente.

A noção de jornada encontra-se no cerne dos negócios da Pirelli. As jornadas e a viagem representam uma importante parte do esforço humano e continuaremos a desenvolver a mobilidade futura, tendo sempre em mente a consciência de ser gentil com o mundo, além de fazer a nossa parte para criar um futuro melhor prestando uma contribuição real hoje.

Saiba mais
Relacionadas
Informação do produto
O melhor da tecnologia de ponta da Pirelli
Descubra o novo P Zero
Encontre
Selecione o produto sob medida para você
Encontre o melhor pneu para seu carro
life