lifestyle

20 palavras para um novo mundo: Roda

Uma série de palavras se infiltrou em nossa linguagem cotidiana este ano para descrever os novos tempos em que estamos vivendo. Pedimos a quatro grandes escritores – David Szalay, Rosie Millard, Paolo Gallo e Emma Dabiri – que escrevessem sobre algumas delas para nós. Paolo Gallo, que foi diretor de recursos humanos do Fórum Econômico Mundial em Genebra, diretor de aprendizagem do Banco Mundial em Washington DC e diretor de recursos humanos do Banco Europeu para Reconstrução e Desenvolvimento em Londres, escreveu sobre o significado de “Roda”.

Home life lifestyle 20 palavras para um novo mundo: Roda

Muitas cidades europeias criaram ciclovias e reservaram espaço para veículos que não sejam carros a fim de encorajar formas alternativas de transporte. Eu moro em Genebra, onde o número de faixas reservadas para carros foi eliminado, enquanto as faixas para bicicletas e scooters elétricos aumentaram. Motoristas furiosos reuniram assinaturas para protestar contra esta mudança, ao mesmo tempo, os ciclistas também as recolheram para argumentar o contrário: os ciclistas ganharam e estabeleceram uma nova maneira de se mover de A para B que, embora tenha sido aguardada de forma pacífica até agora, passou a ser encorajada por medidas concretas.

O sonho de muitos urbanistas talvez esteja se tornando realidade: na fase de desenvolvimento pré-econômico as pessoas viajavam a pé, de bicicleta ou em carroças puxadas por animais. Na fase de desenvolvimento e crescimento as pessoas começaram a se deslocar de carro e acabaram criando o congestionamento, o tráfego e a poluição a que, infelizmente, ficamos acostumados. Quando o crescimento econômico diminui e as pessoas percebem que não é possível – muito menos sustentável – continuar viajando de carro, elas voltam a caminhar e andar de bicicleta.

Qualquer pessoa que já esteve em Amsterdã ou na Escandinávia conhece a beleza de se locomover assim. Talvez esta crise nos force a viajar de uma forma diferente e a redescobrir as nossas vilas e cidades – lugares que nunca vimos quando estávamos muito ocupados procurando um lugar para estacionar.