life

Itália e Brasil: uma conexão que viaja entre décadas

A troca cultural entre os dois países começou no final do século XIX e se estende até os dias atuais; Pirelli tem papel importante nessa história centenária

Home life Itália e Brasil: uma conexão que viaja entre décadas
Itália e Brasil: uma conexão que viaja entre décadas

País continental que é, o Brasil não se caracteriza apenas por uma vastidão territorial, mas possuiu uma forte presença de miscigenação em sua rica história cultural. Entre uma série de nações que imigraram ao País no final do século XIX, a Itália marca uma presença fundamental em solo brasileiro. Essa importante troca cultural é celebrada anualmente em 21 de fevereiro, o Dia Nacional do Imigrante Italiano. Mas por que esse dia?

O dia 21 de fevereiro foi a data escolhida para a comemoração, pois relembra a chegada em Vitória, capital do Espírito Santo, do navio La Sofia, em 21 de fevereiro de 1874, uma expedição de Pietro Tabacchi. A data comemorativa foi instituída em 2 de junho de 2008, pela lei nº 11.687. Esse é considerado o marco do início do processo de imigração em massa de italianos para o Brasil, quando o La Sofia trouxe mais de 300 camponeses, vindos do Porto de Gênova, na Itália.

Nesse contexto da imigração europeia, a Pirelli tem um papel fundamental para fomentar a indústria no Brasil. O começo da atuação da empresa italiana no País se deu no ano de 1929, com a aquisição da primeira fábrica na cidade de Santo André, no estado de São Paulo. 1929, que foi um ano histórico para o mundo, pois marca a quebra da Bolsa de Nova York, que gerou uma onda de crise global por boa parte da década de 1930.

Apesar desse cenário nada chamativo aos novos investimentos, a Pirelli acreditou no potencial do Brasil e começou os negócios no país. São mais de 100 anos desde que Alberto Pirelli, filho do fundador da empresa, desembarcou na Amazônia para fazer pesquisas a respeito da borracha natural produzida na região: um exemplo do pioneirismo da Pirelli, com o foco em Pesquisa e Desenvolvimento e a descentralização e internacionalização de suas operações.

A relação próxima entre Brasil e Itália surgiu de um momento histórico de muitas dificuldades para o país europeu. Após intensas lutas pela unificação da Itália, a população mais pobre e rural sofreu para sobreviver, e a emigração passou a ser incentivada pelo próprio governo italiano. Por outro lado, no Brasil, com o processo de abolição da escravatura em curso, cresceu exponencialmente a necessidade de mão de obra. Segundo dados do IBGE, foram aproximadamente 1.400.000 imigrantes italianos no Brasil entre os anos de 1877 e 1920.

O legado dessa conexão cultural entre brasileiros e italianos é imensurável. Os imigrantes trouxeram tradições que passaram a fazer parte do dia a dia do Brasil. Tradições essas que vão desde expressões que entraram para o vocabulário do País de maneira “aportuguesada”, passando por itens fundamentais da culinária, fortalecimento de aspectos religiosos, e, por que não, pelos pneus que carregam até hoje muito brasileiros por esse território tão vasto e rico em diversidade.

Saiba mais
Informação do produto
O melhor da tecnologia de ponta da Pirelli
Descubra o novo P Zero
Encontre
Selecione o produto sob medida para você
Encontre o melhor pneu para seu carro
life