life

Dia da Árvore:
o cuidado da Pirelli com as seringueiras

A Pirelli tem uma plataforma digital com o objetivo de conscientizar sobre esta preciosa matéria-prima. Além disso, busca compartilhar o compromisso com a preservação da biodiversidade e apoiar o desenvolvimento da comunidade e da economia local

Home life Dia da Árvore:
o cuidado da Pirelli com as seringueiras
Dia da Árvore:
o cuidado da Pirelli com as seringueiras

Hoje, 21 de setembro, comemora-se o dia da árvore, um bem tão nosso que se confunde com a história do Brasil. A árvore, mais especificamente a seringueira, também está intimamente ligada à Pirelli, pois é dela que o látex, a borracha natural, é oriunda, em uma jornada que começa nela e termina com a produção de um pneu. Foi pensando em conservar e defender esse bem tão precioso que a Pirelli, entre outras ações, lançou uma plataforma digital com o objetivo de conscientizar sobre esta preciosa matéria-prima e compartilhar o compromisso com a preservação da biodiversidade, além de apoiar o desenvolvimento da comunidade e da economia local: “Being Fast Takes Time” (Ser Rápido Leva Tempo). Um portal onde é possível ver o processo da cadeia como um todo, passando pela descrição da vida dos agricultores e suas técnicas de cultivo e processamento, fases fundamentais do ciclo de produção e fornecimento da borracha natural.

A plataforma digital que você pode acessar em pirelli.com/naturalrubber foi criada para ajudar a entender o quão precioso tem que ser o equilíbrio natural na retirada do látex das seringueiras. “Being Fast Takes Time” começa com a reportagem do fotógrafo e escritor Alessandro Scotti na Indonésia e Tailândia, dois dos principais países produtores de látex extraídos de seringueiras. Ele documenta o processo meticuloso e lento de extração de látex (três horas para preencher metade de uma casca de coco) e a longa espera pela sua solidificação, harmonia e respeito pelos tempos e ritmos da natureza, até o produto, o pneu, um elemento chave do rápido mundo do automobilismo competitivo.

A plataforma é composta por sete seções: o projeto, a jornada, a borracha natural, a comunidade, a natureza e a fauna, nosso compromisso, do branco ao preto. É a história, contada por meio de 30 imagens em preto e branco, vídeos e outros elementos, incluindo um diário de bordo mantido por Alessandro Scotti em sua jornada pela Indonésia, a ilha de Java, Sumatra e as plantações na província de Chonburi, na Tailândia. A reportagem documenta o papel das mulheres, a vida dos agricultores, cujo sustento depende dessas preciosas árvores, a complexa técnica de escutas, as incisões feitas para extrair o látex, a selvageria da natureza, onde as pessoas vivem ao lado de elefantes, orangotangos e crocodilos. Uma viagem do branco ao preto, do branco do látex ao preto do pneu, um mundo longe do nosso, pontuado pelos sons da natureza e com um ecossistema equilibrado e harmonioso que deve ser protegido.

Dia da Árvore: o cuidado da Pirelli com as seringueiras 01

“Buscar o desenvolvimento sustentável significa sempre olhar para o futuro, deixando claro que o capital econômico, ambiental e humano é interdependente e deve ser gerenciado como tal. Sempre trabalhamos para criar valor duradouro, baseado na paixão e habilidade de nossos funcionários, e essa abordagem também é encontrada em nossa política de borracha natural sustentável”, disse Marco Tronchetti Provera, vice-presidente executivo e CEO da Pirelli.

“Não podemos fazer pneus sem a borracha natural na produção, explica Filippo Bettini, diretor de Sustentabilidade e Governança de Riscos da Pirelli, por isso é de fundamental importância para nós que os processos envolvidos em seu cultivo e extração sejam realizados de forma sustentável, respeitando as pessoas e o ecossistema nos principais países produtores, como a Indonésia e a Tailândia. Somente com uma abordagem responsável podemos contribuir para garantir o futuro de uma matéria-prima tão preciosa e das populações locais que extraem seu sustento da borracha”.

Os elementos-chave de todo o projeto são as pessoas e seu envolvimento em 360º ao longo de toda a cadeia: de fornecedores a funcionários e processadores locais. “No coração dessa história, escreve Alessandro Scotti no diário de bordo que acompanha os navegadores na descoberta de borracha natural - estão Sofyan e Maimunah, os primeiros cultivadores que conheço. Eles moram numa palafita imersa nos sons ensurdecedores da floresta, uma tranquilidade que explode com a ação: silêncio da atividade humana e o barulho impetuoso de atividades invisíveis. É o ritmo da natureza. Para sincronizar você precisa desacelerar. E faça isso de uma maneira determinada, para permitir que o tempo da natureza se torne o tempo dos homens”.

Dia da Árvore: o cuidado da Pirelli com as seringueiras 02

Resultados da Pirelli na conservação da Borracha Natural

Em 2017 a Pirelli publicou sua Política de Borracha Natural Sustentável. O objetivo da política é promover e desenvolver uma cadeia de fornecimento de borracha natural sustentável e responsável, envolvendo agricultores, comerciantes, processadores, vendedores e produtores. Foi o resultado de diálogos de partes interessadas, isto é, consultas com ONGs internacionais, seus principais fornecedores de borracha natural, comerciantes e produtores, clientes automotivos, organizações multilaterais e internacionais. Em 2018, para facilitar a implementação da Política, a Pirelli produziu um Manual de Implementação, resultado do envolvimento ativo de partes interessadas e, além disso, publicou o Roadmap 2019-2021, que detalha as atividades que a empresa está realizando para apoiar sua cadeia de fornecimento com a implementação da Política.

Como resultado, além de outros fatores, a cada ano, a Pirelli obtém melhorias adicionais em seu desempenho de sustentabilidade, reduzindo o consumo de água e de energia, além numa redução absoluta de emissões de CO2.

Os resultados positivos alcançados pela Pirelli são ressaltados pelo reconhecimento que a empresa vem recebendo no Índice de Sustentabilidade Dow Jones, no Anuário de Sustentabilidade até sua inclusão na lista de clima elaborada pelo CDP para seu papel na luta contra as alterações climáticas.

Para acessar ver todo o conteúdo, acesse: pirelli.com/naturalrubber

Saiba mais
Relacionadas
Informação do produto
O melhor da tecnologia de ponta da Pirelli
Descubra o novo P Zero
Encontre
Selecione o produto sob medida para você
Encontre o melhor pneu para seu carro
life