life

A fantástica fábrica
de velocidade

Campinas é o polo produtivo de pneus para carros de competição de toda a América Latina

Home life A fantástica fábrica
de velocidade
A fantástica fábrica
de velocidade

Máquinas a mil, funcionários exclusivos e dedicação a toda velocidade! Para muitos, o que pode ser considerado uma fantástica fábrica de velocidade é, na verdade, para a Pirelli, um módulo de produção de pneus de competição em Campinas, interior de São Paulo, inaugurado em dezembro de 2019. A empresa fez o lançamento da unidade de 450m² dentro de sua planta de Campinas, interior de São Paulo, onde os pneus de carros de corrida para toda a América Latina, abrangendo as linhas P Zero, Cinturato e Scorpion Rally, são fabricados.

Este setor isolado da fábrica possui colaboradores dedicados e maquinários novos que servem categorias da América Latina como a Stock Light, Endurance Brasil e Mercedes-Benz Challenge, no Brasil; Super TC 2000 e Fórmula Renault 2.0, na Argentina; e CTCC e a Copa Toyota Yaris, na Costa Rica. Também são fabricadas algumas medidas de pneus para o Mundial de Rali (WRC), onde a Pirelli passa a ser fornecedora exclusiva em 2021.

A fantástica fábrica de velocidade 01

Módulo de produção de pneus de competição tem 450 m² de área – Crédito: Pirelli


Para o gerente de produtos car e motorsport da Pirelli para a América Latina, Fabio Magliano, este marco deva ser comemorado: “neste mês de dezembro completamos um ano da inauguração do nosso novo Módulo de Motorsport da Pirelli no Brasil. Com a produção de pneus de alta tecnologia para competições nacionais e internacionais centralizada em Campinas, a Pirelli passou a ter o melhor cenário possível para atender os mercados da região com o automobilismo do mais elevado nível, expandindo suas operações com investimento técnico e tecnológico na inovação”.

A unidade produz lotes anuais para cada tipo de competição, tudo para assegurar um equilíbrio ainda maior de desempenho entre todos os pneus. Todavia, o módulo é capaz de produzir um modelo bem específico de pneu, que demande poucas unidades, por exemplo, pois o tipo de processo produtivo permite esse tipo de detalhamento.

A fantástica fábrica de velocidade 02

Neste mês de dezembro, o Módulo completa um ano da inauguração – Crédito: Pirelli


Gerente de unidade produtiva da Pirelli em Campinas, Rodolfo Dervelan, fala. “O investimento planejado para a construção do módulo foi feito e isso vem ao encontro da estratégia da Pirelli na transformação da planta de Campinas em um polo na produção de pneus carros, motos e competição. O espaço é orgulho de todos nós e sempre atrai os olhares dos colaboradores que trabalham em outras áreas. Com o Módulo temos a flexibilidade para produzir mais produtos diferentes atendendo diferentes tipos de categorias”, completa.

Ao somarmos todos os pneus fabricados dentro do módulo de Campinas, de todas as competições em que a Pirelli atua como fornecedora, em um ano, são rodados mais do que 1.200.000 km, distância equivalente a 30 voltas ao redor da terra ou quase uma viagem de ida e volta a Lua duas vezes. Números superlativos para uma empresa que nutre em seu DNA a inovação tecnológica aliada com a competição esportiva para a produção dos melhores pneus do mercado e que, neste cenário, saem de um módulo fantástico no Brasil.

Saiba mais
Informação do produto
O melhor da tecnologia de ponta da Pirelli
Descubra o novo P Zero
Encontre
Selecione o produto sob medida para você
Encontre o melhor pneu para seu carro
life