carros

Aventura e adrenalina fora da estrada

Descubra o empolgante universo do circuito off-road e saiba que a diversão também pode ser feita por toda a família

Home road carros Aventura e adrenalina fora da estrada

Um esporte que desafia os limites e proporciona uma dose intensa de adrenalina aos praticantes. Esse é o circuito off-road – termo do inglês que significa fora da estrada - que une aventura, diversão, contato com a natureza e uma muita emoção.

O circuito off-road é uma modalidade feita de carro 4x4 ou moto, que se destaca por trilhas e percursos em terrenos irregulares e sem asfalto, onde os veículos são testados em condições extremas. Os robustos jipes enfrentam terrenos acidentados, lama, riachos, dunas de areia e outros obstáculos desafiadores.

Nos últimos anos, o circuito off-road tem ganhado cada vez mais adeptos, atraindo tanto amadores casuais como competidores profissionais. Além da pura emoção e aventura, o circuito off-road também é uma oportunidade para conectar-se com a natureza e explorar lugares remotos. As trilhas levam os participantes a paisagens deslumbrantes, passando por florestas densas, montanhas majestosas e planícies vastas, proporcionando uma conexão íntima com o ambiente natural.

Dirigindo nas trilhas – Foto: Adriano Carrapato

Confira conosco uma dessas aventuras na Serra do Cipó, no município de Santana do Riacho, interior de Minas Gerais. Acompanhe essa viagem repleta de aventura e descubra por que o circuito off-road cativa e empolga tantas pessoas.

O dia começa cedo

No ponto de encontro, mais de 100 pilotos se reuniram para as coordenadas e organização do circuito. Promovido pela montadora Suzuki, com o apoio da Pirelli, o evento promoveu um mergulho por essa bela região de Minas Gerais, repleta de cenários deslumbrantes, adrenalina nas alturas com trechos entre rios, trilhas pouco exploradas e até transposição de rochas com os possantes. Tudo isso, com paradas estratégicas para contemplar as belezas de uma das regiões mais bonitas do Brasil.

Por aproximadamente cinco horas de comboio, cada veículo seguiu com rádio por todos os trechos acidentados enquanto foram acompanhados por técnicos que auxiliam e amparam cada motorista em todo o percurso. Além disso, o que comanda é um enorme espírito de colaboração entre os motoristas, em que todos se ajudam pelo bem comum. O resultado é uma experiência repleta de emoção, beleza, adrenalina e diversão. Para todos!

Carros em comboio por estrada de terra – Foto: Adriano Carrapato

Da aposentadoria para a aventura

Se você pensa que para participar de um circuito off-road é preciso ter força e muita técnica e conhecimento, está enganado. Há muitos aventureiros amadores que têm dado um show nas trilhas. Uma delas é a enfermeira aposentada paulistana Rosemary Nozema, de 65 anos, que está nesse universo há pouco mais de quatro anos. Ela conta que sempre gostou desse tipo de experiência, mas que mergulhou para valer na terra e na pista acidentada após ter mais tempo livre. “Assim que me aposentei, resolvi comprar um carro 4x4 e prepará-lo ainda mais para explorar caminhos fora da estrada e explorar em mim desafios que gostaria de vencer. No começo, tive um pouco de dificuldade para transpor alguns obstáculos mais difíceis e, principalmente, utilizar todos os recursos que meu carro possui. Mas com o suporte dos amigos de trilha, fui ganhando experiência e prática. Hoje, encaro qualquer parada”, conta.

Para deixar o carro ainda mais preparado, Rosemary substituiu os pneus originais por um jogo de Pirelli MTR 215/75 r15, que deixou seu Suzuki Jimny Sierra ainda mais estável, esportivo e robusto para os terrenos mais pesados. “Agora ninguém me segura”, diz.

Rosemary Nozema cruzando rio na Serra do Cipó – Foto: Adriano Carrapato

Em família e como prêmio a natureza

Veteranos no circuito off-road, o professor Fábio da Silva Daudt, de 54 anos, e a esposa, a psicóloga Verônica Cavalcante Pessoa de Melo, de 57, moram em Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro. Eles já participaram de diversas trilhas Brasil afora, dentre as quais, na Costa do Descobrimento, Cumuruxatiba e Ponta do Corumbau (BA), Serra da Canastra e Carrancas (MG), Cunha (SP), Paraty e Petrópolis (RJ), dentre várias outras.

“O que mais nos atrai é o contato com a natureza, a beleza desses lugares mais preservados, menos concorridos. Os benefícios são muitos: é como se fosse uma meditação que já começa na trilha; você fica focado no presente, no entorno, em cada metro a ser percorrido, a cada obstáculo a ser superado e quando chega é presenteado com a beleza deste mundo incrível em que vivemos. Em termos psicológicos é um descanso para a mente. Além disso, cada lugar a que chegamos é como se fosse uma conquista, uma vitória em que o prêmio é a natureza”, diz Fábio.

Como e onde começar

Se você tem vontade de ingressar no universo do off-road é importante saber que para percorrer essas trilhas uma condição necessária é ter um jipe ou uma caminhonete com tração 4x4. Além disso, seu carro deve contar com alguns outros recursos fundamentais para sua segurança, como, por exemplo, pneus capazes de transpor obstáculos mais radicais.

O Brasil, com sua extensão territorial, conta com uma série de destinos em que é possível explorar ao máximo esses terrenos e, de quebra, contemplar uma natureza repleta de beleza e inspiração. Confira algumas regiões em que você pode colocar o pé fora da estrada e aproveitar o que há de melhor em aventura, emoção e adrenalina. Veja só uma lista de lugares para visitar cruzando trilhas de terra e vivenciando muitas aventuras com paisagens deslumbrantes:

Jalapão (TO)

Serra do Ibitipoca (MG)

Serra da Mantiqueira (MG)

Caminho dos Cânions (RS)

Chapada Diamantina (BA)

Cânions do Viana (PI)

Cânion Espraiado (SC)

Estrada Real – caminho velho (MG e RJ)

Trilha da Chapada dos Couros (GO)

Linha de Fronteira Brasil/Uruguai (RS)

Ibiuna – Juquitiba (SP)

Jericoacara (CE)

Caminho para Pedra Aguda, em Barra Alegre, distrito de Bom Jardim (RJ) – Foto: Fábio Daudt

Que tal viver essa aventura? O circuito off-road é mais do que isso; é uma experiência que traz um espírito renovador, em que vencer os desafios chega a ser quase um prêmio, uma vitória. O que está em jogo é única e exclusivamente uma competição consigo mesmo e o foco em superar desafios em uma perfeita conexão com a natureza. Inspire-se e pé na estrada, ou melhor, fora dela.

Trilha do Caminho do Céu – Serra da Canastra (MG) - Foto: Fábio Daudt