carros

Off-Road no DNA do Circuito Panamericano

Maior complexo multipistas da América Latina oferece diversas opções de obstáculos para testes fora de estrada, além de três opções de traçados para alta velocidade

Home road carros Off-Road no DNA do Circuito Panamericano

Maior complexo multipistas da América Latina, com 1.650.000 m² quadrados de área, o Circuito Panamericano se tornou uma referência nacional no segmento automotivo e Motorsport. Inaugurado em agosto de 2020, o complexo é o campo de provas Pirelli mais avançado no mundo, e recebe desde testes fundamentais até as mais complexas atividades no desenvolvimento e pesquisa de pneus. O complexo possui sete pistas diferentes - Dry Handling, Wet Handling, Steering Pad, Comfort, Special Tests, External Noise e um complexo off-road - e também se tornou espaço para eventos de montadoras, especialmente filmagens, lançamentos e treinamentos de suas equipes comerciais.

Teste de transposição central no Circuito Panamericano, Elias Fausto – Foto: Divulgação

Quando o assunto é off-road o complexo localizado no município de Elias Fausto, a cerca de 120 km de São Paulo, possui uma das mais completas pistas de testes do país. Com 70.000 m² dedicados exclusivamente para trechos sem ser de asfalto, a pista do Circuito Panamericano possui 24 obstáculos variados, com trechos de areia, pedra e terra para testes de picapes, SUVs, UTVs, ATVs e motocicletas trail e cross.

No Circuito Panamericano é possível levar os pneus aos testes mais exigentes, o que é fundamental antes colocar um produto desse tipo no mercado. Durabilidade, conforto e resistência são alguns dos testes realizados por lá. O complexo off-road possui dois circuitos de obstáculos, um para exercícios mais leves - como pêndulo, valetas, tronco z, entre outros - e outro com obstáculos mais exigentes, como transposição, caixa de ovos, entre outros. Seguindo a veia Motorsport da Pirelli, existe também uma reta de alta velocidade na terra com 1,2km além de duas opções de traçado oval com 5 ou 8km dentro do complexo.

Além dos testes para desenvolvimento de pneus, o Circuito Panamericano se tornou também palco de grandes eventos da indústria automotiva. Por contar com diversas opções de desafios, montadoras optam por realizar atividades no complexo off road da Pirelli.

O Circuito Panamericano é um espaço muito amplo e preparado para diversos tipos de evento, sejam eles de carro ou moto, para pilotos profissionais ou não - para entusiastas do Motorsport, mídia especializada e montadoras. A pista off-road tem um leque bem abrangente e o mais importante é que é possível colocar a expertise Pirelli sempre em sinergia com o que parceiros desejam utilizar no espaço. A experiência proporcionada marca para sempre todos que têm a oportunidade de dirigir nas pistas do local.

O complexo de testes da Pirelli fica localizado na Estrada Municipal Giovanni Battista Pirelli, 5400, no município de Elias Fausto (SP) e o site oficial é: https://www.circuitopanamericano.com.br