formula 1

O que está por trás dos novos pneus de 18 polegadas da F1?

Em 2022, os pneus de Fórmula 1 ficaram maiores. Mas, qual é o objetivo dessa mudança, exatamente? Aqui está o seu guia de como os pneus maiores fazem corridas melhores

Home race formula 1 O que está por trás dos novos pneus de 18 polegadas da F1?

Por mais de 50 anos, os carros de Fórmula 1 têm usado pneus de 13 polegadas. E, para um esporte que se orgulha da modernidade de ponta, isso é algo surpreendente. Finalmente, as rodas ficam maiores a partir de 2022. Muito maiores, na verdade: cresceram para 18 polegadas. Como resultado, a Fórmula 1 assume um visual totalmente novo - como parte de um amplo pacote de mudanças técnicas de longo, que visam revolucionar o esporte e torná-lo ainda mais divertido. Eis o que se pode esperar da próxima geração de pneus de corrida da Pirelli:

DIREÇÃO MAIS RÁPIDA

Ir rápido em linha reta é relativamente fácil. As curvas são a parte difícil. Os novos pneus são muito mais rígidos e têm mais borracha em contato com a pista. Tudo isso significa mais aderência e uma maior capacidade de mudar a direção instantaneamente. Já afiados, os pilotos que testaram os novos pneus de 18 polegadas da Pirelli relatam que a curva é quase instantânea, dando aos carros mais agilidade, como nunca visto antes. Isto, por sua vez, coloca a pressão sobre os pilotos e suas reações individuais, recompensando os mais corajosos e talentosos. Os novos pneus de 18 polegadas também são muito mais altos, o que significa que a precisão será recompensada quando se trata de encontrar o ápice de cada curva. Imagine dar ao velocista olímpico os mais rápidos e novos sapatos de corrida, com mais aderência e controle. Foi o que acabou de acontecer com os 20 atletas da Fórmula 1.

COMPETIÇÃO MAIS ACIRRADA

Não são apenas os pneus que estão mudando: quase todos os aspectos do carro de 2022 estão alterados, o que também dá às equipes do fundo do grid uma oportunidade vital de nivelar e alcançar outros patamares da ordem hierárquica do esporte. Somente quando as regras mudam completamente é que grandes ganhos podem ser obtidos. A corrida em si deve ser mais competitiva também, pois os carros são menos sensíveis do ponto de vista aerodinâmico, o que significa que eles devem ser mais parecidos e muito mais fáceis de seguir ao longo da corrida. No passado, a complexa aerodinâmica criou uma nuvem de ar turbulento atrás de cada carro que tornava muito difícil ultrapassá-la. Os novos carros produzirão muito menos turbulência de esteira, o que facilita a ultrapassagem. Os pneus de 18 polegadas foram projetados para funcionar precisamente em conjunto com estas últimas regras, o que significa que os fãs devem ver mais ação na nova aparência da Fórmula 1.

UM VISUAL MAIS MODERNO

Esteticamente, os pneus parecem muito diferentes, com paredes laterais reduzidas e um perfil mais fino. Como resultado, o tamanho reflete o visual dos carros esportivos modernos na estrada, o que ajuda na transferência de tecnologia, bem como no marketing. O apelo visual destes novos pneus foi projetado para combinar com o visual futurista dos carros F1 de 2022, como uma vitrine para o melhor da tecnologia moderna. As novas rodas também irão cobrir as rodas esportivas: mais uma vez ajudando a reduzir a turbulência do ar, ao mesmo tempo em que beneficiam adicionalmente o resfriamento, ao serem capazes de otimizar o fluxo de ar. Rodas maiores também significam freios maiores, enfatizando a Fórmula 1 como o berço da tecnologia moderna e do máximo desempenho.

MENOS DESGASTE E DEGRADAÇÃO DOS PNEUS

Os novos pneus também são projetados para serem mais robustos, com menos desgaste e degradação. Embora isto signifique que a maioria das corridas pode ter apenas uma parada, também significa que os pilotos devem ser capazes de acelerar do início ao fim da corrida, com a gestão dos pneus se tornando um fator muito menor do que antes. Como resultado, os pilotos serão capazes de extrair mais desempenho de cada composto e trabalhar ainda mais os pneus a cada corrida: levando a um sprint sem barreiras de luzes à bandeira, volta após volta. E se isso não causa entusiasmo, então provavelmente nada mais causará...