formula 1

Pirelli está pronta para fazer história na Fórmula 1

Com a mais recente renovação do contrato de Parceiro Global de Pneus da Fórmula 1, a Pirelli está pronta para ter seu nome escrito nos livros de recordes da F1

Home race formula 1 Pirelli está pronta para fazer história na Fórmula 1

Um novo capítulo para a Pirelli e a Fórmula 1

Quando terminar o próximo contrato de fornecimento de pneus para a Fórmula 1, a Pirelli será a empresa de pneus que participou do maior número de Grandes Prêmios de Fórmula 1 e que também obteve o maior número de vitórias na Fórmula 1. Os números contam toda a história: Atualmente, a Pirelli está a pouco mais de 300 vitórias na Fórmula 1, sendo a empresa com o maior número de conquistas em geral com 368 prêmios. O mesmo acontece quando se trata de participações, a Pirelli tem menos de 40 corridas pela frente antes de bater o recorde histórico de 495 largadas. Com mais de 20 corridas por ano no calendário, de agora em diante, é uma certeza matemática que a Pirelli se tornará a fabricante de pneus mais próspera na história da Fórmula 1 - bem como a empresa que mais investe em todas as formas de corrida: de monopostos a GT, bem como rally e outros eventos off-road.

Isso não é uma grande surpresa, pois se há uma coisa em que a Pirelli se concentra, é performance completa. Essa ênfase, resumida pelo icônico slogan da Pirelli "potência não é nada sem controle", é verdadeira tanto nas pistas de corrida - com um histórico de competições que remonta a quase 120 anos - quanto nas estradas, um em cada dois carros do segmento prestige saem de seus showrooms com pneus Pirelli.

Das corridas para as estradas

Ambas estão intrinsecamente ligadas, porque o automobilismo funciona como um laboratório de testes a céu aberto essencial para os pneus que eventualmente são vistos na estrada. Ao longo da vasta e ilustre história da Pirelli, houve numerosos exemplos: pneus de baixo perfil, agora padrão em carros de estrada de alta performance, foram desenvolvidos pela primeira vez pela Pirelli na década de 1970 para o Lancia Stratos em competições de rallys; muitas décadas depois, o material auto vedante e a tecnologia run-flat foram outras inovações testadas pela primeira vez no automobilismo; recentemente, a tecnologia Cyber Tyre para estrada espelha a telemetria usados pela primeira vez nos carros de corrida. Com a Pirelli introduzindo pneus de 18 polegadas na Fórmula 1 há alguns anos, a transferência de tecnologia é agora ainda mais evidente, com as iniciativas de sustentabilidade defendidas pela Fórmula 1 também sendo uma parte fundamental da estratégia da Pirelli quando se trata de produzir pneus tanto para a estrada quanto pista. Mas a sustentabilidade tem tanto a ver com as pessoas quanto com o planeta, e é por isso que a Pirelli também está colocando foco em jovens pilotos e em iniciativas para ajudar o maior número possível de pessoas a atingirem seu potencial no automobilismo, graças a programas como o F1 Academy. Sem mencionar o apoio aos esforços feitos pela promotora do campeonato Liberty Media para expandir o crescente público da F1 entre um grupo ainda maior de fãs.

 

 

O próximo capítulo

Os carros de Fórmula 1 nunca foram tão complexos e sofisticados como agora, com um novo ciclo de regulamentos previsto para ser introduzido a partir de 2026 que aumenta a utilização de energia elétrica, além de adicionar combustível sustentável e mais potência. Isto levará a uma nova família de pneus que terá de lidar com exigências ainda maiores, mas ao longo dos seus 13 anos de história na Fórmula 1, a Pirelli mostrou-se capaz de reagir rápida e habilmente a cada mudança de regras. Como destacou o Vice Chairman Executivo da Pirelli, Marco Tronchetti Provera: “Em 1950, quando a Fórmula 1 nasceu, a Pirelli estava lá, e agora será protagonista ao longo de quase duas décadas da era moderna”.

Seus comentários foram complementados pelo presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, que disse: “A Fórmula 1 é um desafio especial para o fornecedor de pneus, e a Pirelli demonstrou grande comprometimento em produzir pneus que atendam às demandas extremas desses carros incríveis. Gostaria de agradecer à Pirelli pelo seu apoio contínuo ao automobilismo, não apenas na Fórmula 1, mas em muitos outros campeonatos e categorias em todos os níveis.”

O presidente e CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, disse: “O compromisso da Pirelli com a qualidade, a inovação e seu profundo conhecimento do nosso esporte serão vitais nos próximos anos, à medida que nos aproximamos de nossos novos regulamentos em 2026”.

Da esquerda para a direita: Marco Tronchetti Provera, Vice Chairman Executivo da Pirelli, e Stefano Domenicali, Presidente e CEO da Fórmula 1

Continuando a parceria

Para a Pirelli, porém, não há tempo para comemorações: o trabalho de preparação começa imediatamente. Durante todo o ano, a equipe de desenvolvimento testou os pneus mais recentes para 2024, com protótipos frequentemente sendo utilizados durante as sessões de treinos livres que acontecem às sextas-feiras. Esses pneus de 2024 formarão a base dos pneus para 2025, como parte do ciclo de evolução contínua da Pirelli, antes que um conceito totalmente novo chegue a tempo para os regulamentos mais recentes em 2026. Com a assinatura deste último acordo, endossado pelas principais personalidades esporte, o futuro já é agora.