formula 1

Cinco curiosidades sobre o GP brasileiro

Home race formula 1 Cinco curiosidades sobre o GP brasileiro

Sob medida para um campeão

Brasil é o terceiro país mais bem-sucedido em relação a títulos de pilotos de Fórmula 1, atrás apenas da Grã-Bretanha e Alemanha. O primeiro campeão foi Emerson Fittipaldi, que conquistou seu primeiro título em 1972. Apenas alguns meses depois, em fevereiro de 1973, o primeiro Grande Prêmio do Brasil foi realizado na cidade natal de Fittipaldi, em São Paulo, no circuito de Interlagos: a atual sede da corrida. O ídolo local venceu a corrida em sua Lotus, conquista que foi repetida em 1974, a caminho de seu segundo título mundial – dessa vez pilotando pela McLaren.

Definindo o ritmo

Houve outra vitória em 1975 na casa do GP do Brasil, mas Fittipaldi teve que se contentar com o segundo lugar, dessa vez atrás de outro paulista. O piloto da Brabham, Carlos Pace, venceu Fittipaldi por cinco segundos e conquistou a primeira e única vitória de sua carreira na Fórmula 1, que foi tragicamente interrompida dois anos depois em um acidente de avião. Porém, sua memória permanece viva no circuito de Interlagos, que em 1985 foi oficialmente renomeado em sua homenagem como Autódromo José Carlos Pace.

Carnaval do Rio

Em 1978, o GP brasileiro foi transferido para o Rio de Janeiro e para um circuito recém-construído no bairro de Jacarepaguá. O Rio é a cidade natal do campeão brasileiro seguinte, Nelson Piquet, e sediou a corrida ininterruptamente de 1981 a 1989, abrangendo os três títulos mundiais de Piquet. O astro local venceu em casa em 1983 e 1986, e a pista de Jacarepaguá foi renomeada em sua homenagem. Mas foi seu rival Alain Prost quem de fato teve mais sucesso no Rio, ganhando cinco vezes em um período de sete anos. Prost conquistou a sexta vitória no GP do Brasil – mais do que qualquer outro piloto – em 1990, quando o evento voltou a ser realizado em Interlagos.

S do Senna

A volta para São Paulo foi inspirada pela ascensão do filho mais famoso do automobilismo da cidade: Ayrton Senna. O circuito teve que ser modernizado e o ponto central foi a criação do “S” do Senna, sob a supervisão do próprio piloto. Essa descida à esquerda e à direita conectou a reta dos boxes com a Curva do Sol, ajudando a encurtar a pista de 7,9 para 4,3 quilômetros de extensão, o que talvez tenha sido a característica mais espetacular e reconhecível do circuito. Depois de anos de tentativas, Senna finalmente ganhou uma corrida em casa pela primeira vez em 1991, apesar de ter ficado preso na sexta marcha, e novamente em 1993.

Entre lagos

Interlagos é o nome do bairro onde o circuito está situado e literalmente significa ‘entre lagos' – uma referência a sua localização entre dois grandes reservatórios quer foram construídos no início do século XX para abastecer a cidade de São Paulo (que hoje tem a população de 12,4 milhões de habitantes) com água e energia elétrica. A área também é conhecida pelas condições climáticas variadas, que podem trazer chuvas fortes a qualquer momento – uma característica de muitas corridas clássicas em Interlagos ao longo dos anos.