race

A nova geração

Os mais recentes carros de Fórmula 1, que serão usados a partir de 2022, foram previamente apresentados no Grande Prêmio da Inglaterra. Nós estávamos lá...

Home race A nova geração

VENDO O FUTURO

Não é sempre que você tem um vislumbre real do futuro, mas foi isso que a Fórmula 1 forneceu antes do início do Grande Prêmio da Inglaterra com a revelação inédita de um carro da competição de 2022 em tamanho real.

O próximo ano marca um novo capítulo para o esporte com a introdução de uma fórmula técnica totalmente desenvolvida para tornar a ação ainda mais emocionante e envolvente. Como? Principalmente reduzindo sensivelmente a aerodinâmica dos carros para que eles possam correr perto dos outros sem serem afetados pelo “ar sujo” do piloto da frente.

Com menos downforce, os pilotos têm que encontrar a aderência em outro lugar. Certamente em suas próprias habilidades, mas também nos pneus — que se tornam consideravelmente maiores no próximo ano com o aumento das 13 polegadas de diâmetro (o tamanho padrão para a Fórmula 1 desde os anos 1960) para 18 polegadas, com paredes laterais de perfil baixo.

Existem vários efeitos nessa mudança: o carro fica mais aderente à estrada durante as curvas e o manuseio é mais preciso com os pneus flexionando menos. Isso também ajuda o equilíbrio aerodinâmico geral do carro porque, substancialmente, o novo pneu não muda de forma, mesmo quando sujeito a cargas extremas.

Não é apenas o tamanho do pneu que mudou, mas também o composto e a estrutura. Então, é realmente um novo começo em 2022.

A nova geração
A nova geração

OLHANDO A PEÇA

Existe outro aspecto importante para o novo carro e pneus que é a estética. Os novos carros têm uma aparência futurística, uma mescla de um avião de combate e uma nave espacial. Os ângulos são mais agressivos, as curvas mais pronunciadas, o conjunto parece mais limpo e elegante.

Esses carros podem gerar menos downforce, mas parecem bem mais simplificados. E parte desse visual totalmente moderno se deve aos pneus, que agora têm a aparência discreta associada aos supercarros modernos. Ironicamente, não há nada de novo sobre os pneus de perfil baixo, visto que eles existem desde a década de 1970: originalmente, foram desenvolvidos pela Pirelli para o Lancia Stratos participar de ralis. Desde então, eles têm sido padrão em todos os carros de alto desempenho - exceto na Fórmula 1.

Tudo isso muda agora, com a F1 completamente atualizada graças a um empolgante visual novo que dá ênfase à sustentabilidade, segurança e valor acessível, assim como a tecnologia. Essas mudanças foram planejadas para este ano, mas a pandemia da Covid-19 adiou o projeto em uma temporada.
Dessa vez, não haverá atrasos. Esses serão os carros e pneus que com certeza se alinharão no grid para iniciar a temporada de 2022, prontos para entreter uma nova geração de fãs.

A nova geração
A nova geração

MANTENDO A CONSISTÊNCIA 

Em outros aspectos, algumas coisas não mudaram. Ainda haverá cinco compostos na linha Pirelli F1 P Zero de 2022 e três deles serão selecionados para cada corrida. Essa abordagem, pioneira em 2016, ajudou a mudar a estratégia, mas os novos carros devem proporcionar corridas ainda mais acirradas, o que se traduz em mais entretenimento para os fãs, e torna as táticas de corrida ainda mais primordiais para ganhar vantagem.

Curiosamente, a Pirelli agora é a única fabricante de pneus que esteve envolvida com a Fórmula 1 nas diferentes gerações de pneus: dos anos 1950, quando os pneus eram altos e estreitos de 13 polegadas que prevaleceram a partir dos anos 1960 até os mais recentes pneus de 18 polegadas que agora vão estrear na Fórmula 1 do próximo ano (já tendo corrido com sucesso na Fórmula 2). Os pilotos, que puderam inspecionar o novo carro em Silverstone, mal podem esperar para começar.

O próximo ano tem sido descrito como uma revolução técnica na Fórmula 1, com o esporte voltando a sua essência enquanto desfruta das oportunidades mais recentes. Os pneus Pirelli P Zero que rodarão no futuro não serão menos revolucionários. Aproveite o show.

A nova geração
A nova geração