calendario pirelli

Por trás das lentes: Emma Summerton

A fotógrafa australiana combina realismo mágico e espírito colaborativo para o Calendário Pirelli 2023, celebrando os talentos, as paixões e a intensidade das mulheres que a inspiraram

Home life calendario pirelli Por trás das lentes: Emma Summerton

Para Emma Summerton, a fotografia ideal de uma modelo não é simplesmente a imagem da mulher que posa à sua frente, mas um diálogo, uma troca multidimensional em que a própria pessoa é quem dá forma à imagem.

Baseada entre Nova Iorque e Londres, a artista visual sempre olhou para a relação entre modelo e fotografia para além do superficial, guiada “pela mulher que se encontra na imagem”. Essa abordagem está no cerne do Calendário Pirelli 2023 de Emma Summerton, Love Letters to the Muse, um percurso mágico, imbuído de realismo, por meio “da beleza, da força, da intriga e do talento” das mulheres que a inspiraram durante sua vida.

“Eu trabalho no mundo da moda, eu amo trabalhar com modelos, mas também amo ter um diálogo mais profundo com as modelos com quem trabalho, sobre quem são, sobre o que fazem, sobre como conduzem as suas vidas”, afirma. “Acredito que isso abra um tipo de colaboração, que gera uma imagem diferente, mais forte, no meu imaginário”.

Fontes de inspiração

Summerton escolheu 14 modelos para personificar os talentos e as características que ela desejava homenagear no Calendário. “Fui inspirada por muitas mulheres”, explica. “Busquei inspiração na pintura, na escultura, na poesia, na escrita, obviamente nos filmes, obviamente na música”.

“Portanto, foi sobre... não apenas encontrar modelos bonitas e encantadoras, mas mulheres que também tivessem histórias para contar”, prossegue. “Musas que têm outras coisas das quais podemos falar e que podemos explorar”.

As modelos envolvidas no projeto têm interesses que são refletidas na musa que personificada por elas. Como Emily Ratajkowski, autora da coleção de ensaios My Body, que aparece como The Writer no Calendário. Por sua vez, Karli Kloss, cujo programa de bolsas de estudos Kode With Klossy ensina às jovens mulheres as bases da programação, é The Tech Savant. As outras modelos são: Guinevere Van Seenus (The Photographer), Precious Lee (The Storyteller), Lauren Wasser (The Athlete), Bella Hadid (The Sprite), Sasha Pivovarova (The Painter), Ashley Graham (The Activist), Adut Akech (The Dream Catcher), Kaya Wilkins (The Musician), Lila Moss (The Seer), Cara Delevingne (The Performer), Adwoa Aboah (The Queen) e He Cong (The Sage).

O resultado é uma suntuosa série de retratos que não apenas exaltam a disciplina ou atributos sendo celebrados, mas que mostram a modelo sob uma nova luz. Para cada clique, Summerton contou com Viki Rutsch, designer de set, para criar um mundo específico para cada uma das fotografadas, enquanto Amanda Harlech, diretora de figurino, ex-musa de John Galliano e Karl Lagerfeld, e Eugene Souleiman, hair stylist, contribuíram com os visuais, penteados e acessórios inspirados e, muitas vezes, fantasiosos. Cuidando da maquiagem, Hiromi Euda deu o toque final.

Summerton descreveu a sessão de fotos, que aconteceu, entre os meses de junho e julho, entre Nova Iorque e Londres, como uma experiência mágica e genuína, que contou com a imaginação de todas as pessoas envolvidas, cada uma dando um toque particular para cada fotografia. “Parecia que havia alguma forma de encanto, uma magia que eu realmente acredito que estava presente”.

Espírito criativo

Summerton cresceu nas periferias de Wollongong, cidade ao Sul de Sydney, com sua mãe (uma força criativa que colocava alegria em tudo que fazia”) e três de seus irmãos. Quando jovem, ela fazia esboços de “roupas loucas”, que depois eram costurados por sua mãe; ela também tem recordações vívidas de quando dançava no jardim de seus avós, escutando música com flores entre os cabelos.

Uma adolescente rebelde que, como ela mesma afirma, levava a mãe à loucura e que com 16 anos decidiu sair de casa para “percorrer o mundo e viver a minha vida do meu jeito”. Estudou Fine Art na National Art School de Sydney com a ideia de se tronar uma pintora, mas foi seduzida pela ideia de “dar vida à magia na câmara escura”.

Foi trabalhando como fotógrafa assistente em Sydney que o seu caminho se cruzou com o trabalho de Sarah Moon, a primeira mulher a fotografar para a Pirelli e uma “grande inspiração” para Summerton.
 
Admirando as fotografias de Moon, assim como as de Paolo Roversi, Steven Meisel e Peter Lindbergh (todos fotógrafos do Calendário anteriormente), Summerton foi convencida de que fotografia de moda podia ser arte. Summerton, então, começou a se fixar no objetivo de “descobrir qual era o meu estilo de fotografia, sem precisar imitar o estilo de outra pessoa”; uma experiência que ela descreve como “um percurso intenso, porque é necessário voltar-se sempre a si mesma e ter a certeza de que você está sendo fiel à sua própria visão”.

Esta viagem a levou para Londres em 1998, para trabalhar como assistente de Fiona Banner, artista nominada pelo Prêmio Turner, ajudando-a a tirar as fotos para seu primeiro livro. Sua afirmação como fotografa chegou em 2005, com uma série de autorretratos em formato de Polaroid para a Dazed & Confused.

Na crista da onda

Desde então, a criatividade audaz e a precisão técnica de Summerton a tornaram uma das fotógrafas de moda mais requisitadas nos dias de hoje. Ela trabalhou por diversas vezes para as versões britânica, alemã, australiana, italiana, espanhola, japonesa e chinesa da Vogue, i-D, Dazed & Confused e Nylon. Além disso, sua lista de clientes comerciais conta com Yves Saint Laurent, Miu Miu, Dior e Sony Music. Entre as estrelas que posaram para ela, há nomes como: Dua Lipa, Rihanna e Taylor Swift, George Clooney, Nicole Kidman e Priyanka Chopra.

A fotógrafa se lembra sempre que seu sonho de fotografar para a Pirelli remonta aos dias em que trabalhava como assistente em Sydney. “Sempre olhei para o Calendário como um grande ‘sim' para o seu trabalho. É como dizer ‘sim, você atingiu um nível específico em sua produção artística, por isso aqui está essa plataforma para você criar'. E isso é uma grande honra”, ressalta.

Summerton será a 39ª fotógrafa a fotografar para o Calendário Pirelli. É também a quarta mulher a assinar, sozinha, esse projeto e ela afirma que a motivação pela qual decidiu se focar “nessas mulheres poderosas e inspiradoras... talvez tenha algo a ver com o fato de ser uma das poucas mulheres a fotografar o Calendário Pirelli”.

Um vínculo emocional 

Summerton contou que a sessão de fotos contou com muitos momentos fora do script em que os membros da equipe reagiram espontaneamente à alguma foto, como é o caso do hair stylist Eugene Souleiman que criou, do zero, o acessório perfeito para Akech usando lenços de papel.

“Não diz respeito apenas a mim, é um grande diálogo com Viki, com Amanda, pessoas que eu amei logo de cara, depois os cabelos de Eugene e as maquiagens de Hiromi, cada um trazendo seu toque. Eu não me demorei longas horas nos cabelos e maquiagens ou no camarim porque eu acreditava no processo de todos”. 

Summerton disse que ela sentiu um forte vínculo emocional com todas as fotografias, já que “muitas delas eram baseadas em pessoas que eu conheço e amo”.
 
Ela também apreciou a energia feminina no set. “Foi incrível... quer dizer, eu trabalho com mulheres o tempo todo, eu dificilmente fotografo homens, então estou acostumada com a presença feminina. Mas, nesse contexto, estamos falando de quem são, do que fazem e oferecemos uma plataforma para expressar o seu mundo de maneira mais ampla, ao invés de se limitar apenas a beleza ou a uma roupa. Acredito que fazer tudo isso gere uma nova energia e, para ser honesta, foi realmente emocionante”.